Animal idoso apresentava sinais de maus tratos, ferimentos e desgaste nas articulações
Aconteceu no início dessa semana, o resgate a um cavalo por meio de uma ação conjunta da Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Agricultura e com o apoio do Centro de Zoonoses Claudeny Leite Gomes (Nenen). O animal já idoso apresentava sinais de maus tratos, ferimentos e desgaste nas articulações. Após denúncias do abandono, o CCZ foi acionado como suporte, para que o animal fosse atendido por um veterinário. O animal foi encontrado num terreno nas imediações da Praça da Feira, no Parque dos Faróis.
Após denúncias na rede social da deputada Estadual Kitty Lima, o caso repercutiu e a parlamentar acionou a SMS do município, que juntamente com a Secretaria de Agricultura resgataram o equino. A partir daí, o CCZ disponibilizou o veterinário David Lima para o atendimento clínico de imediato. O cavalo encontra-se no curral da Agricultura, sendo monitorado com alimentação adequada, medicação e aguardando adoção.
‘Todas as denúncias que chegam até a mim, muitas delas via redes socias, entro em contato com o município que o animal se encontra e procuro resolver de forma colaborativa e coletiva, unindo esforços para sanar a situação’, explicou a deputada. Agradeço imensamente aos técnicos de Nossa Senhora do Socorro que prontamente colaboraram para o resgaste desse animal de forma humanizada’, concluiu.
Segundo a coordenadora do CCZ do município Manuela Andrade, a ação aconteceu de forma conjunta. ‘Quando fomos acionados como um suporte naquele momento tão delicado, disponibilizamos em caráter emergencial um veterinário do nosso Centro que fez o atendimento clínico e avaliou as condições do cavalo. Geralmente isso acontece quando o tutor percebe que o cavalo não está mais em condições de trabalho e o descarta cruelmente’, relatou.
De acordo com a secretária de Saúde do município Adriana Menezes, a SMS atuará de forma rápida e humanizada quando se tratar da proteção animal. ‘Nessa fase de restruturação do nosso município, a pasta da causa animal é uma prioridade. A tarefa é árdua visto o alto número de animais em vulnerabilidade. Mas com parcerias e com profissionais qualificados na atuação de casos como esse, seremos referência no Estado O objetivo é dar dignidade a esses animais e fazer-se entender que para a nova gestão toda vida importa’, explicou.
Segundo a Lei Federal nº 14.064/20 que altera a lei nº 9.605/1998, animais não são descartáveis e abandoná-los é crime, aumentando a pena de detenção para até cinco anos para crimes de maus-tratos.
O abandono causa extremo sofrimento ao animal, que tem dificuldades para encontrar alimento e abrigo em ambientes desconhecidos, ficando desprotegidos da chuva, do frio, da exposição ao tempo e sujeitos a brigas, atropelamentos e maus-tratos.
Por Assessoria
FOTOS: Divulgação