Há mais de três anos o Hospital da Criança (HC) Dr. José Machado de Souza promove atividades para deixar o ambiente hospitalar mais leve e a estadia no hospital mais leve, contribuindo para o bem-estar e recuperação dos pacientes. Uma das ações é a cinoterapia, que consiste na utilização de cães treinados para visita especial às crianças. A cinoterapia é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros de Sergipe (CBMSE) e a unidade de saúde desde o começo do funcionamento do HC.  Mais uma vez os pacientes ficaram encantados com os cães Jolie e Zumbi, dois labradores com experiência em salvamento e que trabalham em ocorrências tanto em mata quanto escombros.

Com a intenção de levar alegria ao ambiente hospitalar, os cães, juntamente com seus responsáveis, passearam pelos corredores e enfermarias levando diversão e arrancando sorrisos das crianças internadas. Como explica o cinotécnico e sargento do CBMSE, Tiago Garcia, a cinoterapia é utilizada em conjunto com outros tratamentos médicos e profissionais, como psicólogos e fisioterapeutas. “À medida que a gente vai andando pelo hospital com os cães, percebemos a alegria e descontração das crianças. Atualmente contamos com três cães aptos para fazer esse trabalho de cinoterapia”, afirmou.

Além do Hospital da Criança, os cachorros também levam acolhimento para a oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). De acordo com Tiago, a visita tem uma boa aceitação, tanto dos pacientes internados quanto dos seus acompanhantes. Raquelayne Santos estava acompanhando seu filho Jessé Israel durante o período de internação e ficou encantada com a presença dos cães. “Nós temos uma cachorrinha em casa e nos fez lembrar de lá. Eu gostei muito dessa interação entre os cães e pacientes. Foi uma distração maravilhosa para meu filho, que está tratando uma anemia”, disse. Quem também aprovou a iniciativa foi a responsável por uma paciente e representante do Abrigo Sagrado Coração de Jesus do município de Laranjeiras, Cícera dos Santos. “Animal faz uma diferença enorme na vida das crianças. Na minha opinião, auxilia no desenvolvimento delas. Ficamos muito felizes com essa distração”.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Huse implementa programa piloto que amplia cuidados ao paciente crítico na unidade hospitalar

    O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho [...]

  • Regras colocam Brasil no mercado regulado de apostas esportivas em 2025

    O ano de 2024 foi marcado por avanços significativos na [...]

  • Programa de Estímulo à Atividade Portuária deve posicionar Sergipe no comércio marítimo

    Foi sancionada, na última segunda-feira, 23, a Lei Nº. 9.576, que [...]

  • Vendas líquidas do Tesouro Direto têm segundo maior valor da história

    As vendas de títulos do Tesouro Direto superaram os resgates [...]

  • Inscrições para o Sisu 2025 começam no dia 17 de janeiro

    O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, (26/12), o edital que oficializa [...]