Nesta terça-feira, 21, a partir das 14h30, será realizada na Assembleia Legislativa uma audiência pública em comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down. Com o tema “Autogestão e Autodefensoria: Caminhos para a autonomia e independência”, o evento é uma iniciativa da Comissão de Saúde da Alese, através do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) e do ex-vereador por Aracaju, Lucas Aribé.
A audiência pública tem como objetivo discutir os caminhos para a autonomia e independência das pessoas com síndrome de Down através da autogestão e autodefensoria, promovendo assim uma maior conscientização e inclusão social desses indivíduos. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Várias entidades já confirmaram a participação e dialogarão sobre o tema.
Georgeo explica que essa iniciativa é essencial na luta por um futuro mais inclusivo e justo para todos. “É fundamental discutirmos formas de garantir a autonomia e independência dessas pessoas. Acreditamos que trazer essa pauta sensibiliza a sociedade para a necessidade de mais investimentos em políticas públicas que promovam a inclusão e a dignidade dessas pessoas”, afirma.
A audiência terá palestra de Jéssica Mendes de Figueiredo, uma das idealizadoras do Programa de Autogestão e Autodefensoria da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down. Do Programa de Autogestão e Autodefensoria das Apaes de Sergipe, palestrarão a coordenadora Estadual Ilenói Costa Silva e os autodefensores Alessandro de Menezes Mota e Lucivânia Menezes Rodrigues.
Além disso, a presidente da Cidown, Suely Maria Magalhães Moura Rodrigues, e as autodefensoras Flávia Guadalupe Rodrigues de Oliveira Silva e Natália Magalhães Moura Rodrigues, do Programa de Autodefensoria da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down em Sergipe, também farão parte do evento.
“São palestrantes renomados, que compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre o assunto. Certamente será uma grande oportunidade de que toda a sociedade possa conhecer mais sobre a síndrome e buscar caminhos para que essas pessoas se adaptem ao convívio de todos. Por isso, fazemos o convite para que os colegas deputados e todos os interessados participem dessa ação”, finaliza Georgeo.
FONTE: ASSESSORIA PARLAMENTAR