As consequências da ação podem levar a inelegibilidade de todos os candidatos do Partido dos trabalhadores.

Acaba de ser protocolada em Sergipe uma representação no Ministério Público Federal, junto à Procuradoria Regional Eleitoral, contra o Partido dos Trabalhadores que pode dar o que falar.

Na denúncia, comprova-se que o PT tinha consciência do impedimento legal do candidato Luis Inácio Lula da Silva quanto a sua participação nas eleições, especialmente por ter sido ele a pessoa que sancionou a própria lei que o condenou, e mesmo assim, utilizou-se só fundo eleitoral para fazer divulgação do seu nome.

Desta forma, sendo o fundo eleitoral um recurso público, oriundo de recursos da União e da arrecadação junto ao cidadão contribuinte, entende-se como doloso, intencional, e de má fé o mal uso feito pelo Partido dos Trabalhadores, torrando milhões de reais de dinheiro público em materiais sabidamente ilegais com o claro objetivo de enganar e confundir a opinião pública. Tal iniciativa compromete completamente o resultado democrático da eleição, bem como a lisura de todo o processo.

A representação pede a instauração de um processo civil objetivando a devolução à União de todo recurso gasto de forma dolosamente ilegal, juntamente com o pagamento de juros e multa destes valores. Apenas para se ter ideia, o PT recebeu ao todo mais de R$ 200 milhões de reais de fundo, para distribuir entre as campanhas nos estados. A maior parte dele vinha com a menção ao nome Lula.

Além disto, a denúncia solicita o indeferimento da prestação de contas de todos os candidatos do Partido dos Trabalhadores por conta do uso irregular dos recursos, e aí mora o maior dos imbróglios: a rejeição nas contas incorre na consequente inelegibilidade de todos os candidatos petistas. E isto pode frustrar os planos de futuro do partido.

O pedido está sendo analisado pela procuradora Dra Eunice Dantas e o autor da denúncia não foi divulgado.

Confira o teor do documento com exclusividade

[supsystic-gallery id=9]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Artesãos sergipanos marcam presença na Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará

    O artesanato sergipano tem mais uma participação garantida em eventos [...]

  • STF retoma julgamento que pode ampliar foro privilegiado

    O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (20) o [...]

  • Eleições 2024: primeiro digita o voto para vereador depois para prefeito

    O primeiro turno das eleições 2024 será realizado no dia [...]

  • Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

    Os ministérios das Mulheres e o Ministério do Trabalho e [...]

  • Moraes rejeita recurso do X contra bloqueio de perfis de Monark

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), [...]