Educação de Neópolis tem pior avaliação em Sergipe, aponta SINTESE
O município de Neópolis, administrado pelo prefeito Célio Lemos Bezerra, o Célio de Zequinha, do Partido Liberal (no destaque), obteve a pior nota, em Sergipe, no quesito gestão de política pública para a educação. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE) atribuiu nota 0,73 à gestão da educação neopolense. Célio de Zequinha não se manifestou sobre a avaliação da entidade sindical até o momento. O atual gestor não optou em disputar à reeleição, mas o candidato, que obteve o seu apoio, Miguel Lobo (PP) perdeu para Allysson de Amintas (PSD). Pacatuba (0,88), Tomar do Geru (0,92) e Aquidabã (0,93) também estão entre as piores notas do estado. As maiores notas foram atribuídas aos municípios de Itabaiana (6,48), Laranjeiras (6,11) e Simão Dias (5,93). “As notas apresentadas neste ato público são o resultado de um conjunto de análises a partir da legislação e constatamos que, mais uma vez, a grande maioria dos gestores são reprovados, no que tange ao direito à Educação e ao direito do magistério. O que nos demonstra que 2025 também será um ano de muita luta para revertermos este cenário. Esperamos que os gestores municipais que estão chegando agora olhem para educação como elemento fundamental para o desenvolvimento de seus municípios e cumpram com a legislação”, disse o presidente do SINTESE, professor Roberto Silva.
Presidência da Câmara de Propriá
O vereador Jabson Santana Dantas, o Jabinho do Bairro Matadouro (PSD), tem se consolidado como candidato forte na disputa pela presidência da Câmara de Propriá. O parlamentar já conta com apoio de sete dos seus futuros colegas da Casa Legislativa: Irmão Eliel (PP), Gustavo de Marcos da Feira (Solidariedade), Aelson Publicidade (PP), Júnior Capacete (PP), Genival enfermeiro (MDB) e Ronnyson Souza (PSD). Apenas Maycon Azevedo (União Brasil), Alex do Bairro Brasília (União Brasil) e Nêgo de Marli (PSD) não aderiram ao projeto de Jabinho do Bairro Matadouro. “Agradeço a Deus e aos amigos vereadores que estão comigo nessa grande batalha rumo a vitória, em todo momento da composição da chapa fiz questão de dialogar com todos e um dos pilares do nosso mandato será o diálogo, pois acredito que desta forma chegaremos mais longe e sempre com o objetivo de trazer união para câmera de vereadores de Propriá, pois acredito que viveremos dias melhores em nossa casa. Quero agradecer de forma especial aos sete vereadores que acreditaram nesse projeto coletivo”, disse Jabinho do Bairro Matadouro.
Após uma longa espera, o Tribunal Superior Eleitoral deferiu o pedido de registro de candidatura de Marcones Melo (PSD), prefeito eleito de General Maynard. A diplomação aconteceu na segunda-feira (23), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, em Aracaju. “Uma segunda-feira histórica para o nosso povo mainardense! Hoje, no Tribunal Regional Eleitoral, vivemos a emoção indescritível da nossa diplomação, um momento esperado com tanta ansiedade por todos. Agradeço a Deus, à minha família e aos amigos por todo o apoio durante essa trajetória. Essa conquista é de todos nós!”, disse Marcones Melo.
Prefeito de Salgado na Sedurbi
O prefeito reeleito de Salgado, Givanildo Costa (PT), esteve na quinta-feira (19), em reunião com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto. Na oportunidade, foram apresentadas as demandas de futuros projetos, que o gestor pretende desenvolver para o município. Estavam presentes o vice-prefeito eleito, Gilvando Barbosa; os secretários municipais de Obras, Thiago Ramon, e de Esporte, Carlos Fellipe Santana; o engenheiro Henrique Figueiredo e o arquiteto Lucas César Santos.
Títulos de Cidadania Porto-folhense
A Câmara Municipal de Porto da Folha viveu um momento de grande significado na semana passada ao realizar a solenidade de entrega dos Títulos de Cidadão Honorário Portofolhense a nove personalidades que se destacaram por suas contribuições ao município. Além disso, a ocasião marcou a apresentação oficial das reformas realizadas no prédio da câmara ao longo do ano de 2024, sob a liderança do presidente Marcel da Lel. Durante a cerimônia, foram agraciados com os títulos de cidadania os seguintes homenageados: Gilberto Gomes dos Santos Júnior (Júnior de Gil), Thaís Araújo Aragão, Robison Gomes de Sá, Edvane Rodrigues Santos de Matos, Patrícia Aires Santos de Jesus, Wglediston dos Santos, Antônio Vieira de Matos, Helen Cristina Silva e Isaías dos Santos (Isaías da Granja).
Possibilidade zero em Capela, diz advogado
Nos últimos dias, circulou nas redes sociais um card afirmando que Isadora Sukita, segunda colocada nas eleições de Capela, assumiria a Prefeitura do município. Em entrevista ao radialista George Magalhães, o advogado Dr. Sanderson Mafra desmentiu a informação, afirmando que “não há qualquer possibilidade jurídica de a segunda colocada assumir”. Dr. Mafra explicou que, mesmo que o registro de candidatura do vencedor estivesse pendente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legislação não permite tal cenário após a data do pleito. “Caso o registro fosse indeferido, a solução prevista seria a realização de novas eleições, e não a assunção do segundo colocado. Em Capela, essa hipótese é inexistente”, reforçou.