
Fruto da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) e a Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia, por meio do Projeto Visão Solidária, 37 alunos da rede municipal foram contemplados com óculos de grau nesta quinta-feira, 22. A entrega foi realizada no auditório do Palácio de Justiça de Sergipe.
A secretária da Educação, Edna Amorim, enfatizou a importância do cuidado com a visão dos estudantes. “É um momento importante a entrega desses óculos para as crianças das nossas unidades escolares. O primeiro momento foi no Congresso de Oftalmologia, em março, e, hoje, as crianças recebem. Importante lembrar que as crianças que não enxergam não conseguem aprender bem”, alertou a secretária.
O presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Allan Luz, destacou a parceria com a Secretaria da Educação de Aracaju. “Nós conseguimos fazer, com a ajuda da Secretaria, a triagem dessas crianças, que foram levadas ao Congresso de Oftalmologia, no Centro de Convenções. Fizemos o atendimento completo e, desse atendimento, vimos que várias crianças precisavam de óculos para voltar às suas atividades, para terem um desempenho escolar melhor e uma atividade social comum. E, hoje, chegamos ao nosso ponto alto, que é a entrega dos óculos para essas crianças que tanto precisam”, comemorou.
A aluna Maria Eduarda, de sete anos, estudante do 2° ano, na Emef Oviêdo Teixeira, no bairro Olaria, zona norte de Aracaju, ficou muito feliz por receber seus óculos. “Vou mostrar para minha mãe, porque minha família inteira usa óculos: minha mãe, meu pai e minha irmã têm, e agora eu também.”
A diretora Izabel Cristina, da Emef Laonte Gama, no bairro Santa Maria, na zona sul de Aracaju, afirmou que o Projeto Visão Solidária agrega muito à sociedade. “Com os óculos, as crianças passam a enxergar melhor e, consequentemente, têm um rendimento melhor na sua aprendizagem. Esse projeto não é só uma questão de óculos, mas da saúde oftalmológica de uma forma geral.”
As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) em que alunos foram contemplados foram: Diomedes Santos Silva (06 alunos), Sabino Ribeiro (02 alunos), Professora Maria Thétis Nunes (06 alunos), Presidente Vargas (01 aluno), Agapé (05 alunos), Oviêdo Teixeira (02 alunos), Letícia Soares (02 alunos), Olavo Bilac (07 alunos) e Laonte Gama (06 alunos).
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.