Pensando em 2026, Mitidieri e aliados conseguiram eleger 61 prefeitos
2026 ainda não chegou, mas indiscutivelmente passa por 2024… Após as apurações ficou constatado que o governador Fábio Mitidieri e seus aliados, conseguiram eleger o maior número de prefeitos. O seu PSD conseguiu eleger 25 prefeitos. O União Brasil, de André Moura, elegeu 23 prefeitos. O PP, do senador Laércio Oliveira, conseguiu eleger 5 prefeitos. Já o MDB, do senador Alessandro Vieira, elegeu 3 prefeitos. O Republicanos, do deputado federal Gustinho Ribeiro, conseguiu eleger 2 prefeitos. Outros partidos aliados, conseguiram eleger 1 prefeito, cada, o PDT, do prefeito Edvaldo Nogueira, que tem a possibilidade de eleger Luiz Roberto, em Aracaju; o PSB, do vice-governador, Zezinho Sobral, e o Podemos, de André Moura. A oposição elegeu 13 prefeitos, sendo o PL com 6 eleitos, e com a possibilidade de eleger Emília Corrêa, em Aracaju; o PT conseguiu eleger 6 eleitos e o Cidadania elegeu 1 prefeito. Até o momento, os governistas conseguiram eleger 62 prefeitos e a oposição conseguiu eleger 13 prefeitos.
Assisinho obteve maior votação proporcional
O candidato a prefeito de Malhador, Assisinho (PSD), foi o prefeito com a maior votação neste pleito, levando em conta o percentual de acordo com a proporcionalidade. Foram 87,01% dos votos válidos conquistados no município do Agreste Sergipano. Assisinho, 34 anos, vai para o seu segundo mandato consecutivo.
Dr. Fábio de Arauá foi o segundo mais votado de SE
Com 86,21% dos votos válidos, Dr. Fábio (PT) foi reeleito prefeito de Arauá, no Sul Sergipano. Dr. Fábio, 55 anos, tem como companheiro de chapa, o vereador Pedro da Sucupira, do Republicanos.
Dois prefeitos eleitos continuam sub judice
Marcones Melo, do PSD, eleito prefeito de General Maynard, e Ana Helena de Dr. Mário, do União Brasil, eleita prefeita de Aquidabã, estão em condições sub judice. Eles aguardam o julgamento dos recursos no TRE e no TSE, respectivamente. Nos dois casos, envolvem a relação socioafetiva com os atuais gestores dos municípios.
Kitty Lima vai retornar à Alese
Após a vitória do deputado Samuel Carvalho, do Cidadania, que vai assumir o cargo de prefeito de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, a superintendente da Proteção Animal do Estado de Sergipe, Kitty Lima, vai retornar à Assembleia Legislativa de Sergipe. Além de Samuel, outros deputados também estavam na disputa, porém não obtiveram êxito nas eleições, Georgeo Passos (Cidadania), que concorreu ao cargo de prefeito de Ribeirópolis; e Carminha Paiva (Republicanos), que também estava disputa pelo cargo de chefe do Executivo em Nossa Senhora do Socorro.
Maior votação da história de Santo Amaro das Brotas
José Ivaldo Costa Júnior, 43 anos, do União Brasil, foi eleito o vereador mais votado da história política de Santo Amaro das Brotas com 629 votos. Júnior Costa ocupou o cargo de secretário municipal durante a gestão do atual prefeito Paulo César, também do União Brasil.