Situação de inelegibilidade de Sukita não é surpresa
Nesta semana, uma avalanche de notícias sobre a situação do ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita dos Santos, chegou à imprensa sergipana. Mas, não é surpresa a sua inelegibilidade, inclusive foi destaque aqui neste jornal em junho deste ano. Agora, o foco é a publicação do acórdão nº 51252/2023, dos desembargadores da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, referente ao processo número 202200832655, movido pelo Ministério Público do Estado. o ex-prefeito de Capela foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 14 anos, mesmo período ao qual não poderá contratar com o Poder Público, além de perda dos bens e valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio e multa com valor correspondente ao valor do acréscimo patrimonial, corrigido a partir de 26 de dezembro de 2012 com juros de 1% (um por cento) ao mês.
Sukita rebate informação
Em um áudio, que circulou pelos grupos de whatsapp, compartilhado pelo próprio Sukita, o ex-prefeito reafirma que é pré-candidato a prefeito de Capela e explicou sobre a “situação vexatória”, que segundo ele, a prefeita de Capela e seu agrupamento patrocinaram e colocaram no meio da rua. Segundo Sukita, é um massacre, sites, rádios, televisão… Todos falando a mesma coisa, o mesmo release. O objetivo é dizer que Sukita não pode ser candidato. O ex-prefeito classificou como uma atitude desesperada.
Ricardo Vasconcelos defende inclusão do transporte alternativo
“O transporte complementar urbano tem que ser considerado um dos modais do sistema e tem que estar previsto na legislação municipal, por isso essa adequação na Lei Orgânica de Aracaju”. Foi com esse entendimento que o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), defendeu a aprovação da alteração da Lei Orgânica de Aracaju por meio do Projeto de Emenda 4/202, que diz respeito ao serviço de transporte complementar urbano. O texto, aprovado com 22 votos a favor e nenhum voto contrário dos parlamentares, não representa a liberação do serviço, somente autoriza que a Prefeitura de Aracaju faça o início das discussões para a regulamentação. De acordo com Ricardo Vasconcelos, o que o legislativo aracajuano fez foi adequar a legislação municipal ao que determina a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Ainda segundo Vasconcelos, a ideia de todos os parlamentares é reforçar o compromisso com a população e ajudar na melhoria da mobilidade urbana. “Queremos melhorar o serviço de transporte público, pois isso impacta, diretamente, na vida da população, que precisa usar o ônibus para se locomover, seja para o lado profissional ou lazer”, disse.
Deputados estaduais no Alto Sertão
Na segunda-feira (4), os deputados estaduais participaram de uma série de iniciativas para o fortalecimento da agricultura em Sergipe. A ação, do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri ), e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), aconteceu no Alto Sertão Sergipano. O primeiro ato foi a entrega oficial do novo escritório da Emdagro no município de Canindé do São Francisco. Em seguida, houve a entrega do documento do Garantia-Safra para 233 agricultores das colônias estaduais que aderiram ao programa. Em Porto da Folha, O Governo do Estado entregou oficialmente o Escritório Local da Emdagro totalmente reformado. Já em Poço Redondo, foi assinada a autorização do processo licitatório para estudos e elaboração de projetos de sistema de adução de água do Rio São Francisco por meio da Adutora do Leite, no Alto Sertão Sergipano.
Mário de Mi Fontes em Richão do Dantas
Na sexta-feira (1), no povoado Lagoa, em Riachão do Dantas, foi realizada uma palestra com o tema “Boas práticas no cultivo do abacaxi”, com o intuito de capacitar os produtores rurais do município. O encontro foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (SENAR/SE), atendendo uma solicitação do produtor rural e administrador de empresas, Mário de Mi Fontes. “A principal fonte de renda do nosso povo vem do campo, por isso, precisamos ser a mão amiga e contribuir de uma forma ou de outra com o desenvolvimento de cada região, respeitando a vocação de cada uma delas. Em breve, vamos buscar mais ações iguais para outras comunidades de Riachão do Dantas”, afirmou.
____________________
* Keizer Santos é jornalista, possui especialização em Marketing, Comunicação Integrada e Assessoria. Possui experiência em comunicação pública e assessoria política.