Delegado da Receita Federal alerta para consultorias que podem prejudicar gestores

A presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Silvany Mamlak, participou de uma reunião na Receita Federal de Sergipe, nessa terça-feira (18). O encontro, mediado pelo delegado André Ricardo Santana Passos, teve como foco a análise da situação fiscal dos municípios sergipanos e a discussão sobre práticas orientadas por consultorias que podem comprometer a conformidade legal das gestões.

Durante a reunião, o delegado ressaltou a importância da colaboração entre a Receita Federal e a FAMES. “Tivemos a satisfação de receber a presidente Silvany, que sempre nos apoiou, e fizemos um alerta a ela, como presidente, avisar aos prefeitos que existem consultorias que estão criando situações que, na verdade, podem complicar ainda mais a situação fiscal dos municípios”, orientou o delegado.

Ele destacou que os débitos municipais estão crescendo de forma alarmante, resultando em dívidas imensuráveis. “Sabemos que a situação financeira dos municípios é complicada, mas é fundamental que as soluções oferecidas não se tornem um problema adicional”, acrescentou o delegado.

A presidente Silvany Mamlak considerou a reunião extremamente proveitosa para entender melhor o cenário fiscal dos municípios. “É essencial fazermos essa interlocução para evitar problemas judiciais que possam prejudicar não apenas os municípios, mas também os próprios gestores. Este é um alerta da Receita Federal e estamos comprometidos em participar ativamente desse processo”, comentou Silvany.

Como parte das ações futuras, a FAMES planeja realizar um evento restrito em parceria com a Receita Federal, onde serão abordadas questões relacionadas à situação fiscal dos municípios e às obrigações correntes conforme a legislação vigente. “Nosso objetivo é garantir que os gestores municipais estejam bem-informados e preparados para enfrentar os desafios financeiros com responsabilidade e transparência”, concluiu Mamlak.

Por Habacuque Villacorte, da Equipe Cinform Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%

    A inflação oficial fechou abril em 0,43%, pressionada principalmente pelos [...]

  • Consórcio do Transporte Metropolitano define contratação de empresa para realizar estudo que subsidie modelo de nova licitação

    A prefeita de Aracaju Emília Corrêa se reuniu na última [...]

  • Roça Sustentável: experiência ‘antiga’ aumenta produtividade em até cinco vezes

    Na mesma área e sem uso de fogo, a Roça [...]

  • Norte e Nordeste apresentam mais problemas relacionados à falta de professores com formação adequada

    As regiões Norte e Nordeste do Brasil são as que [...]

  • BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões

    As tarifas entre entidades que registram recebíveis de cartões terão [...]