Vereador aponta problemas na Saúde e no Transporte Coletivo
Pastor Diego condiciona investimentos no transporte coletivo para a melhora na mobilidade urbana da cidade
A reportagem do Cinform On Line conversou com o vereador de Aracaju, Pastor Diego (PP), que aliado do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e faz uma avaliação positiva de sua gestão na PMA, mas vê com preocupação problemas na Saúde Pública e no Transporte Coletivo da cidade. Ele, inclusive, explica as razões para ele e outros parlamentares da capital ficarem contrários à proposta de Parceria Público-Privada (PPP) que está sendo proposta na Saúde Municipal. Pastor Diego enfatiza que Aracaju requer mais investimentos nos serviços públicos, dentre eles o transporte para garantir mais mobilidade nas ruas e avenidas. Ele também comenta sobre alguns projetos e pautas defendidas por seu mandato na CMA. Confira a seguir, e na íntegra, esta breve entrevista:
CINFORM ON LINE: Iniciando a entrevista, o senhor tem defendido na Câmara Municipal de Aracaju a criação de uma Comissão de Fiscalização dos Projetos e Leis aprovadas pelos membros da CMA. Qual a sua intenção, efetivamente?
PASTOR DIEGO: A intenção de criar uma comissão para fiscalizar a efetividade da aplicação dos projetos de leis tem um propósito de verdade, de fazer os projetos valerem, porque a gente tem muitas proposituras que são aprovadas ao longo da história da Câmara, não é só dessa legislatura não. Muitos projetos bons são aprovados para nossa cidade e não são efetivamente aplicados, então, eu tenho dois projetos que viraram Leis: o de saúde emocional nas escolas e o que obriga o município a instalar tela de proteção em pontes viadutos e passarelas. As medidas não estão sendo aplicadas. A intenção é que essa comissão possa fiscalizar, cobrar a aplicação e solicitar – quando identificado que não está sendo aplicado – que seja cumprida imediatamente.
CINFORM ON LINE: O senhor é membro da bancada do prefeito de Aracaju na CMA, mas qual a sua avaliação sobre os sete anos da gestão de Edvaldo Nogueira? Tem sido um mandato exitoso ou a Prefeitura deixar a desejar em alguns pontos?
PASTOR DIEGO: Eu sou da bancada do prefeito, eu entendo que o gestor, no geral, faz um mandato bom para nossa cidade. É um prefeito que executa muitas obras, realiza muitas inaugurações, faz um trabalho mesmo para o povo de Aracaju. Entretanto, nós temos dois problemas aqui, que persistem em nossa cidade e precisam de uma solução. Que é a questão da saúde pública, que ainda precisa melhorar muito. A outra, é o transporte público. O prefeito Edvaldo Nogueira faz um bom trabalho, porém, ele ainda precisa acertar nessas duas áreas que estão deficientes em nossa cidade.
CINFORM ON LINE: E quanto a falta de mobilidade da nossa cidade? Falta vontade política ou projetos técnicos por parte da administração municipal? Por que temos tantos congestionamentos em nossa capital?
PASTOR DIEGO: A liberdade urbana de nossa cidade passa pela falha que nós temos hoje no transporte público. Então, eu penso que a gente conseguindo avançar em ter um transporte público de qualidade para o povo, isso consequentemente vai desafogar os nossos problemas relacionados a mobilidade urbana. Sem contar a necessidade de revisar o Plano Diretor que já é urgente, para que a gente possa trabalhar pelo avanço de Aracaju pensando principalmente nessa questão da mobilidade urbana que Aracaju é uma cidade que cresceu demais. Proporcionalmente é um dos municípios do País que mais tem carro rodando durante o dia.
CINFORM ON LINE: Outro problema crônico da cidade se relaciona com a questão do transporte coletivo. Agora, por exemplo, temos essa polêmica sobre a aquisição das passagens por parte da população para ter acesso ao sistema. Como resolver este problema em definitivo?
PASTOR DIEGO: Hoje o transporte público é um problema em nossa cidade, ele precisa ser fornecido com qualidade. Nós temos vários problemas nesse quesito, um exemplo é o preço da passagem que ainda é elevado se comparado com Maceió. Onde o preço é mais barato e a qualidade do serviço lá consegue ser melhor. E a parte do acesso às passagens tem que ser o mais fácil possível. Eu entendo que essa questão da bilhetagem eletrônica é um avanço da tecnologia para tentar evitar casos de furtos e roubos dentro dos veículos coletivos. Porém, nenhum usuário pode ser constrangido ou impedido de acesso pela falta do cartão, bem como, ser obrigado a pagar uma taxa para poder recarregar o cartão.
CINFORM ON LINE: O prefeito de Aracaju pretende privatizar a Saúde de Aracaju? O senhor é contra ou a favor esta proposta de PPP da Rede de Atenção? Por quê?
PASTOR DIEGO: Nossa Saúde precisa melhorar muito. Então é necessário avaliar se o melhor caminho é aplicar a PPP ou investir no serviço público de qualidade. Nós tivemos uma Audiência Pública na Câmara Municipal onde os servidores da saúde colocaram que a PPP não é necessária, que é necessário um investimento melhor para que a Saúde Pública Municipal possa ser realizada com qualidade. Então, a minha posição é pensando no melhor para o povo. Se nessa caminhada for comprovado que é pertinente investir ainda mais no serviço público de qualidade, eu defenderei. Mas se nessa caminhada, se for comprovado que não há nenhum interesse político com a PPP, mudando os requisitos, quem sabe mudando os termos, eu repensarei. Discutindo com a população, realizando Audiências Públicas e for comprovado que é um meio mais eficaz, eu também defenderei. Mas meu primeiro posicionamento é voltado ao povo de Aracaju. Pelo que está posto, a gente percebeu que a PPP não é o melhor caminho no momento. Precisamos avançar na discussão porque o foco principal é a saúde de qualidade para nosso povo.
CINFORM ON LINE: O senhor também levantou uma discussão sobre a necessidade de ações preventivas e de acompanhamento à saúde emocional da juventude. Do que se trata?
PASTOR DIEGO: Nós estamos passando por uma onda nacional de ataques em escolas, infelizmente muitos jovens e adolescentes estão enfrentando problemas emocionais, até se automutilando. Penso que o ambiente escolar é um lugar que precisa contribuir para esse cuidado com a saúde emocional, com trabalhos voltados a esse momento. Com profissionais da área trabalhando no ambiente escolar, acompanhando alunos e professores. Sobretudo, identificando, preventivamente, casos suspeitos para a gente não passe por problemas sérios em nossa capital.
CINFORM ON LINE: É sabido, também, de sua preocupação com o aumento nos transtornos ansiosos e depressivos decorrentes da COVID-19. Qual a sua proposta neste sentido? Seria exagero afirmar que vivemos em uma sociedade adoecida?
PASTOR DIEGO: É claro que após a pandemia de covid-19 nós vivemos uma sociedade com problemas emocionais. Muitas pessoas doentes emocionalmente. Aqui em Aracaju nós precisamos avançar com um núcleo de saúde emocional. Apresentei um Projeto de Lei para se tenha um programa de prevenção e crie também um núcleo de atenção, para cuidar de famílias que perderam entes vítimas da covid e pessoas com problemas emocionais decorrentes da pandemia. Nós precisamos de um Núcleo de Referência, que é o que não tem. Hoje se alguém precisar de psicólogo ou psiquiatra, na rede municipal, terá dificuldade para conseguir.
CINFORM ON LINE: O senhor aprovou uma lei que proíbe a cobrança de qualquer tipo de multa ou a aplicação de penalidades motivadas pela perda ou extravio do cartão de ticket estacionamento. Seu mandato tem fiscalizado a efetividade desta legislação? Os empresários têm respeitado?
PASTOR DIEGO: É uma Lei que protege e beneficia o consumidor, temos fiscalizado a aplicação em todos os shopping centers da capital e no comércio em geral. Até o momento, tem sido aplicada. Tenho acompanhado, pergunto aos consumidores. O Procon, tanto municipal quanto estadual, já realizou ações educativas. A ABRASCE tentou derrubar a nossa lei, mas estamos nos resguardando e, se for necessário, iremos até as últimas instâncias para defender esse Direito conquistado para o consumidor.
CINFORM ON LINE: É notável que seu mandato pretende deixar uma marca que transita entre a garantia dos direitos e a base social. Nesse sentido, você apresentou um Projeto de Lei que reserva vagas de estacionamento para a pessoa autista. De onde partiu essa proposta? Como você notou essa necessidade?
PASTOR DIEGO: Essa é uma busca da demanda que visa valorizar e reconhecer a dignidade da pessoa humana. Nesse público que, infelizmente, ainda não tem a atenção devida do poder público municipal, estadual e até federal. Essas pessoas precisam de acompanhamento multidisciplinar, de acesso à escola, a rede de saúde e afins. Então, o projeto é uma mínima ação que busca valorizar e reconhecer as necessidades desse público.
CINFORM ON LINE: Falando um pouco de política, e olhando para as eleições de 2024, dentro do agrupamento que o senhor compõe, teria algum nome que melhor representaria para disputar a Prefeitura de Aracaju? Quem? Por quê?
PASTOR DIEGO: É muito cedo para a gente destacar um nome. Existem muitos nomes bons sendo colocados aí à disposição: Fabiano Oliveira e o Nitinho. O prefeito também tem as indicações que ele pretende fazer. Então eu acho que é cedo. É um assunto para irmos discutindo aos poucos.
CINFORM ON LINE: E quanto ao futuro político do vereador Pastor Diego? Disputa a reeleição ou pretende disputar outro cargo eletivo no próximo ano?
PASTOR DIEGO: Nosso foco está em continuar fazendo um trabalho para o povo de Aracaju, buscando ser excelente, servindo com verdade. Representando, fiscalizando, apresentando Projetos de Leis que sejam de interesse da coletividade e, diante disso, a gente se prepara para uma reeleição para o cargo de vereador. Mas o foco principal neste momento é continuar esse trabalho para que a gente possa estar credenciado para a reeleição.
Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line