A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou nesta terça-feira (17/12), a série Asas do Conhecimento, uma iniciativa que disponibiliza manuais de conhecimento aeronáutico para quem deseja ingressar nas profissões da aviação civil ou para profissionais que buscam aprimorar conhecimentos. Este projeto faz parte do programa estratégico Asas para Todos, que visa fomentar a diversidade, inclusão, capacitação e formação na aviação civil brasileira, tornando o conhecimento acessível a todas as pessoas.
Ao todo, serão publicadas 17 apostilas. Neste momento, três manuais estão disponíveis no portal da Anac:
– Introdução à Aviação: a apostila contém a história da aviação, da história da aviação civil brasileira, da criação da Anac como órgão de fiscalização e regulação. Além de trazer conhecimentos básicos para o piloto aluno bem como para pilotos já certificados que buscam certificação mais avançada e específica, como licenças e habilitações.
– Construção de Aeronaves: neste material, é feita uma introdução sobre a estrutura das aeronaves.
– Tomada de Decisão: a Tomada de Decisão Aeronáutica (TDA) é uma abordagem sistemática do raciocínio usado pelos pilotos para determinar de forma consistente o melhor curso de ação em resposta a um determinado conjunto de circunstâncias.
Asas para Todos
Criado pela Anac, o programa Asas para Todos é uma iniciativa estratégica que integra o pilar social da Política de Sustentabilidade da Agência. O objetivo é ampliar a participação de todas as camadas da população no setor da aviação civil, com atividades direcionadas a estudantes de baixa renda, mulheres, profissionais da área, passageiros e servidores da Anac. O programa é um grande pacto pela diversidade e inclusão social na aviação civil brasileira, realizado em parceria com o governo, setor aéreo, universidades e sociedade.
O Asas para Todos visa fortalecer o ensino aeronáutico, garantir mão de obra qualificada e democratizar a formação de pilotos. O subprograma inclui parcerias e ações educativas para ampliar o acesso à formação profissional no transporte aéreo e preservar a memória histórica do setor.
Fonte: Agência GOV.BR