Ainda que a pré-candidatura do deputado federal Jair Bolsonaro, PSC, a presidente não seja uma realidade palpável, uma vez que a sua força, até o momento, se dá por uma forte mobilização na internet e pelos bons resultados que o nome dele alcança em pesquisas nacionais, Aracaju sairá na frente e, neste sábado, 26, à partir das 16:00h, verá a inauguração de um espaço para servir de suporte aos simpatizantes de Bolsonaro, na av. Edézio Vieira de Melo, antiga av. Explosão.
“Na verdade, se trata de um espaço que servirá de apoio para todo o estado, já que temos gente que apoia Bolsonaro em todas as 75 cidades de Sergipe”, assegura Marcos Jean, um dos coordenadores do Direita Sergipana. E essa questão, da organização do grupo, também chama a atenção. “Aqui não existe líder, por isso dividimos o grupo em 15 coordenações e cada um faz a sua parte”, explica Marco que, por sua vez, coordena a comunicação.
E tudo o que tem sido feito até o momento conta com o trabalho voluntário, a exemplo de Carina Carvalho, uma das mais antigas a participar do grupo, mesmo sendo também a mais nova dentre todos, com 19 anos. “A nossa ideia é mobilizar. Começamos na internet, nos organizamos nos protestos entre 2015 e 2016 e agora estamos trabalhando pelo que nós acreditamos”, revela Carina.
Grupo possui muitos apoiadores
Mas para tocar uma empreitada dessas, é preciso dinheiro. “Nós todos somos voluntários aqui”, diz Flávio, com camiseta que une Donald Trump e Jair Bolsonaro. “Tem como dizer que um presidente que criou 1 milhão de empregos em seis meses no país dele está sendo ruim para a população”, diz Flávio sobre o presidente norte-americano, e ele também um voluntário.
E a resolução na prática acaba chegando, a exemplo do apoio para o local, dado pelo empresário João Tarantela, que já foi candidato a prefeito de Aracaju. “Agora estamos marchando com Bolsonaro. Me filiarei ao partido em que ele se filiar. E é bom que o pessoal daqui, que comando o PEN, que pode virar Patriota, e tem Robson Viana à frente, abrace a causa de verdade”, diz Tarantela.
Enquanto plota o prédio cedido pelo empresário, num serviço pago pela cotização de amigos, Jackson faz sua parte no processo, de forma profissional. Mas simpatiza com o projeto de Bolsonaro? “Olha, não sei, tem que ver daqui pra frente. É tudo igual, tudo ““malaca””. Mas, vamos ver…”. No que depender dos voluntários que já apoiam o deputado em sua caminhada até o momento, Jackson e muitas outras pessoas irão ver que Bolsonaro não é, ao menos na opinião deles, mais do mesmo.
No vídeo abaixo, o deputado Jair Bolsonaro arregimenta seus apoiadores para participarem da inauguração do espaço, neste sábado. E observa que, apesar de não estar presente neste evento, será representado pelo paraibano Julian Lemos, um dos coordenadores dos movimentos pró-Bolsonaro no Nordeste.