Candidata a vereadora pelo PSB não teve tempo de rádio e TV para fazer campanha

 Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

Nesta edição do CADERNO O VOTO a reportagem conversou rapidamente com a candidata a vereadora de Aracaju, Luciana Déda (PSB), que apesar de participar da coligação que apoia candidatura a prefeito de Luiz Roberto (PDT), ela explica suas razões para escolher a candidatura de Yandra Moura (União) para a PMA. Além de apostar em projetos, na força da mulher e na juventude, Luciana Déda reconhece que a Prefeitura da capital precisa oxigenação e de alguém com disposição para cuidar das pessoas. Confira a seguir, e na íntegra, esta breve entrevista:

O VOTO: Iniciando a entrevista, o que te motivou a disputar um mandato de vereadora em Aracaju?

LUCIANA DÉDA: Na verdade, eu sempre estive inserida no ambiente político através de minhas raízes familiares e que tive com Marcelo Déda, dos meus pais que sempre estiveram engajados nas lutas dos direitos humanos, de meu bisavô Zeca Déda.

Então indiscutivelmente eu vivi num ambiente político e isso gerou em mim esse olhar diferenciado com relação à política. Quando eu entrei na vida pública e fui fazer gestão, eu percebi que a gente pode realmente, através das nossas atitudes, transformar a vida das pessoas e essa manifestação política de transformar a vida de pessoas, só foi ficando mais arraigada em mim e eu entendi que chegou o momento de colocar meu nome à disposição como vereadora, pela minha experiência de gestão, pela minha experiência do serviço público, por esse amor que já estava em mim com relação à política, por viver nesse ambiente.

Onde a política era um assunto discutido nas reuniões familiares, então isso foi crescendo e com a maturidade e com a minha experiência de gestão despertou em mim, nesse momento, a legitimidade de colocar meu nome para a avaliação da população como candidata a vereadora por Aracaju.

O VOTO: O que te fez optar por apostar na candidatura de Yandra e não na de Luiz Roberto?

LUCIANA DÉDA: O que me fez apostar na candidatura de Yandra e não de Luiz foi uma análise que eu fiz com relação aos candidatos. E Yandra tem a representatividade da mulher, eu acho que é importante nós termos como mulheres essa representatividade dessa jovem e do serviço que ela apresentou durante esse ano na Câmara de Vereadores, as pautas que ela apresenta, as lutas que ela apresenta com relação às crianças autistas, que também é uma bandeira que eu carrego por ser uma avó de uma criança atípica e conviver mais profundamente com essas mães, com essas famílias que têm essas crianças, a luta dela pelas mulheres, pela nossa representatividade o plano de governo dela também que eu analisei, então tem pontos no plano de governo dela que se adequam àquilo que eu acredito como uma verdadeira política de transformação social.

O VOTO: O discurso de apenas dar continuidade à gestão de Edvaldo te ajudou nessa decisão?

LUCIANA DÉDA: Acho que a prefeitura de Aracaju precisa de oxigenação, precisa de um olhar novo, de um olhar feminino, um impacto, que realmente queira cuidar das pessoas. Eu tenho andado nas comunidades e sinto que as pessoas estão desassistidas, então há continuidade, eu entendo, não cessar a lutar para a população. Por isso a escolha de Yandra, que é uma jovem, que tem vários projetos, inovações, que quer acolher as pessoas e cuidar realmente do cidadão Aracajuano.

O VOTO: O que você acha dessas denúncias contra Luiz Roberto?

LUCIANA DÉDA: Eu acho que toda denúncia deve ser apurada, acho que cabe aos eleitores também analisar profundamente o histórico de cada candidato para fazer a sua escolha, por isso que eu fiz a minha escolha analisando a história de Yandra, que é uma mulher, uma jovem que tem trabalhado, tem demonstrado na Câmara Federal projetos que realmente mudam a vida do cidadão e tem um histórico limpo. Então a minha escolha por Yandra eu analisei a candidata, assim como os eleitores devem analisar o histórico de cada candidato.

O VOTO: A senhora se sente prejudicada pelo PSB? Como está fazendo sua campanha?

LUCIANA DÉDA: Olha, infelizmente, pelo fato da minha escolha, eu não tive tempo de rádio e de TV, minha verba do fundo partidário foi pequena, tive críticas dentro e fora do partido e alguns de lugares por onde passei. Mas estou muito feliz com a minha campanha. Há uma aceitação muito grande da sociedade com relação ao meu nome, pelos dez anos de gestão pública que trabalhei, pelos órgãos que passei, pelo serviço que prestei, além de trazer essa lembrança, esse legado de Marcelo, dessa forma de fazer política. Então, a minha campanha tem sido muito feliz, com muita acolhida, mas a gente veio lutando para cada vez mais conquistar o coração dos aracajuanos e fazer um mandato realmente melhorando a vida dos cidadãos aracajuanos.

O VOTO: Quais são suas principais propostas se eleita vereadora?

LUCIANA DÉDA: Ser um vereador é ser um representante do povo. Por entender isso e sentir na pele, por muitas vezes por onde passei como gestora pública, as necessidades de cada cidadão aracajuano é que busco trazer para a população projetos, em especial, nas áreas de saúde, educação e mobilidade urbana os seguintes projetos principais:  adequação da Maternidade Lourdes Nogueira para que seja também um hospital de referência para a mulher aracajuana, para atender principalmente às demandas dos bairros da zona sul como o Santa Maria, 17 de Março e a região da Zona de Expansão;

Também vamos criar uma parceria público-privada para a isenção total de pagamentos de consultas e exames para pessoas autistas que façam parte do grupo baixa renda; fazer com que os pais e mães de pessoas com TEA e outras deficiências, que integrem o grupo de pessoas com baixa renda possam receber um auxílio financeiro, além de acolhimento psicológico; estabelecer o projeto Cuidar do autista e zelar pelos pais do autista. Que terá como objetivo oferecer apoio psicológico e clínico a esses pais.

Instituir que as associações de moradores e instituições que atuam nos bairros possam oferecer atendimento psicológico especializado para a população, bem como outros serviços, como atendimentos advocatícios; de e educação financeira e cursos de qualificação profissional; Mutirões semestrais de exames para zerar as filas de espera; além de trazer médicos especializados para os postos de saúde (ortopedistas, ginecologistas, oftalmologistas, otorrinolaringologistas), transformar as escolas da rede municipal que atuam no ensino fundamental em escolas de tempo integral; e utilizar as IA como aliadas no sistema SUS para que as filas de exames e consultas reduzam, dentre outras coisas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Movimento Doa Sergipe realiza ações no Dia de Doar

    Com o objetivo de fortalecer a cultura de doação, mais [...]

  • Regularização fundiária chega a 100% em Tomar do Geru

    Nesta terça-feira, 26 de novembro, o prefeito Pedrinho Balbino (PP), [...]

  • Delegacia Virtual da Mulher amplia mecanismos de proteção às vítimas de violência em Sergipe

    Lançado em maio deste ano, o Projeto Poly (Delegacia Virtual [...]

  • Prêmio Setransp de Jornalismo celebra profissionais da imprensa sergipana pelo trabalho que impacta na mobilidade urbana

    Conheça os ganhadores do prêmio e outros homenageados: Marcos Queiroz [...]

  • Sergipano faz bonito no Ironman 70.3

    O Sergipano Adriano Carvalho participou do evento Ironman 70.3 Aracaju [...]