São várias as especulações e possibilidades em torno da formação das chapas majoritárias que disputarão a eleição estadual em 2022. Pela oposição, por enquanto, os nomes sempre citados, para o governo e para o Senado, são dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Rogério Carvalho (PT); da delegada de Polícia, Danielle Garcia (PODE); da vereadora de Aracaju, Emília Corrêa (Patriotas); do ex-senador Eduardo Amorim (PSDB); do ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL); e do deputado federal Valdevan 90 (PL).

Pela base governista, a disputa pelo Senado pode se intensificar, caso o ex-deputado federal André Moura não reúna condições de ir para a disputa. Ele seria o “favorito” por ter o apoio da maioria das lideranças políticas do bloco, em especial, no interior do Estado. E o mesmo entendimento deste colunista em torno do nome do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) para o Executivo. É sabido por todos que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), tem intenção de disputar; como também o deputado federal Laércio Oliveira (PP) e o conselheiro do TCE, Ulices Andrade.

Outro nome que também pode compor a chapa majoritária governista é o do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB). Os nomes estão postos, todo mundo está buscando viabilizar seu projeto político e, em breve, começaremos a entender melhor o cenário quando as definições forem se concretizando. Mas na formação da chapa majoritária governista há um “fato novo” sendo desenhando por alguns aliados do governador Belivaldo Chagas (PSD), que vai comandar seu processo sucessório.

E esse “fato novo” que já vem sendo “costurado” por alguns aliados passa por uma pré-candidatura de Edvaldo Nogueira para o Senado Federal. Já reeleito à frente da Prefeitura de Aracaju, o gestor só teria mais dois anos com mandato após as próximas eleições, sem a garantia de que exercerá outro mandado eletivo em 2026. O entendimento é que, com o prefeito eleito senador da República, ele teria, pelo menos, mais oito anos exercendo uma função pública e, a depender, poderia até concorrer ao governo após quatro anos.

Caso se consolide este consenso que já vem sendo trabalhado dentro do agrupamento para que Edvaldo dispute o Senado, a delegada Katarina Feitoza assumiria, em definitivo, o comando da Prefeitura de Aracaju e, diga-se de passagem, contemplaria muita gente disputando a reeleição em 2024. Eis que está posto um novo cenário na política local que, ainda está em fase “embrionária”, mas que pode mudar os rumos da eleição do próximo ano. Pode parecer especulação, mas, na verdade, são possibilidades que estão sendo colocadas e que estão em discussão nos bastidores…

Veja essa! – Há uma “lógica invertida” no trânsito de Aracaju: no momento em que empresas de ônibus alegam dificuldades financeiras e alertam para o encerramento de suas atividades, a Prefeitura Municipal, através da SMTT, “fiscaliza” e “pune” os condutores de veículos que circulam pela “faixa exclusiva” para ônibus nas vias públicas.

E essa! – Aqui este colunista não está defendendo a irregularidade, mas você congestiona o transito da capital, em “horários de pico”, concentrando os veículos de passeio em duas faixas, sendo que o quantitativo de ônibus nas ruas parece menor? Na Avenida Hermes Fontes, por exemplo, o uso das três faixas garante um fluxo melhor.

Tudo errado – O problema é que a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira promoveu a obra da avenida Hermes Fontes, sacrificando centenas de árvores, mas com pontos de ônibus no canteiro central da via, ou seja, ao desembarcar, o cidadão precisa contar com o bom senso dos demais condutores para chegar do outro lado.

Obra incompleta – Vale dizer, também, que a obra das avenidas Hermes Fontes e Adélia Franco, até onde se tem conhecimento, ainda não está 100% concluída, e nós já estamos iniciando o sexto ano de gestão de Edvaldo Nogueira na PMA. Os novos pontos de ônibus estão sendo instalados e as lombadas elevadas continuam dando muito o que falar…

 Melício Machado I – Quem, diariamente, trafega pela avenida Melício Machado, na zona Sul de Aracaju, também fica com a impressão que os serviços de recapeamento promovidos por lá são “intermináveis”. Uma fonte já confirmou que, em um intervalo de tempo não muito longo, já estamos na terceira camada de asfalto.

 Melício Machado II – A “fonte” não se deu por vencida e avalia: “tem alguém sendo beneficiado com esta obra de recapeamento, e só não é o povo! Três camadas de asfalto ruim já colocadas e que não suportam algumas horas de chuva. Tem algo errado nisso”. Com a palavra os setores envolvidos com a pavimentação da avenida Melício Machado…

 Mitidieri na fita – A coluna recebeu uma informação, em sigilo, de que por mais que todos estejam trabalhando, o nome que continua tendo mais prestígio entre os membros do grupo governista é o do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD).  Seu nome pode não ser confirmado, mas há quem diga que pode existir um indicativo neste sentido.

Ouvindo todos – Diferente do que muita gente pensa, a mesma “fonte” explica que o “galeguinho” Belivaldo Chagas vai ouvir a todos antes de tomar sua decisão, que entende que todos são importantes no processo, inclusive os prefeitos e lideranças do interior. Disse que o governador não se “abala” por algumas pesquisas…

Lembra 2018 – A mesma “fonte” explica que o governador leva em consideração, também, que em 2018 quando da escolha de seu nome para a disputa, ele não pontuava bem nas pesquisas, e findou sendo eleito de forma acachapante, com uma diferença superior a 300 mil votos. “O interior tem voz e será ouvido”, garante a “fonte”.

O voto de Rogério – O voto do senador Rogério Carvalho a favor do orçamento secreto no Congresso Nacional fez alguns setores do Partido dos Trabalhadores, em Sergipe e nacionalmente, reavaliarem o apoio a uma pré-candidatura do petista para governador. Muitas conversas já foram iniciadas neste sentido…

Racha no PT? – Há um entendimento sendo consensuado de mudança de rumos do PT em Sergipe. Desse diálogo pode, inclusive, “florescer” uma nova pré-candidatura para o próximo ano. Essa não é uma “costura fácil” de ser feita, mas pela movimentação conclui-se que há um “racha” dentro do partido.

Alessandro quer palanque I – A sociedade brasileira ficou atônita diante da forma como a classe política desvirtuou o instrumento legal que é uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A CPI da Pandemia no Senado Federal foi transformada em um “show de horrores”, com senadores da oposição apelando para tudo, tentando desgastar o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) em troca de algum benefício eleitoral em suas bases.

Alessandro quer palanque II – Desde o encerramento dos trabalhos na CPI que os senadores sergipanos Rogério Carvalho e (principalmente) Alessandro Vieira “saíram de cena” e perderam os espaços que tinham assegurado na “grande mídia”. Agora, diante do fracasso que foi seu anúncio de pré-candidatura à presidência da República, Alessandro busca um “palanque” a todo custo com a CPI do Orçamento Secreto.

Alessandro quer palanque III – Só que desta vez, Alessandro não “dividirá” o palanque com o senador petista, considerando que Rogério Carvalho votou a favor do orçamento secreto. Sem muito espaço também em Sergipe, o senador por Sergipe parece continuar atuando como delegado de polícia no Congresso Nacional, quando deveria busca mais recursos federais para o Estado que representa. Continua “dissolvendo”…

João Marcelo I – Desde que iniciou seu mandato na Assembleia Legislativa, o deputado João Marcelo tem buscado estar próximo da comunidade para ouvir suas demandas e buscar juntos aos órgãos competentes as devidas soluções. Um exemplo desse compromisso do parlamentar pode ser encontrado no Conjunto Sol Nascente. Além de garantir a retomada das obras de reforma do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, no primeiro semestre, o deputado anunciou que vai destinar recursos para viabilizar a reforma de umas praça na localidade.

João Marcelo II – “Por meio de uma emenda impositiva para contemplar a comunidade com mais uma ação do nosso mandato que vai beneficiar os moradores, garantindo um espaço de convivência e lazer. Agradeço à população pela atenção que sempre teve comigo e seguimos trabalhando por todas as comunidades de Aracaju e demais municípios sergipanos”, assegurou João Marcelo.

Sol Nascente e JK – O presidente da Associação de Moradores do Sol Nascente e JK, Vitor Fontes, destacou a necessidade de reforma do espaço e reconheceu a importância da iniciativa do parlamentar. “Estamos com a praça abandonada, sucateada. Por isso, agradecemos em nome da comunidade pelo empenho do deputado João Marcelo e por destinar estes recursos para nossa comunidade que hoje está esquecida”, afirmou Vitor Fontes

FAMES – A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) realizará o Encontro de Gestores Municipais de Sergipe, no dia 6 de dezembro, às 8h30, no auditório do Hotel SESC Atalaia, Aracaju/SE. O evento recebe o apoio da Receita Federal do Brasil da 5ª Região Fiscal (Bahia e Sergipe) e do deputado federal Laércio Oliveira, e contará com a participação de auditores fiscais e do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe. O encontro tem o objetivo de promover a discussão sobre débitos previdenciários, bem como mediar o diálogo entre os gestores municipais e a Receita Federal.

Valadares Filho I – O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou um Congresso Estadual para eleger os membros do Diretório e a sua Comissão Executiva Estadual para o triênio 2022-2024. O evento também colocou em pauta os rumos do PSB para as eleições de 2022. Segundo o presidente do PSB em Sergipe, Valadares Filho, o encontro reuniu todos os segmentos do partido, dirigentes e militância, para um debate profundo sobre a defesa da história do partido no estado e os caminhos que a sigla irá percorrer para manter o seu legado.

Valadares Filho II – O PSB possui uma relevante trajetória de serviços prestados ao povo sergipano. É um partido que tem sido protagonista nas discussões sobre o futuro de Sergipe e jamais iremos abrir mão desse protagonismo, conquistado através de toda confiança depositada pela sociedade. Vamos defender com veemência esse legado”, afirma Valadares Filho, que foi reeleito presidente do Diretório Estadual.

Aldo Albuquerque I – Setores da imprensa estão reproduzindo informações equivocadas a respeito do juiz de Direito, Aldo de Albuquerque de Mello, relacionando um investimento no setor de turismo em Sergipe. “Sou cotista de uma empresa, possuo apenas 5% e, claro, nenhum poder de gestão. A empresa fez um pedido de empréstimo para a construção de um hotel. O banco, diante do preenchimento de todas as exigências, autorizou o pedido. Irresponsavelmente, divulgaram o meu nome como se eu fosse alvo de privilégios”, rebate o magistrado.

Aldo Albuquerque II – Ainda segundo o juiz de Direito “tentam dar ares de ilegalidade às ações lícitas praticadas, prejudicando um empreendimento que irá criar vários empregos, movimentar a economia local e gerar milhões em tributos, sem que seja apresentada uma conduta ilícita”. O magistrado diz que mantém a consciência tranquila, esclarece os fatos e anuncia que, oportunamente, ingressará com medidas reparatórias necessárias.

Olha a Renascer! – O comentário da semana está atrelado com os inúmeros e sucessivos desmandos na Fundação Renascer, sem nenhum chamamento do feito à ordem! Setores da oposição ficaram abismados com o último episódio dessa “novela” onde uma fiscal de contrato atesta notas fiscais com serviços descritos que não têm previsão contratual, gerando uma confissão de conhecimento de uma prática irregular, além de atestar notas por serviços supostamente não prestados, conforme previsão contratual.

Sempre elas – E continuam a chegar mais e mais “informações” sobre esse órgão recheado de desmandos! Enquanto a sociedade aguarda ansiosamente por exonerações, a exemplo da dupla Larissa e Crerlin (filha e mãe, respectivamente), que além de receberem pagamentos indevidos através de recursos públicos, também são conhecidas por outras práticas nada recomendáveis.

Bomba! – Mesmo diante de tantos desmandos, a Fundação continua nomeando. Um bom exemplo é a noiva de um servidor comissionado muito “influente”! Outro exemplo é um servidor, velho conhecido por suas práticas pelo interior do Estado e que já está na mira de um órgão fiscalizador. Na Fundação seria “uma raposa cuidando do galinheiro”! Este colunista vai apurar as informações e, em breve, trará detalhes de um novo “capítulo” dessa “novela cubana” dentro da Renascer…

Rodrigo Valadares I – O deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para destacar a eleição da nova Executiva Nacional do PTB, legenda que ficará sob a presidência de Graciela Nienov, que sucede o ex-presidente Roberto Jeferson. Nienov já vinha exercendo o cargo interinamente após o afastamento de Jeferson pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas sua indicação contou com o consenso e o apoio do agora ex-presidente.

Rodrigo Valadares II – “Há cerca de 30 dias em uma reunião virtual dos presidentes estaduais do PTB eu disse, após uma intervenção maravilhosa de Deus, que ali estava começando os primeiros passos dos próximos 30 anos do partido. Fomos atacados de forma injusta nacionalmente, de maneira desleal, por pessoas mal intencionadas, inimigos externos e alguns internos”, relembrou o deputado estadual.

Rodrigo Valadares III – Em seguida, Rodrigo Valadares disse que nesse interim, houve a decisão do STF pelo afastamento da direção, além de sua prisão, mas que a convenção nacional trouxe a unidade para a legenda, com a eleição de Graciela Nienov. “Agora nossa presidente de fato e de direito. Com o apoio do presidente Roberto Jeferson. Vamos ajudá-la a comandar esta grande legenda. E, com muita alegria, no meu primeiro mandato, chego a posição de tesoureiro nacional do PTB. Viva Roberto Jeferson! Viva o PTB!”.

Kitty Lima I – A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) foi surpreendida com a notícia de que o Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE/SE) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Governo do Estado e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) por concederem diversas licenças ambientais a empresas de forma irregular, indo totalmente na contramão de todo trabalho que tem sido desenvolvido por ela em prol do meio ambiente em todo o estado.

Kitty Lima II – Na ação apresentada à Justiça, o MPE aponta diversas irregularidades na concessão das licenças ambientais concedidas pela Adema à Termoclave Ambiental LTDA e Loc Construções e Empreendimentos LTDA para implantação de aterros sanitários em Estância, Itaporanga D’Ajuda e Itabaiana, solicitando ainda uma liminar suspendendo imediatamente todas as autorizações dadas pela Adema às empresas para atividades em todo o estado. Além disso, de acordo com o Ministério Público, ambas as empresas já são alvos de investigações por não atenderem as exigências de adequações à legislação ambiental por atuação também na Barra dos Coqueiros.

Kitty Lima III – Diante das irregularidades, o MPE solicitou informações quanto ao licenciamento ambiental das cidades de Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda e Estância sobre os aterros sanitários, porém nem a Adema, nem as empresas envolvidas apresentaram as documentações exigidas. Desta forma, o MPE ingressou com a ação solicitando que todas as licenças concedidas pela Ademas as referidas empresas fossem suspensas.

Licenças irregulares – “É uma vergonha a gente ver que um órgão oficial que deveria estar atuando de forma minuciosa a garantir a preservação do meio ambiente esteja concedendo licenças ambientais de forma irregular, e nem cumprindo com o seu papel fiscalizador para assegurar que as empresas atuem dentro da legislação e em respeito ao meio ambiente. A Adema está prestando um desserviço ao povo sergipano e sua incompetência está comprometendo o nosso meio ambiente”, afirmou Kitty.

Iran Barbosa I – O deputado estadual Iran Barbosa (PT) reverberou o apelo feito nas redes sociais pela presidenta do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS), a professora Aglaé D’Ávila Fontes, para que os recursos das Emendas Impositivas destinadas por parlamentares estaduais para a reforma da instituição não sejam perdidos ao final deste ano, em função de uma exigência colocada equivocadamente no Edital de Licitação da obra, lançado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), que tem dificultado a conclusão do certame.

Iran Barbosa II – De acordo com Aglaé Fontes, no Edital de Licitação feito pela Sedurbs há a exigência de que a firma vencedora tenha qualificação para fazer “restauro”, mesmo que não tenha indicação desse serviço no projeto de reforma do IHGS, que está completando 109 anos. O imóvel não possui afrescos, painéis ou pinturas nos tetos a serem restaurados. Com base nesse item, duas construtoras já foram desclassificadas, restando apenas mais uma a ser avaliada. Caso seja também eliminada, não haverá tempo hábil para uma nova licitação, já que os recursos das Emendas só podem ser utilizados até o dia 31 de dezembro deste ano.

Luciano Pimentel I – O deputado estadual Luciano Pimentel destacou que o SergipePrevidência é o segundo RPPS estadual certificado com o Nível 3 do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão), do Governo Federal. O Instituto é o quarto nacional a obter esse resultado, até então alcançado pelo RPPS de Recife (PE), de Ubatuba (SP) e de Alagoas (AL).

Luciano Pimentel II – De acordo com o parlamentar, essa é uma conquista que merece ser ressaltada, pois reflete a seriedade do trabalho executado pelo SergipePrevidência. “Precisamos valorizar e reconhecer os profissionais que atuam no instituto por tudo que eles tem feito na gestão desse fundo de previdência. É importante que essa Casa leve ao conhecimento da população essa certificação e esse respeito a nível nacional obtido pelo SergipePrevidência”, disse Luciano Pimentel, continuando.

Sheyla Galba I – A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) rebateu a nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de que a notícia divulgada por ela que cintilografias estão sendo negadas pelo órgão a pacientes oncológicas é falsa. A parlamentar reforçou a denúncia, mostrou novamente as solicitações negadas e exibiu o vídeo de uma paciente que mesmo com a solicitação médica não conseguiu a liberação.

Sheyla Galba II – “Eu não estou vereadora por acaso. O meu mandato nesta Casa é para lutar pelo tratamento oncológico digno em Sergipe, não apenas em Aracaju. Eu não sou mulher de mentiras! Quando falo, eu provo”, assegurou Sheyla Galba, lembrando que na última terça-feira (30), acompanhou um grupo de oito mulheres com câncer e com suspeita de metástase óssea no Ministério Público de Sergipe – MPE/SE para protocolar uma ação relacionada ao problema.

Sheyla Galba III – A vereadora destacou sua surpresa ao receber da presidente da Associação Mulheres de Peito um recorte de uma matéria de jornal onde a secretaria diz que é falsa a denúncia que o órgão estaria negando a marcação de exames de cintilografia a pacientes com câncer. “Mas eu reitero aqui: eu não sou mulher de mentiras. Nós estamos falando de pessoas com câncer que podem estar com suspeita de metástase”, salientou.

Busca por solução – Durante o discurso, a parlamentar reproduziu um vídeo da paciente relatando o problema.  “Entramos com a ação no MPE porque tem paciente que não tem condições de pagar para fazer uma cintilografia. Eliane não está conseguindo andar direito e esse exame trimestral o médico passou porque sabe da necessidade. Portanto, Secretaria Municipal de Saúde, nem Sheyla Galba e nem Mulheres de Peito vão atrás da solução de um problema se não tiverem ciência do que estão fazendo”, enfatizou.

Fala a verdade – “Essa gestão tem mania de dizer que a gente está com notícia falsa e que o que falamos é mentira. Porém, nós provamos o que falamos. Eu sei o que é ter um câncer e o que é correr atrás de um tratamento. E eu estou aqui para lutar pelos pacientes oncológicos e não admito que ninguém mande notinha para a imprensa dizendo que nós Mulheres de Peito estamos com notícia falsa. Lutamos pelo tratamento digno para todos os pacientes com câncer de Sergipe”, concluiu Sheyla Galba.

Zezinho Sobral I – O diálogo e os estudos para a implantação do Plano de Gerenciamento Costeiro e do Zoneamento econômico-ecológico do litoral Sul de Sergipe seguem firmes. Desde 2019, comprometido na defesa do desenvolvimento e do turismo sustentável, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) participou de mais uma reunião com a Coordenação Estadual do Programa de Gerenciamento Costeiro (GERCO) e com representantes da Universidade Federal de Sergipe.

Zezinho Sobral II – “Através do gerenciamento do litoral, Sergipe alcançará um alto patamar de competitividade com outros estados para a atração de mais investimentos na área turística. Conversamos com os técnicos do Gerco, com o departamento de Zootecnia e com representantes de comunidades tradicionais para discutir o tema e encaminhamentos necessários para o gerenciamento costeiro e ecológico da região sul. A parceria com a universidade é essencial para criar e produzir o desenvolvimento social, preservando o meio ambiente agora e para o futuro”, afirmou Zezinho Sobral.

 Gerenciamento Costeiro – O Plano de Gerenciamento Costeiro e do Zoneamento econômico-ecológico consiste na promoção do ordenamento adequado do litoral sergipano sul através de soluções sociais, econômicas, ambientais e sustentáveis. Através dele, será possível quebrar entraves legais que inviabilizam o desenvolvimento econômico, turístico e social da faixa costeira sergipana há muitos anos.

Edvaldo & Bolsonaro I – O presidente Jair Bolsonaro pode atender pleito da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade presidida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, de ajuda emergencial ao setor de transporte público. A informação é da jornalista Andréia Sadi, da Globo News. Segundo ela, ministros, como Rogério Marinho, com quem os prefeitos estiveram reunidos no mês passado, alertaram o presidente sobre a necessidade de uma ação para evitar o colapso do setor de transporte, severamente impactado pela pandemia.

Edvaldo & Bolsonaro II – A jornalista, em sua coluna no G1, informa que “ministros políticos têm dito ao presidente Bolsonaro que temem que o aumento do diesel e a queda do número de passageiros por causa da crise da Covid levem a paralisações e aumento do preço da passagem de ônibus em 2022”. Ainda segundo a apuração de Sady, “ministros da ala política do governo estão articulando com o Congresso a pressão junto ao Executivo para atender aos prefeitos”.

Edvaldo & Bolsonaro III – Na próxima quarta-feira (8), prefeitos do país inteiro estarão em Brasília para pedir apoio do parlamento pelo auxílio emergencial de R$ 5 bilhões para o transporte público, além de medidas de desoneração do diesel. A crise do transporte e a necessidade de um subsídio federal deram o tom da 81ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, que ocorreu na semana passada em Aracaju. Inclusive, no documento “Carta de Aracaju”, com as pautas do encontro e que foi entregue ao presidente da Câmara, Arthur Lira, o iminente colapso do transporte público tem grande destaque.

Ibrain Monteiro I – O deputado estadual Ibrain de Valmir (PSC) está preocupado com os registros de uicídio em Sergipe. Em suas visitas aos municípios, o parlamentar presenciou dois momentos de tentativas na mesma região. “Na última semana de outubro, estive no alto sertão sergipano e ao passar pela ponte do Vaza-barris, que liga a cidade de Lagarto a Itabaiana, me deparei com uma pessoa tentando tirar a própria vida”, registrou o deputado.

Ibrain Monteiro II – De acordo com o parlamentar, a situação lhe chamou atenção, pois o fato se repetiu na semana passada com outra pessoa. “Nas duas vezes, eu desci do carro e conversei com a pessoa para que ele não cometesse este ato contra a própria vida. Eu e outras pessoas que passavam pelo local conseguimos convencer estas duas pessoas”, disse Ibrain de Valmir. Diante das ocorrências que foram registradas na região, o deputado pediu que o Governo do Estado de Sergipe e as demais Prefeituras possam tomar atitudes para prevenir que fatos como esse não se repitam.

Alô São Cristóvão! – Mais uma decisão desfavorável à Prefeitura Municipal de São Cristóvão. Desta vez, o pedido acatado pelo juiz Manoel Costa Neto veio através de uma Ação Popular impetrada no dia 9 de novembro deste ano pelo ex-vereador Lyzando Santos Eustáquio, conhecido como Lilo Abençoado. O magistrado determinou a suspensão de dois lotes do contrato firmado pelo município, por dispensa de licitação, com a empresa FG Soluções Ambientais.

Olha a licitação! – O impetrante apontou irregularidades nos lotes 1 e 3 do processo de dispensa de licitação do contrato emergencial para coleta de lixo e limpeza urbana de São Cristóvão. Segundo o ex-parlamentar, algumas ilegalidades apontam para um suposto favorecimento de uma única empresa. Em relação ao Lote 01, a empresa FG Soluções Soluções, para sagrar-se vencedora no certame, reduziu parâmetros de quilometragem a serem rodados pelos equipamentos. Este parâmetro foi fornecido pelo próprio município através da Comissão de Licitação.

 Decisão – Outro ponto passível de ser questionado no Lote 03 se dá em relação ao valor do combustível cotado, que neste caso não foi levado em conta os montantes estipulados pela Administração. Para se ter ideia, a FG Soluções Ambientais cotou por apenas R$ 1.000,00 para remunerar duas caçambas e uma retroescavadeira, já incluso o custo de combustível. Em sua decisão, o juiz Manoel Costa Neto além de determinar a suspensão dos contratos dos lotes 01 e 03 do processo de dispensa n°016/2021, obriga o município a comprovar o feito nos autos do processo no prazo de cinco dias, sob pena de multa no valor de R$ 300 mil.

Fábio Henrique I – A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de Lei 5149/20 que prorroga a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializado) na compra de veículos por pessoas com deficiência (PcDs) e taxistas até dezembro de 2026. No texto, também foram incluídas pessoas com deficiência auditiva, que não tinham direito à isenção do IPI.

Fábio Henrique II – Um dos representantes da bancada sergipana em Brasília, o deputado federal Fábio Henrique (PDT), usou a tribuna e as redes sociais para defender o projeto. “A prorrogação do IPI é uma conquista tanto para as PcDs, que precisam muito do apoio do Estado e de mais políticas públicas de inclusão e incentivo, como também para os taxistas, que vêm lutando há muito tempo contra a alta dos preços e contra a concorrência acirrada”, ressalta.

Fábio Henrique III – O texto aprovado viabiliza a compra de automóveis novos pelas categorias beneficiadas e também aumenta o valor máximo do carro que poderá ser comprado: que passou de R$ 140 mil para até R$ 200 mil. Mais de 600 mil taxistas brasileiros serão beneficiados com o PL 5149/20, que retorna para aprovação do Senado.

 Laércio Oliveira I – O deputado federal Laércio Oliveira esteve no Ministério da Agricultura para reunião com a ministra Tereza Cristina e o secretário executivo Marcos Montes a para falar sobre a realização do Sealba AgroShow, um grande evento do agronegócio, que acontecerá em fevereiro de 2022, no Parque Cunha Menezes em Itabaiana.

Laércio Oliveira II – Participaram da reunião também o superintendente da Agricultura em Sergipe Haroldo Araújo Filho e o presidente da Federação da Agricultura de Sergipe Ivan Sobral. Sergipe, Alagoas e Bahia formam o Sealba, território com características comuns e que dá nome ao show do agronegócio. Os números impressionam: a expectativa de 5 mil pessoas por dia, nos três dias de evento.

Laércio Oliveira III – “Nosso principal objetivo é discutir a agronegócio, pautar o que precisa melhorar, unir forças com o legislativo, o judiciário e o mais importante, como o setor pode colaborar com a economia do Brasil”, explicou Ivan Sobral. Laércio destacou a importância do setor para a economia de Sergipe. “Nosso estado se destaca no agro desde os tempos coloniais. O setor gera emprego e garante o sustento de 225 mil pessoas”, disse.

QUEEN em Aracaju – A NPRODUCÕES apresenta o QUEEN CELEBRATION IN CONCERT com ANDRÉ ABREU, o maior intérprete de FREDDIE MERCURY DA AMÉRICA LATINA, em seu novo show! Celebrando a carreira da maior banda de rock de todos os tempos! Uma emocionante homenagem aos 30 anos sem Freddie Mercury. A apresentação única será no próximo dia 19, às 20 horas, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju.

Réveillon do VIDAM I – O VIDAM preparou uma programação especial para o Réveillon 2022, no Náutico Clube da Ilha do Sol, na região metropolitana de Aracaju. No line-up da festa, Bell Marques, Harmonia do Samba e Calcinha Preta prometem tornar a noite ainda mais especial. A experiência do Réveillon VIDAM começa com o receptivo que vai transportar os participantes desde as suas residências até o local do evento em um ônibus privativo de luxo, exclusivo para o segmento PRIVATE (Turmalina, Diamante e Ouro).

Réveillon do VIDAM II – O jantar, com cardápio da alta gastronomia nacional e internacional, poderá ser brindado com uma carta de drinks e bebidas composta pela seleção de rótulos singulares e o melhor da coquetelaria. O Clube foi planejado com capacidade para receber até três mil pessoas na noite da virada em uma área de mais de 12 mil metros quadrados. Por isso, no acesso ao Réveillon do VIDAM será solicitada apresentação de comprovante de vacinação, com esquema completo de duas doses ou dose única, ou um teste antígeno ou RT-PCR negativo que tenha sido realizado até 48 horas antes do evento, como orienta as autoridades de saúde do Estado.