Os chamados “coletes amarelos” voltaram a protestar pelas ruas de Paris e de uma dezena de outras cidades francesas, hoje (19), décimo sábado consecutivo de manifestações. A mobilização ocorre dias após o presidente francês Emmanuel Macron lançar um plano para discutir com os manifestantes as reivindicações do movimento.

Cerca de 80 mil policiais foram mobilizados em todo o país. Só em Paris, cerca de 5 mil agentes públicos reforçam a segurança.

Os organizadores do protesto incentivaram que cada manifestante que tenha participado de outras marchas comparecesse hoje na companhia de dois amigos que não tenham ido a nenhuma das manifestações anteriores. O objetivo dos organizadores é superar o número de participantes do último sábado (12), quando mais de 80 mil pessoas foram às ruas em todo o país. Calcula-se que, em 17 de novembro de 2018, quando os protestos começaram, mais de 280 mil pessoas participaram do ato.

O movimento dos “coletes amarelos” é heterogêneo e não tem uma única pessoa ou grupo que o lidere. A lista de reivindicações é ampla, incluindo tanto questões de proteção ambiental,quanto a demanda por melhorias salariais. Além disso, há, entre os manifestantes, representantes de setores da extrema direita que defendem teses antieuropeias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • R$ 4 bilhões: indústria naval vai gerar 10 mil empregos e contribuir para descarbonização

    Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, maior na história [...]

  • “Um Quê de Negritude”: Dança, cultura e resistência no palco do Teatro Tobias Barreto

    No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o [...]

  • Ironman: SMTT sugere rotas alternativas para garantir a mobilidade urbana em Aracaju; confira

    Para garantir a mobilidade urbana em Aracaju durante a realização [...]

  • GACC comemora cura do câncer Infantojuvenil de crianças acolhidas pela instituição

    Em alusão ao Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil que [...]

  • Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

    A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 [...]