Esta foi a primeira eleição on-line da OAB sergipana
4.140 advogados votaram pela reeleição; Clara Machado ficou em segundo lugar
A advocacia sergipana vivenciou um marco histórico nessa terça-feira (19), com a reeleição de Danniel Alves Costa como presidente da OAB/SE para o triênio 2025-2027, recebendo 4.140 votos. Esta foi a primeira vez que a seccional realizou eleições online, uma iniciativa da gestão de Danniel. A Chapa 5, liderada por Clara Machado, obteve 25,25% (1.908 votos); seguida pela Chapa 3, encabeçada por Ana Lúcia, que alcançou 13,23% (999 votos); e pela Chapa 1, que teve como candidato Eduardo Roberti, com 6,69% (505 votos).
Junto a Danniel, assumirão a nova diretoria Maria Edênia Passos Mendonça (vice-presidente), Andrea Leite de Souza (secretária-geral), Raphael de Azevedo Ferreira Reis (secretário-geral adjunto) e Ismar Francisco Ramos Filho (diretor-tesoureiro).
Para o Conselho Federal, foram eleitos Cristiano Pinheiro Barreto, Clara Arlene Ferreira da Conceição, Fábio Brito Fraga, Lilian Jordeline Ferreira de Melo, Nilton Lacerda da Silva Filho e Roseline Rabelo de Jesus Morais, além dos conselheiros seccionais. A Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) será presidida por Gloria Roberta Moura Menezes Herzfeld, com Ricard Cezar Nascimento de Oliveira como vice-presidente.
Eduardo Oliveira
O presidente da Comissão Eleitoral, Eduardo Oliveira, avaliou positivamente as eleições da OAB/SE e destacou que a nova diretoria foi eleita de forma democrática e legítima. “A primeira eleição on-line da Ordem foi muito tranquila, sem intercorrências relevantes, com abstenção de apenas 8% e tudo fluiu dentro da normalidade”.
“A advocacia conseguiu votar sem dificuldade, colocamos pontos de apoio para votação distribuídos nas regionais, em nossa sede e nos coworkings, para que a advocacia, que preferiu votar pessoalmente em um desses locais, tivesse garantido seu direito de voto. Tivemos uma eleição acirrada, mas leal. Um exemplo de democracia para a advocacia sergipana, uma eleição com paz, responsabilidade e civilidade”, finaliza.
Danniel Costa
“Somos uma só advocacia, uma só OAB. Essa é a vitória da união, a vitória do amor e da esperança, a vitória de quem vai seguir fortalecendo e valorizando a classe, com mais inclusão, mais inovação e muito mais integração. O sentimento de pertencimento à Ordem e o orgulho da profissão continuarão sendo cultivados, da capital ao interior, com os novos compromissos firmados”, destacou.
Danniel ainda acrescentou dizendo que “nossos agradecimentos a todos os colegas pela expressiva votação. Recebemos esse resultado como uma missão, a grande missão de lutar para que a advocacia tenha, cada vez mais, condições sólidas de exercer seu essencial papel social. Abraço no coração e muito obrigado. Vamos em frente!”, concluiu o presidente reeleito.
Quem é o presidente?
Danniel Costa é o atual presidente da OAB/SE, eleito em 2021. Especializado em Direito Eleitoral e Improbidade Administrativa, é pós-graduado em Direito Processual Civil, Direito Civil e Processo Civil, e possui especializações em Direito Eleitoral, Constitucional e Direito Público. É também membro do Instituto Sergipano de Direito Eleitoral (ISEDE) e atualmente lidera o Núcleo de Direito Público em seu escritório.