Candidata diz que a Saúde é o maior motivo de reclamação dos aracajuanos

 Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

A reportagem do CINFORM ON LINE segue abrindo espaço para que os candidatos a prefeito de Aracaju possam apresentar suas propostas e colocar suas posições sobre temas adversos, em condições de igualdade, onde o eleitorado é quem vai avaliar o que está posto e fará suas escolhas. Nesta edição nossa entrevistada é Danielle Garcia (MDB), que valoriza o fato de tantas mulheres estarem disputando o comando da Prefeitura de Aracaju e reconhece que a Saúde pública é o maior problema enfrentado pela população da capital. Danielle se diz preparada para o desafio e que o povo já conhece sua coragem e competência. Ela também comenta sua relação com o governador Fábio Mitidieri (PSD). Confira a seguir esta entrevista exclusiva:

CINFORM ON LINE: Iniciando a entrevista, vamos à pergunta que não quer calar: de onde surgiu o desejo de disputar a Prefeitura de Aracaju? O que lhe motivou?

DANIELLE GARCIA: Eu amo Aracaju! Cada canto dessa cidade me traz uma lembrança que gera um sorriso. E a cada abraço e conversa a certeza de que ela pode ser um lugar muito melhor para nossa gente viver. Eu acredito de verdade que chegou a hora de cuidar dessa cidade com coragem, transparência, diálogo e honestidade. Chegou a hora de priorizar a dignidade da nossa população, garantir a educação de qualidade para as nossas crianças e jovens, reestruturar a saúde e o cuidado para todas as pessoas e fortalecer a nossa capacidade de gerar riquezas e renda com sustentabilidade. Temos a missão de transformar vidas. Estamos na política para servir e isso significa, juntar uma equipe técnica, altamente qualificada para entregar os melhores serviços para a população com muito diálogo e escuta.

CINFORM ON LINE: Aracaju é uma cidade que cresce de forma desordenada há anos por conta de um Plano Diretor desatualizado desde 2010. A senhora se compromete com a sua revisão já para 2025?

DANIELLE GARCIA: Em nossa gestão, a revisão e atualização do Plano Diretor deixará de ser apenas uma promessa de campanha. E faremos isso dialogando com a população e também com os vereadores, que terão um papel fundamental para a concretização desta antiga demanda. Vamos nos empenhar para que isso seja feito o quanto antes.

CINFORM ON LINE: A licitação do transporte coletivo é a solução do sistema? A senhora tem alguma outra sugestão a respeito? Qual a sua posição?

DANIELLE GARCIA: O transporte público da região metropolitana enfrenta uma grave crise há anos e que impacta os usuários do serviço não apenas da capital, mas de outras três cidades da região metropolitana. Como se trata de um serviço público, ele precisa ser licitado sim, mas esse processo precisa ser revisto, já que ele foi concluído agora, ao final da gestão do atual prefeito Edvaldo, às vésperas da eleição, a toque de caixa e repique de sino. Ao chegar na Prefeitura de Aracaju, uma das nossas prioridades será buscar entender as decisões judiciais que permeiam o processo desde o lançamento do edital de licitação para decidir se faremos outra licitação ou continuaremos com essa. O que sabemos é que os aracajuanos e a população das outras cidades que têm o mesmo sistema, hoje administrado por Aracaju, precisam de uma resposta e uma solução rápida e efetiva.

CINFORM ON LINE: Um dos principais problemas da cidade encontra-se na falta de mobilidade, com diversos pontos de congestionamentos. O que pode ser feito para melhorar este problema?

DANIELLE GARCIA: Aracaju tem uma frota volumosa e que cresce exponencialmente. Ao mesmo tempo, temos vias muito estreitas, com asfalto de péssima qualidade, sobretudo nas regiões mais afastadas do Centro, e com sinalização deficiente. Temos propostas para resolver essas questões, com melhorias na infraestrutura viária e incentivo à utilização de outros modais de transporte para pequenas distâncias, como a bicicleta. Além disso, a solução para esse problema também passa pela melhoria do serviço de transporte público coletivo.

CINFORM ON LINE: Como a senhora avalia a política educacional na rede pública municipal e o que propõe para inovar e melhorar?

DANIELLE GARCIA: Eu tenho falado sobre a falta de participação dos professores nas decisões referentes à educação do nosso município. Acredito na valorização dos professores e demais profissionais que compõem a educação municipal e uma gestão democrática e participativa. Para isso, tenho ao meu lado um vice que é professor e já foi diretor de escola pública, então, juntos vamos trazer o professor para o centro da gestão escolar e valorizar esses profissionais, estimulando a melhoria dos índices educacionais, que hoje estão abaixo da média nacional.

CINFORM ON LINE: O que o povo pobre de Aracaju pode esperar da sua gestão quando o quesito é Saúde Pública?

DANIELLE GARCIA: A saúde é o maior motivo de reclamação das pessoas hoje em Aracaju. São remédios faltando no posto, não conseguem marcar consultas, o pessoal da Zona de Expansão reclama das dificuldades de acesso, entre outras reclamações frequentes. Mas o nosso plano de governo traz propostas muito viáveis, como a construção de uma UPA na Zona de Expansão, que, aliás, o senador Alessandro Vieira conseguiu na justiça o recurso e a viabilidade necessária para a construção de uma UPA para essa região e o prefeito Edvaldo não quis, disse que não tinha interesse. Hoje, a gente vê essa proposta no plano de governo do seu candidato à sucessão. Vamos implantar ainda a Upinha para melhor atender as nossas crianças e jovens e como forma de antecipação aos períodos de sazonalidade das gripes e viroses, que lotam as nossas unidades atualmente. Além disso, vamos promover a saúde da população com foco em qualidade de vida e saúde integral, trabalhando para zerar a fila de exames, profissionalizando, informatizando e despartidarizando a gestão da saúde de Aracaju.

CINFORM ON LINE: Há sempre quem reclame da falta de uma política social eficiente na nossa capital. O que a senhora pensa em desenvolver, sendo eleito prefeito?

DANIELLE GARCIA: Aracajuanos e aracajuanas se esforçam diariamente para serem suas melhores versões. Um povo dedicado, criativo, que não desiste de lutar para sobreviver precisa de melhores condições para conseguir viver. Vamos trabalhar com parcerias estruturadas e reconstruir a confiança da população aracajuana na política e na gestão pública. As pessoas serão o centro da nossa gestão. Vamos trabalhar para ampliar a rede de proteção e promoção de grupos vulneráveis, combater a miséria e a fome, além de promover o desenvolvimento familiar e garantir uma renda mínima para a população em situação de pobreza extrema.

CINFORM ON LINE: Vencendo a eleição para a PMA, como a senhora pretende se relacionar com o governador Fábio Mitidieri e com o governo Lula? Existe algum tipo de aproximação política ou tudo ficará no campo institucional?

DANIELLE GARCIA: Eu sou aliada do governador Fábio Mitidieri, caminhamos juntos desde o segundo turno das eleições de 2022, quando eu apoiei o seu projeto para Sergipe. Estava como secretária de Políticas Públicas para as Mulheres no seu governo até o início da campanha. Então, continuaremos juntos e teremos uma gestão de parceria entre a prefeitura e o governo. Também vamos buscar sim o Governo Federal e os nossos parlamentares, independentemente de partido, pois a prioridade será sempre a melhoria da qualidade de vida dos aracajuanos.

CINFORM ON LINE: A senhora tem sido muito criticada pela mudança de posição política, quando passou a compor o agrupamento liderado pelo governador Fábio Mitidieri. A senhora se arrepende? A proximidade do grupo de Edvaldo Nogueira não foi prejudicial? A rejeição do senador Alessandro também não atrapalha sua campanha?

DANIELLE GARCIA: Não há qualquer arrependimento. Foi uma decisão tomada de forma consciente e a parceria com o governador Fábio Mitidieri rendeu bons frutos, pois Sergipe ampliou suas políticas para as mulheres. Quanto a Edvaldo, era natural que mantivéssemos uma boa relação, uma vez que os dois são do grupo político de Fábio. Mas, apesar disso, eu nunca fiz parte do projeto de Edvaldo, tanto que ele tem o candidato dele, mesmo recebendo o convite não aceitei ser sua vice e sigo com a minha candidatura. Em relação a Alessandro, ele é um amigo e esteve comigo num dos momentos mais difíceis da minha carreira profissional, entregando o cargo quando fui exonerada da Deotap. Ele é um senador que faz um mandato de destaque e sem nada que macule a sua imagem. Sem contar que destinou recursos para obras, serviços e projetos em Sergipe, inclusive, com a possibilidade participação popular na indicação de parte de suas emendas.

CINFORM ON LINE: Como a senhora avalia o papel das Igrejas na Política? Entende que elas podem contribuir ou não devem se envolver?

DANIELLE GARCIA: As igrejas, assim como outras instituições da sociedade civil, têm um papel importante na formação de valores e na promoção do bem-estar social. Elas podem contribuir para o debate público, principalmente quando promovem a justiça, a solidariedade e o respeito às diferenças. A fé é algo pessoal, mas o governo precisa ser para todos, independentemente de crenças religiosas. A participação de líderes religiosos na política deve sempre respeitar essa distinção, para que os direitos de todos os cidadãos, de todas as crenças e até dos que não têm fé, sejam igualmente respeitados.

CINFORM ON LINE: Qual a sua avaliação dos seus adversários considerando que todos já estão devidamente registrados? Depois de não ter sido eleita prefeita e senadora, o que lhe incentiva a acreditar que pode vencer a eleição em Aracaju? Qual a expectativa de vereadores eleitos na Câmara Municipal?

DANIELLE GARCIA: São candidaturas legítimas e que estão sendo submetidas à avaliação dos aracajuanos, que democraticamente escolherão quem eles querem administrando a capital pelos próximos quatro anos. Eu estou feliz em ver tantas mulheres na disputa pela Prefeitura de Aracaju. Acredito que seja a primeira vez que isso acontece e isso é um avanço importante para a nossa cidade, que poderá ter a primeira mulher eleita prefeita. Quanto às minhas eleições anteriores, elas me credenciam para estar aqui novamente. Eu tenho um público fiel em Aracaju e que está disposto a votar em uma candidata que tem coragem para administrar a cidade, com transparência, diálogo e honestidade. Já em relação à eleição para a Câmara, acredito que teremos mais uma vez uma grande renovação. Aproveito para pedir aos aracajuanos que avaliem e votem nos candidatos do MDB.

CINFORM ON LINE: Concluindo a entrevista, para quem não a conhece ainda, que mensagem a senhora deixa para o eleitorado aracajuano? Qual será o direcionamento da sua campanha este ano?

DANIELLE GARCIA: Todos sabem da minha coragem e da minha competência. Todo mundo sabe que eu sou a mesma delegada que recuperou mais de R$ 200 milhões para os cofres públicos, que defendeu o cidadão quando ele mais precisou. Que foi perseguida, que foi afastada, que respondeu inúmeros processos por exercer minha função, todos vitoriosos. Uma tentativa de nos afastar da nossa missão, de fazer aquilo que é necessário fazer, com coragem e determinação. Por isso que eu não preciso ser a candidata que está atrelada a um governador, a um presidente, ou a um pai, ou a um marido. Todo mundo conhece a delegada Danielle, que, muitas vezes, sozinha enfrentou os bandidos mais perigosos do nosso estado, os bandidos de colarinho branco, aqueles que não aparecem, que o rosto não está aqui pra gente ver, mas que nos ameaçam, nos diminuem, que fazem de tudo para fazer com que a gente não atue, seja na polícia, como fizeram comigo, seja na política. Então, eu não sou essa pessoa, eu defendo ideias, eu defendo propostas, eu não preciso me esconder. Eu assumo um compromisso com cada pessoa que, como eu, quer que essa cidade avance e seja o melhor lugar para todos nós vivermos. Por isso, no dia 6 de outubro, vote na delegada Danielle!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Grandes atrações vão comandar a Feijoada do Externato São Francisco de Assis neste sábado

    A tradicional Feijoada Beneficente do Externato São Francisco de Assis [...]

  • Petrobras atinge marca de 1 milhão de acionistas individuais na bolsa

    A Petrobras alcançou a marca inédita de um milhão de [...]

  • É fake: comprovante de votação não serve como prova de vida

    A notícia que circula na internet, supostamente assinada pelo Tribunal [...]

  • Entenda a proposta que retira gastos com terceirização dos limites de despesas com pessoal

    Pronto para ser analisado no Senado Federal, o projeto de [...]

  • Bolsa Família: CAIXA alerta beneficiários para golpes por SMS e WhatsApp

    Atenção, beneficiários do Bolsa Família! A CAIXA alerta sobre um [...]