Cidades mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente, com adoção de fontes de energia limpa e ampliação de áreas verdes, e ações de enfrentamento às desigualdades sociais como estratégia para o desenvolvimento deram o tom do primeiro dia do encontro “Reflexões sobre o futuro das cidades”, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos, que acontece em João Pessoa, na Paraíba. O evento, coordenado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, presidente da FNP, e pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, começou ontem, 1º, e prossegue até esta sexta-feira, 2. Os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), além de mais de 50 prefeitos participaram do evento. “Nossa expectativa é que, nestes dois dias, nós possamos discutir sobre o futuro das cidades, mas também sobre o que já está posto no presente e que necessita de efetividade da nossa parte, enquanto gestores”, afirmou Edvaldo.

Na agenda que cumpre em João Pessoa, como presidente da Frente Nacional de Prefeitos, o prefeito Edvaldo Nogueira foi recebido ontem pelo governador da Paraíba, João Azevêdo, que é o presidente do Consórcio Nordeste. No encontro, eles trataram de temas comuns aos governos municipais e estaduais, como filas para cirurgias na rede de saúde, financiamento do transporte público, reforma tributária e novos investimentos em educação. “A reunião foi bastante importante porque precisamos unir forças para buscar soluções para os problemas nacionais”, declarou Edvaldo. “Sou um governador municipalista, então é muito salutar este tipo de diálogo entre os entes federativos”, salientou o governador da Paraíba.

Segundo dia de debates – O evento “Reflexões sobre o futuro das cidades”, prossegue hoje, dia 2, e contará com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do deputado federal e membro da bancada da FNP no Congresso, Jonas Donizette, do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, além do deputado federal e relator do Projeto de Lei 4392/2021, Isnaldo Bulhões. Os principais temas que nortearão as discussões serão a reforma tributária, o financiamento do transporte público, os impactos do piso da enfermagem, o Conselho da Federação, e os desafios para a universalização da conectividade nos municípios.

 

Fonte: Prefeitura de Aracaju

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Glicia Kelline vai ministrar imersão presencial ‘Comunicação em Essência’ em Aracaju

    A treinadora Glicia Kelline está nos últimos preparativos para realizar [...]

  • Ministro garante que não faltarão recursos contra seca e queimadas

    O governo federal vai garantir todos os recursos financeiros necessários [...]

  • Marco na erradicação da pólio, gotinha dá lugar à vacina injetável

    A vacina oral poliomielite (VOP, na sigla em inglês), será [...]

  • Projeto Bolsa Atleta Estadual é aprovado na Alese

    O Projeto de Lei nº 338/2024, que institui o programa [...]

  • Sergipe vai sediar seminário de desenvolvimento técnico-científico em educação permanente no SUS

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da [...]