Cinform On Line faz uma síntese das entrevistas concedidas pelos dois candidatos

 Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

No próximo domingo (27) os aracajuanos voltam aos colégios eleitorais para definirem quem vencerá a disputa pela Prefeitura de Aracaju. A vereadora Emília Corrêa (PL) e Luiz Roberto (PDT) avançaram para o segundo turno e serão novamente avaliados pelo eleitorado. Desta vez a reportagem do CINFORM ON LINE optou por trazer uma síntese das entrevistas que nos foram concedidas por ambos, na reta final do 1º turno, onde eles responderam às mesmas perguntas sobre temas diversos. Como as propostas não mudaram, trazemos os posicionamentos de Emília e Luiz sobre temas importantes que devem influenciar a próxima gestão na capital. E cada leitor (a) que faça a sua avaliação sobre o que dizem os dois candidatos a prefeito:

REVISÃO DO PLANO DIRETOR

 EMÍLIA CORRÊA

Candidata do PL disse que se compromete firmemente com a revisão do Plano Diretor de Aracaju já para 2025. “Um Plano Diretor atualizado é fundamental para o desenvolvimento ordenado e sustentável da cidade. É inadmissível que Aracaju esteja desde 2000 sem um plano atualizado, o que tem contribuído para o crescimento desordenado e a falta de infraestrutura adequada. A revisão do Plano Diretor será uma prioridade em nossa gestão, garantindo que ele reflita as necessidades atuais e futuras da nossa cidade, promovendo um desenvolvimento urbano equilibrado e sustentável”.

LUIZ ROBERTO

Já o candidato do PDT optou por não emitir opinião sobre o assunto, por questões judiciais. “O Plano Diretor encontra-se sob análise do Poder Judiciário Federal. Até que seja emitida uma decisão judicial sobre a questão, seria precipitado apontar qualquer direcionamento”.

TRANSPORTE COLETIVO

EMÍLIA CORRÊA

Sobre a licitação do transporte coletivo, Emília Corrêa disse que representa um passo importante, mas que não é a única solução para resolver o problema na opinião dela. “Vale ressaltar que a forma como o prefeito comandou todo o processo, nas últimas horas do seu mandato, sem diálogo com a sociedade, levanta suspeitas de que esse contrato, caso realmente seja efetivado pela Justiça, atenda mais aos interesses das empresas que dos usuários. Assumindo a gestão, ou até mesmo na transição, vamos nos debruçar sobre essa problemática, para que as coisas estejam às claras e transparentes”, se comprometeu.

A vereadora também falou sobre a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) em Aracaju. “Esse sistema oferece inúmeros benefícios, como maior eficiência, rapidez e conforto para os usuários, além de ser uma solução mais sustentável e econômica a longo prazo. A implementação do BRT, juntamente com a renovação da frota de ônibus e a melhoria da infraestrutura de transporte, será uma prioridade em minha gestão para transformar o transporte público da capital”.

LUIZ ROBERTO

Por sua vez, o candidato governista aposta que a licitação em curso vai propor um “redesenho” do sistema de transporte público da capital e da Grande Aracaju. “Através do Consórcio Metropolitano, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros, além da capital, dividem as responsabilidades do serviço com as empresas que terão que cumprir metas. Dentre elas: o aumento da frota com ônibus novos, novas linhas para itinerários ainda descobertos, além do cumprimento dos horários. Tudo devidamente fiscalizado e com a garantia de uma tarifa acessível aos trabalhadores. Vamos ainda continuar com a modernização dos terminais, visando oferecer mais eficiência e comodidade ao usuário”.

FALTA DE MOBILIDADE

 EMÍLIA CORRÊA

Questionada sobre os problemas enfrentados no trânsito da capital sobre a questão de falta de mobilidade, Emília Corrêa disse que “para melhorar a mobilidade urbana e reduzir os congestionamentos em Aracaju, iremos atuar em diversas frentes. Primeiro, com os estudos para a construção de novas avenidas que conectem as zonas norte e sul da cidade. Segundo a implementação de sistemas inteligentes de tráfego para otimizar a sinalização e reduzir os congestionamentos. Terceiro, a promoção de modais alternativos, como a expansão da rede de ciclovias, ciclofaixas, entre outras. Essas medidas, combinadas, podem transformar significativamente a mobilidade urbana em nossa cidade.

LUIZ ROBERTO

O governista anunciou na entrevista que, com o propósito de adensamento tecnológico no gerenciamento do trânsito, vai implantar o CCO – Centro de Controle Operacional, integrando a SMTT e a Guarda Municipal no monitoramento das principais vias da cidade. “Bem como intensificar a utilização da sinalização semafórica inteligente, a partir do cinturão de fibra ótica que interliga as unidades municipais em toda a capital. Isso permitirá uma gestão mais eficaz no controle de tráfego, beneficiando a mobilidade e a segurança que atuarão baseadas num planejamento estratégico. Vamos aumentar o uso da tecnologia para assegurar a qualidade de vida dos aracajuanos”.

EDUCAÇÃO

 EMÍLIA CORRÊA

 Sobre as políticas educacionais da PMA, Emília Corrêa de pronto prestou sua solidariedade aos professores da rede municipal que, segundo ela, enfrentam problemas pela falta de diálogo com o prefeito Edvaldo Nogueira. “E isso nos foi dito em nossa ida ao Sindipema para assinar a Carta-Compromisso com a Educação municipal. Dito isso, a política educacional na rede pública municipal de Aracaju precisa de melhorias significativas”.

“E os desafios são inúmeros, a começar pela alfabetização na idade certa; zerar a fila de creches; ampliar o ensino integral; garantir a capacitação contínua para os professores; a modernização das escolas e implantar o BEM – Bolsa Escola Municipal, que irá garantir um valor mensal por aluno matriculado. Ao contrário dessa gestão, que desperdiça recursos da Educação com compras de terrenos e contratos milionários, vamos garantir que as verbas destinadas para o setor sejam, realmente, aplicadas em políticas públicas eficazes e necessárias”, anunciou Emília Corrêa.

LUIZ ROBERTO

Já Luiz Roberto colocou que a política educacional da PMA está em progressiva evolução. “Meu compromisso está firmado no plano de governo apresentado à sociedade aracajuana. Vamos valorizar o quadro de profissionais, incorporando, de início, 425 novos professores aprovados em recente concurso público. Paralelamente, vamos retomar o programa “Professor ON”, que visa oferecer condições para que os profissionais modernizem seus equipamentos de informática, além de investir na formação continuada, a partir do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe)”.

Luiz Roberto ainda disse que “outra prioridade será a ampliação das vagas de creche, com a construção de oito novas unidades nos bairros Santa Maria, 17 de Março, Bugio, Olaria, Japãozinho, Siqueira Campos, Santos Dumont e Mosqueiro/Areia Branca. Também teremos foco na Educação Especial, a partir da implantação do Creia – Centro de Referência da Educação Especial e Atendimento Psicossocial, para atendimento aos alunos neurodivergentes e/ou com altas habilidades e superdotação”.

SAÚDE

EMÍLIA CORRÊA

Já sobre Saúde Pública a vereadora lembrou que as pessoas que dependem da rede municipal podem esperar uma gestão comprometida com a melhoria da Pasta. “Antes de falar em ampliação e investimentos, vamos cuidar do básico, de prover nossos servidores de condições decentes de trabalho. Vamos cuidar da porta para dentro para que o atendimento, da porta para fora, seja humanizado. A partir daí, ampliar a estrutura da rede, com a construção de novas unidades de saúde; do Hospital da Zona de Expansão; dos centros de diagnóstico por imagem; do Hospital da Mulher e da Criança, onde hoje funciona a maternidade municipal, entre outras ações essenciais. A saúde é um direito de todos, e nossa gestão trabalhará incansavelmente para garantir que todos os aracajuanos e aracajuanas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade”.

LUIZ ROBERTO

Sobre este assunto, Luiz Roberto se comprometeu em reestruturar as equipes do Programa Saúde da Família em diversas unidades, aumentando o número de equipes e a oferta global de serviços. “Vamos ampliar os serviços oferecidos no Cemar – Centro de Especialidades Médicas de Aracaju, suprindo a demanda por consultas especializadas e, ainda, construir o Centro de Diagnóstico por imagem, atuando diretamente na redução do tempo de espera por exames especializados e mais complexos como ressonância magnética e ultrassom. Diante da crescente demanda apresentada, iremos implantar um Centro de Referência para Atendimento Especializado exclusivo para pacientes infantis neurodivergentes, com a lógica de abordagem integrada, multiprofissional e com espaços inovadores para permitir o desenvolvimento neuropsicomotor, lúdico e emocional das crianças”.

POLÍTICA SOCIAL

EMÍLIA CORRÊA

 Questionada sobre seus planos para a área de Assistência Social, Emília Corrêa disse que “pretendo desenvolver uma política social abrangente e eficiente, focada na inclusão e no bem-estar de todos os cidadãos e cidadãs. Isso inclui a criação de programas de assistência social para as famílias mais vulneráveis, a promoção de cursos de capacitação profissional para jovens e adultos, e a implementação de projetos comunitários que incentivem a participação ativa da população. Além disso, vou fortalecer as parcerias com organizações não governamentais e outras entidades para ampliar o alcance das políticas sociais e garantir que ninguém fique para trás”.

 LUIZ ROBERTO

 Já sobre a Política Social, Luiz Roberto disse que vai buscar a evolução a partir da técnica, dinamizando a visão multidisciplinar e incorporando todas as profissões que integram a política do SUAS. “Para isso, vamos realizar concurso público para todas as carreiras profissionais correlatas a partir de um planejamento estratégico que dimensione as estruturas, o aperfeiçoamento na captação de recursos e as efetivas necessidades da sociedade aracajuana. Também está no nosso radar a intensificação das parcerias com instituições filantrópicas e organizações não-governamentais que desempenhem um papel de relevância social nesse contexto, que são extremamente importantes na abordagem dessas demandas”.

MENSAGEM PARA O ELEITORADO

 EMÍLIA CORRÊA

 Na mensagem para o seu eleitorado, Emília Corrêa falou em “esperança”. “Ao lado de Ricardo Marques, meu vice, tenho promovido uma campanha limpa, sem ataques, e focada no que realmente importa para a nossa cidade: soluções. Acredito que juntos, e através de um governo que promova o diálogo e a transparência, podemos transformar Aracaju em uma cidade mais justa, inclusiva e próspera. E para uma escolha acertada, peço que compare os nomes, as biografias e quem está por trás de cada projeto”.

“Tenho 33 anos de Defensoria Pública; 25 anos como comunicadora; três mandatos de vereadora e muitas lutas a favor dos aracajuanos e aracajuanas. Uma história que me credenciou a disputar a Prefeitura de Aracaju e permanecer, desde 2023, em primeiro lugar em todas as pesquisas. Quem me conhece sabe que farei a melhor gestão que Aracaju já teve. Meu compromisso é com a verdade e com as pessoas. Basta apostar no nosso projeto e garantir o início de uma nova história para a nossa cidade”, acredita a candidata do PL.

LUIZ ROBERTO

Já o candidato a prefeito pelo PDT fez um apelo para que os aracajuanos leiam seu programa de governo e possa interagir com ele através das redes sociais. “Avaliem detidamente o conjunto de serviços e obras realizados que transformaram Aracaju. Avaliem a qualidade da gestão, os indicadores, o histórico e as realizações de cada um dos candidatos. Colocamos, humildemente, toda essa nossa história para avaliação das cidadãs e cidadãos da nossa cidade. Diante de uma análise criteriosa, temos certeza de que os cidadãos não terão dúvidas sobre qual o candidato mais preparado para conduzir os destinos da nossa capital. Nosso objetivo nessa campanha é mais que comunicar, conectar as pessoas a esses resultados que são fruto de habilidades e competências já comprovadas”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasileiras: 1/5 já sofreu ameaça de morte dos ex e atuais parceiros

    No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram [...]

  • Programa Sementes do Futuro melhora produtividade e garante segurança alimentar aos agricultores sergipanos

    Na comunidade Lagoa do Roçado, em Monte Alegre, alto sertão [...]

  • Teo Santana esclarece desconforto no WE LOVE PAGODE, responsabiliza a casa de eventos e pede desculpas ao público

    A Teo Santana Produções & Eventos vem a público apresentar [...]

  • Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

    As expectativas do mercado financeiro relacionadas à inflação estão mais [...]

  • Fanese promove encontro inédito integrando cursos em debate sobre Direito à Cidade

    O direito à cidade é um tema central para repensarmos [...]