Situação do Guajará em Socorro vai parar no MP
Constantemente, diversas notícias são veiculadas sobre a situação caótica no Guajará, em Nossa Senhora do Socorro. Inclusive, aqui no Cinform Online, já reportamos o problema da falta de pavimentação. Na semana passada, o Ministério Público de Sergipe ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, administrada pelo prefeito padre Inaldo, para obrigar o Poder Executivo Municipal a realizar as obras de drenagem e pavimentação no anel viário do Guajará, em Nossa Senhora do Socorro. Na Ação Civil Pública, o Ministério Público solicita que o Município de Nossa Senhora do Socorro conclua o processo licitatório no prazo de até 120 dias, sob pena do pagamento de multa diária no valor de R$ 10 mil por dia de descumprimento.
PDT Boquim
Na quinta-feira (10), o empresário Adilton Lima esteve reunido com o presidente municipal do PDT de Aracaju, Evandro Galdino. Na oportunidade, foram alinhados alguns pontos para fortalecer a agremiação em Boquim com foco em 2024. Lima reafirmou a sua pretensão em disputar o cargo de prefeito do município do Sul Sergipano.
Nome social em São Cristóvão
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei, que busca promover o reconhecimento da identidade de gênero e o uso do nome social de pessoas LGBTQIAPN+ no âmbito da administração pública municipal direta, autárquica e fundacional.
Situação de emergência em Porto da Folha
Por meio da Portaria nº 2.647, o Governo Federal declarou situação de emergência no município de Porto da Folha, o Alto sertão sergipano, devido ao período intenso de estiagem. Com a decisão, o Município pode solicitar recursos ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional com foco no atendimento à população afetada pela calamidade. A solicitação deve ser encaminhada por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). De acordo com o MIDR, desde o início do ano, foram repassados mais de R$ 76,2 milhões aos municípios para enfrentamento da seca. Na maior parte dos casos, os recursos são usados na compra de cestas básicas, água e no aluguel de caminhões-pipa.
Cobrança por concurso em Dores
O vereador Lucas Lima (Cidadania) cobrou a realização de um estudo para uma possível realização de concurso público em Nossa Senhora das Dores, no Médio Sertão Sergipano. “Não basta fazer concurso, mas é necessário que sejam ofertados os números de vagas necessários e em todas as áreas que se encontram com déficit de profissionais. Em nosso Município, existem diversas áreas onde a insuficiência na quantidade de servidores é realidade, a exemplo da Guarda Municipal, DMTT, Psicopedagogia, entre outras. Por essa razão, fazer um levantamento detalhado das necessidades, é mais que importante, fundamental. Além disso, o concurso é a oportunidade de qualquer cidadão, apto a exercer o cargo, alcançar uma vaga de trabalho na administração pública e nossa luta é pelo maior número possível de vagas e oportunidades”, destacou.