Professores de Gararu cobram posicionamento da prefeita Zete de Janjão
Os professores da rede pública municipal de Gararu tomaram uma atitude para obter um posicionamento da Gilzete Dioniza de Matos, Zete de Janjão (PSD). Eles foram à prefeitura para buscar um posicionamento e conseguiram uma audiência para tratar da pauta do magistério, que deve acontecer no dia 25 de outubro, às 9h. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (SINTESE), a administração de Gararu não garantiu ao magistério da rede municipal de ensino os 14,95% de atualização estabelecidos por Lei para o ano de 2023. O sindicato alega que a gestão municipal de Gararu acumula dívidas com a categoria, em relação aos retroativos do piso de 2022, 2020 e parte de 2019. Os sindicalistas também afirmam que em fevereiro deste ano, a prefeitura pagou apenas 8% de atualização que correspondem aos retroativos de 2018 (6,18%) e parte de 2019 (1,19%).
Câmara de Dores
Sob a nova presidência do vereador Antônio dos Reis Lima Neto, o Toninho de Jaime (PSD), a Câmara de Nossa Senhora das Dores passou a investir em comunicação para destacar as ações dos parlamentares e da casa legislativa. Uma das primeiras medidas do presidente foi nomear no Departamento de Comunicação e Marketing, o profissional Deivson Souza. Outra medida foi o investimento na presença ativa nas redes sociais, principalmente, no Instagram e no Facebook (@camaramunidores) a fim de compartilhar as informações relevantes sobre projetos em discussão. Atualmente, todas as sessões ordinárias estão sendo transmitidas em tempo real, proporcionando aos cidadãos a oportunidade de acompanhar o trabalho legislativo.
André Moura em Riachão
No último sábado (7), em entrevista ao ex-prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PV), o ex-deputado e presidente do União Brasil, André Moura, reafirmou o seu apoio incondicional a pré-candidatura do produtor rural e administrador de empresas, Mário de Mi Fontes, a prefeito de Riachão do Dantas. “Mário, filho do ex-vice-prefeito Mi Fontes, é um jovem, conhece a realidade de Riachão do Dantas, filiado, juntamente com Mi Fontes ao União Brasil, e é nosso pré-candidato a prefeito de Riachão do Dantas. Nós vamos somar todos os esforços possíveis, dialogar com a prefeita Simone, estamos dialogando com todo o agrupamento nesse trabalho de fortalecimento de Mário de Mi como nosso pré-candidato em Riachão”, frisou André.
Situação de emergência
O prefeito de Aquidabã, Mário Lucena (Republicanos), relatou em uma emissora, que vai decretar situação de emergência pelos próximos 90 dias para continuar com o pagamento dos salários dos servidores e dos serviços básicos do município. O gestor alega queda nas receitas municipais, principalmente referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). O prefeito também destacou que a administração pública tem enfrentado sequestros de receitas decorrentes de Requisições de Pequeno Valor e de precatórios.
Lambe-Sujos x Caboclinhos
No último domingo (8), aconteceu em Laranjeiras, o maior espetáculo de teatro a céu aberto do mundo, a festa dos lambe-sujos x caboclinhos. A programação contou com alvorada festiva, bênção dos grupos em frente à igreja Matriz e no ponto alto da festa, no campo do Quaresma, o combate entre os dois grupos. Segundo os organizadores, a manifestação cultural dos Lambe-Sujos é datada de 1860, bem antes da abolição dos escravos no Brasil. O folguedo é a representação da batalha de dois grupos: de um lado os Lambe Sujos, que representam os escravos e do outro os Caboclinhos, representando os índios. Com personagens bem divididos, os grupos simulam a luta para resgatar a princesa que foi raptada pelos negros.