Pouco mais de um mês após o início da vacinação das crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19, Aracaju alcançou, nessa sexta-feira, 18, o índice de 50% do público esperado para essa faixa etária imunizado com a primeira dose, o que representa 31.204 crianças.
Para a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, é motivo de alegria atingir o percentual de metade do público vacinado. “Nossa meta é vacinar 62 mil crianças, e em um mês conseguimos atingir 50%. Continuaremos trabalhando, com rigor e celeridade, para aumentar esse número a cada dia”, salienta.
Assim como ocorreu nas outras etapas, a imunização da faixa etária de 5 a 11 anos tem acontecido com agilidade, colocando Aracaju entre as capitais com maior celeridade na vacinação. “Quando fazemos uma análise do percentual do público vacinado, Aracaju figura, proporcionalmente, como a primeira capital do Nordeste em vacinação. E isso é uma prova do compromisso que assumimos com a população, de vacinar o maior número de pessoas no menor tempo possível”, comenta Waneska.
Resultados e desafios 
O avanço da imunização infantil já começa a apresentar os primeiros resultados. “Com o início da vacinação desse público, o maior número de casos de internamento infantil tem ocorrido no público não vacinável, ou seja, as crianças de 0 a 4 anos. Na faixa etária de 5 a 11 anos, que nós tínhamos uma quantidade de casos de contaminação significativa, após a vacinação já começamos a observar os números caírem”, informa a secretária.
Um dos principais desafios enfrentados nessa fase direcionada à vacinação infantil tem sido o convencimento dos pais, muitos deles confusos diante de informações falsas que estão sendo disseminadas na sociedade.
“Nós entendemos que o público infantil é extremamente vulnerável, e que devemos ter todo o cuidado. Mas as vacinas foram testadas e aprovadas pelos órgãos competentes, então precisamos avançar na imunização das crianças, para que possam estar protegidas, principalmente neste momento de retorno às aulas presenciais”, enfatiza a secretária.
Segundo Waneska, os resultados demonstram que a vacina é eficaz, além de ser extremamente segura, como comprovado pelos estudos. “Os pesquisadores, pediatras e infectologistas estão recomendando a aplicação da vacina. E as próprias crianças, que acompanharam a pandemia, entendem a importância da vacina e querem se vacinar. O que a gente precisa, então, é informar pais e responsáveis sobre a segurança, eficácia e necessidade de imunizar nossas crianças”, reforça.
Pontos de vacinação
Para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos estão sendo utilizados os imunizantes CoronaVac e Pfizer. As doses da CoronaVac estão sendo aplicadas em todas as 44 UBSs, exceto a Irmã Caridade (Aloque), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h; no drive-thru no Parque da Sementeira, de segunda a sexta, das 8h às 13h, e no ponto de vacinação do Shopping Jardins, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Já as doses da Pfizer pediátrica estão sendo aplicadas nas UBSs Carlos Hardmam (Soledade), José Machado (Santos Dumont), Joaldo Barbosa (Bairro América), Ávila Nabuco (Médici), Geraldo Magela (Orlando Dantas), João Bezerra (Povoado Areia Branca), Anália Pina (B. A. Tamandaré), Manoel de Souza (Sol Nascente), José Calumby (Jardim Centenário) e Augusto César Leite (Conj. Santa Tereza), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h; e no ponto de vacinação do Shopping Jardins, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Fonte: Agência Aracaju de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Diversas Leis Estaduais garantem apoio às mulheres vítimas de violência

    Em Sergipe, 712 pessoas denunciaram casos de violência contra a [...]

  • Demanda por crédito deve ficar forte no quarto trimestre, diz pesquisa

    Instituições financeiras avaliam que a demanda de crédito deve permanecer [...]

  • Nova Via Litorânea formará cenário de lazer e estímulo ao turismo na capital

    A nova Via Litorânea, construída pela Prefeitura de Aracaju no [...]

  • R$ 4 bilhões: indústria naval vai gerar 10 mil empregos e contribuir para descarbonização

    Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, maior na história [...]

  • “Um Quê de Negritude”: Dança, cultura e resistência no palco do Teatro Tobias Barreto

    No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o [...]