O município de Carmópolis não consegue avançar na aplicação das doses de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o vacinômetro, divulgado na quinta-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carmópolis ocupa o último lugar entre os 75 municípios sergipanos, seja na aplicação da primeira, quanto na aplicação da segunda dose. Em relação à aplicação da primeira dose, o município do Leste Sergipano vacinou apenas 63% da população. Em relação à aplicação da segunda dose, a situação se complica ainda mais em Carmópolis, pois praticamente metade da população foi vacinada (52%). Graccho Cardoso, por exemplo, que ocupa a primeira colocação em relação à aplicação da primeira dose, já vacinou 87% da população. Já em relação à segunda dose, Nossa Senhora de Aparecida e Cumbe aparecem empatados na primeira colocação com aplicação em 75% da população em seus respectivos municípios.

De acordo com o último boletim Covid-19, referente a 51ª semana epidemiológica, de 19 a 25 de dezembro de 2021, divulgado pela SES, o município de Carmópolis registrou um caso confirmado de contaminação com o coronavírus. O Estado de Sergipe registrou 44 casos e um óbito. Desde o início da pandemia, o município de Carmópolis já registrou 1.080 casos e 40 óbitos. Sergipe registrou ao longo deste tempo, 278.530 casos confirmados e 6.057 óbitos. Até o dia 31 de dezembro de 2021, a Secretaria de Estado da Saúde já havia enviado 3.789.957 doses aos municípios, sendo 3.510.850 doses aplicadas. 76,63% da população sergipana recebeu a aplicação da primeira dose contra Covid-19 e 67,12% estão com a imunização completa.

Cristiano Mendonça (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com o secretário de Comunicação, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer do Município de Carmópolis, Cristiano Santos Mendonça, o processo de vacinação tem ocorrido seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. “O município possui 16.937 habitantes e já foram vacinados com a primeira dose 10.590 pessoas, com a segunda dose 8696 pessoas e com a dose única 155 pessoas. 1.023 receberam dose de reforço. Desde o início da vacinação, o município vem garantindo a aplicação das doses a cada lote recebido. Quando o boletim estadual considerava o percentual de doses aplicadas x doses distribuídas, Carmópolis esteve em primeiro lugar diversas vezes. O que destoa o processo de vacinação atualmente para outros municípios considerados com um percentual de cobertura recomendado é a característica populacional. No início da campanha de vacinação contra Covid-19, o grupo prioritário correspondeu aos idosos que representa um percentual de 7% da população existente, em contrapartida a população de 0 a 19 anos atingiu uma marca de 36,4%. Dentro deste percentual tem as crianças entre 5 a 11 anos que estão sendo consideradas na base de cálculo  e foi um grupo recém incluído no PNI (Plano Nacional de Imunização) a ser vacinado”, destacou Cristiano Mendonça.

“Outro fator também identificado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde é que muitos carmopolitanos, no anseio de receber ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, se deslocaram para municípios próximos que estavam com o processo de vacinação avançando na faixa etária a fim de garantir a sua imunização. Isso está sendo observado hoje com a procura pela segunda dose.

Acreditamos que apesar da classificação do município no Boletim Estadual ser o último no percentual de cobertura, com todo o esforço e empenho de todos os profissionais de saúde desde o início da vacinação na eficácia da aplicação da vacina e a recém inclusão do público de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Imunização contra o Covid-19 esse cenário de cobertura irá modificar”, afirmou o secretário municipal.

De acordo com Cristiano Mendonça, a Secretaria Municipal de Saúde avalia o Plano Municipal de Vacinação de acordo com o avanço das fases. “O monitoramento é realizado diariamente para definição de estratégias para localizar o público não vacinado, como busca ativa nos bairros da cidade e nas empresas, vacinação nas escolas, vacinação noturna, vacinação aos sábados, disponibilização de vacinas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, trabalho de conscientização quanto a eficácia da vacina e repescagem para todas as faixas etárias já convocadas. Todas essas estratégias são executadas pelas equipes de estratégia de saúde da família com todo empenho, dedicação e compromisso que será reafirmado em 2022 para continuidade da campanha”, complementou.

“Para aplicação de dose de reforço foram enviadas 896 doses, porém até o dia 29 de dezembro de 2021, 1.062 pessoas procuraram as nossas Unidades Básicas de Saúde. A secretaria Municipal informa, que à medida que a população estiver devidamente imunizada com as doses da vacina e após o cumprimento do intervalo de quatro meses para aplicar a dose de reforço, a tendência é ir gradativamente aumentando o número de doses de reforço aplicadas. A Prefeitura de Carmópolis continuará reforçando em seus meios de comunicação sobre a importância do esquema de vacinação completo, garantindo assim o acesso aos eventos mediante apresentação do cartão de vacinação”, finalizou o secretário Cristiano Mendonça.

O CINFORM ON LINE entrou em contato com o Núcleo de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde para verificar a veracidade de uma informação que atribuiu os atrasos na vacinação à logística de distribuição das vacinas aos municípios. “A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que já foram enviadas para os 75 municípios sergipanos mais de três milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para a cobertura vacinal do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Desde o início de dezembro, conforme nota técnica enviada aos municípios, a retirada de vacina é de acordo com a solicitação do município e o imunizante é entregue no mesmo dia. O município de Carmópolis não solicitou à SES, neste mês de dezembro, nenhuma quantidade de vacina. A  SES estranha essa informação uma vez que o município alegou que não fez a solicitação de mais vacinas por estar com grande volume em seu estoque”, esclareceu a nota oficial.

Por Keizer Santos, da Redação Cinform On line Municípios

Crédito da imagem destacada: F5 News

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Glicia Kelline vai ministrar imersão presencial ‘Comunicação em Essência’ em Aracaju

    A treinadora Glicia Kelline está nos últimos preparativos para realizar [...]

  • Ministro garante que não faltarão recursos contra seca e queimadas

    O governo federal vai garantir todos os recursos financeiros necessários [...]

  • Marco na erradicação da pólio, gotinha dá lugar à vacina injetável

    A vacina oral poliomielite (VOP, na sigla em inglês), será [...]

  • Projeto Bolsa Atleta Estadual é aprovado na Alese

    O Projeto de Lei nº 338/2024, que institui o programa [...]

  • Sergipe vai sediar seminário de desenvolvimento técnico-científico em educação permanente no SUS

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da [...]