Pela primeira vez, uma mulher vai comandar a presidência da FAMES
Pela primeira vez na história, a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) vai ter uma presidenta. Trata-se da prefeita de Capela, Silvany Mamlak, que integra a diretoria eleita para o biênio 2025/2026. A nova diretoria é composta por cinco mulheres e seis homens, promovendo a paridade de gênero e celebrando o papel das mulheres na gestão pública. Conheça os demais integrantes da nova diretoria: Vice-presidente: Esmeralda Cruz (Carmópolis), Tesoureiro: Alan Andrelino (Areia Branca), 1º Secretário: Marcell Souza (Campo do Brito), 2º Secretário: Christopher Divino (Canhoba); Conselho Fiscal: Titulares: Lara Moura (Japaratuba), Anderson de Zé das Canas (Frei Paulo) e Robson Martins (Ilha das Flores); Suplentes: Assisinho (Malhador), Jeane da Farmácia (Nossa Senhora Aparecida) e Zete de Janjão (Gararu).
PRE recomenda indeferimento em Maruim
Na sessão desta quarta-feira (2), às 14h, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), acontece o julgamento do recurso sobre o indeferimento do registro de candidatura de Jeferson Santana, em Maruim. A Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público Federal recomendou o indeferimento do registro de candidatura de Jeferson Santana, do União Brasil.
Nova eleição em General Maynard
O advogado Dr. Fabiano Feitosa participou do programa Sergipe Verdade na segunda-feira (30), e explicou ao radialista George Magalhães, na Sim FM, que o município de General Maynard pode ter uma nova eleição, caso Marcones Melo seja o vencedor e o seu registro de candidatura continue indeferido, após julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “se o Marcondes não conseguir reverter essa decisão de sábado, os votos dele serão todos anulados, serão declarados nulos. Se ele for o primeiro colocado haverá uma anulação de toda a eleição de General Maynard e haverá uma nova eleição. Isso, se ele for o mais votado e o registro dele permanecer indeferido. Haverá uma nova eleição e ele não poderá ser candidato nesta nova eleição, porque da mesma forma estaria configurado um terceiro mandato, que foi esse o entendimento do TRE”, explicou.
TRE mantém indeferimento de Ana Helena, do União Brasil
A candidata à prefeita de Aquidabã, Ana Helena de Dr. Mário (União Brasil), também teve mantida a impugnação do registro de sua candidatura pelo TRE/SE. Em sua rede social, a candidata disse que vai recorrer. “Respeito o TRE, mas gostaria de informar a vocês que iremos recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, e tenho certeza de que essa injustiça será reparada. Eu acredito na justiça dos homens, na justiça de Deus, na proteção de Senhora Sant’ana e na força do povo”, disse.
O delegado regional de Polícia Civil de Nossa Senhora das Dores, Wanderson Bastos, confirmou ao radialista George Magalhães, no programa Sergipe Verdade da sexta-feira (27), que não encontrou nenhuma quantia em dinheiro no veículo do candidato a reeleição, o prefeito de Cumbe,Florivaldo José Vieira, o Louro de Vieira (PSD). O delegado, Wanderson Bastos, disse que após a denúncia do candidato Erivaldo Barroso Lima, o Eri Barroso (União Brasil) foi apurar a situação, sob pena de responder por prevaricação, porém não encontrou nada. “No carro do prefeito candidato à reeleição, eu e meus policiais não encontramos absolutamente nada, nenhum valor”, afirmou.
Valmir diz que está 100% elegível
A Câmara Cível do TJ/SE pautou à sessão de segunda-feira (30), o julgamento do pedido de prazo de 45 dias, para o Acordo de Não Persecução Civil (ANPC), previsto para ser firmado entre o Ministério Público e os réus no processo do Matadouro de Itabaiana, um deles, Valmir de Francisquinho. Um dos desembargadores pediu vista e o julgamento foi pausado. “A expectativa dos nossos adversários era de que eu ficasse inelegível hoje e depois tivesse que travar uma batalha jurídica, mas o que aconteceu hoje na Câmara Criminal do TJ, quando um dos desembargadores pediu vista do processo, foi fundamental para que nenhuma dúvida seja implantada na mente do povo de Itabaiana. Estou 100% elegível, com candidatura deferida em duas instâncias e com todas as certidões para ser o seu prefeito mais uma vez”, comentou.