O Governo Federal tem intensificado os esforços para que o Brasil continue alcançando altas coberturas vacinais, garantindo proteção individual e coletiva contra diversas doenças. Com isso, o país avançou na imunização infantil e conseguiu sair da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas no mundo.

Só em 2024, mais de 270 milhões de doses foram distribuídas, sendo 92 milhões apenas nos últimos seis meses. E neste mês, o Ministério da Saúde lançou a campanha de comunicação com o tema “Vacinação de rotina: vacina é pra toda vida”. O objetivo é continuar alcançando e imunizando todos os cantos do país.


“Com todo esse trabalho conseguimos conquistar resultados importantes. Nós conseguimos com que o país recebesse a recertificação de país livre do sarampo, conseguimos também aumentar, das 16 vacinas do calendário infantil, 15 tiveram avanços importantes, começando em 2023 e ampliando esse resultado em 2024”, reforçou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em entrevista à Voz do Brasil desta quinta-feira (26/12).


Confira a entrevista completa aqui.

WhatsApp Image 2024-12-26 at 19.28.06.jpeg

“É um trabalho que passa pela conscientização. Mas além das campanhas que voltaram, as campanhas gerais de publicidade em torno do tema das vacinas, do seu benefício, além disso, nós desenvolvemos todo um trabalho regionalizado, usando as rádios, temos intensificado esse trabalho, esse processo, e um planejamento adequado a cada região do país. Uma outra medida muito importante é a vacinação nas escolas”, destacou a ministra.

De acordo com Nísia Trindade, a vacinação contra a poliomielite chegou a 100% de cobertura na dose de reforço neste ano. Em 2022, a cobertura chegou a 67%, sendo considerada baixa, uma vez que a pólio é grave e altamente contagiosa. “Também a vacina Tríplice Viral, que protege para sarampo, para rubéola, para caxumba também, ela apresentou esse resultado de mais de 90% de cobertura, ou seja, são resultados muito expressivos. Intensivos no caminho de garantir esse direito, efetivar esse direito e proteger nossas crianças e adolescentes”, comemorou Nísia Trindade.

Saúde com Ciência

E o trabalho de divulgação da importância da imunização passa pelo combate à desinformação. A disseminação de notícias afeta diretamente a saúde das populações. Diante disso, o governo lançou o Saúde com Ciência.


“Todo mundo já recebeu alguma notícia falsa, coisas terríveis, informações dizendo que a vacina de Covid pode causar câncer ou informações negando a existência de câncer de mama. Imagine, olha só o quanto é criminoso isso, porque com essas mentiras as pessoas estão desprotegidas de doenças, e no caso de câncer de mama o diagnóstico é o melhor instrumento que nós temos de proteção, é ser diagnosticado logo. Esse tipo de desinformação, nós devemos mesmo trabalhar com a sociedade, mas as ações criminosas têm que ser denunciadas e apuradas”, afirmou Nísia.


O programa foi criado como resposta ao crescimento desses conteúdos falsos e prejudiciais nas redes sociais, especialmente no contexto das campanhas de vacinação. A ideia é garantir que a população tenha acesso a informações confiáveis, que venham de fontes acreditadas e canais oficiais.

No período de um ano, cerca de 100 mil conteúdos e comentários foram analisados, revelando que as narrativas mais comuns associavam falsamente a vacina contra covid-19 a doenças como câncer, aids, e até controle populacional por meio de chips implantados.

 

 

Fonte: Agência Gov.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Festas de Réveillon aproximam Brasil de recorde histórico de turistas estrangeiros

    O aumento no número de turistas internacionais nos destinos brasileiros [...]

  • Aprendizagem profissional bate recorde: mais de 647 mil jovens no mercado de trabalho

    O número de jovens inseridos no mercado de trabalho por [...]

  • Setur desenvolve projeto voltado ao desenvolvimento do Ecoturismo em Sergipe

    Com o objetivo de identificar oportunidades para a implementação do [...]

  • Olho Vivo: Rejane Rios faz previsões para 2025 e revela sucesso de artistas sergipanos

    Por Fredson Navarro O Olho Vivo convidou a taróloga Rejane [...]

  • Fanese nomeia novos coordenadores para reforçar excelência no ensino superior

    A Fanese nomeou a professora Me. Marluany Sales como Coordenadora [...]