Mário de Mi Fontes confirma pré-candidatura e diz que “está pronto, preparado e querendo”

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

Dando continuidade com a série de entrevistas com pré-candidatos nas eleições de 2024, a reportagem do Caderno O VOTO conversou com Mário de Mi Fontes (União), pré-candidato a prefeito de Riachão do Dantas este ano. Na oportunidade ele destaca que pretende usar sua experiência como administrador de empresas e produtor rural para dar novos rumos na gestão do município. Mário destaca as parcerias políticas que mantém, por exemplo, com o ex-deputado André Moura (União) e com o ex-governador Belivaldo Chagas (PODE). Ele revela que votou no governador Fábio Mitidieri (PSD) em 2022, mas entende que o PSD deve ter pré-candidato em seu município este ano. Mas não descarta um novo entendimento para 2026. Confira, a seguir, esta entrevista:

O VOTO: Iniciando a entrevista, o senhor manifestou o desejo de disputar o comando do município. Por qual motivo?

MÁRIO DE MI FONTES: Sim, com certeza. Sou riachãoense e a partir da minha família, principalmente influenciado pelo meu pai que sempre atuou na política, vim acompanhando a atuação dele nos dois mandatos de vice-prefeito e um de vereador, observando, portanto, as suas caminhadas pelas regiões de Riachão do Dantas, ao lado do povo bom e humilde. Ao observar isso, surgiu em mim o desejo de contribuir através da minha juventude com nosso município, porque acredito que dá para fazer a diferença, por meio da minha experiência como administrador de empresas e produtor rural. Estou pronto, preparado, querendo e minha pré-candidatura está confirmada. Acredito que é possível renovar com qualidade a política riachãoense. A nossa gente clama por isso, sinto esse clamor por onde ando nos quatro cantos de Riachão do Dantas.

O VOTO: Qual a sua avaliação sobre a atual gestão em Riachão do Dantas?

MÁRIO DE MI FONTES: Assim como os riachãoenses, esperávamos que algumas áreas na administração municipal funcionassem como deveriam. Como em todas as gestões, existem os pontos positivos e negativos. Acredito que não podemos esperar muita coisa nestes últimos seis meses que restam do mandato da prefeita Simone Andrade.

O VOTO: Áreas estratégicas como saúde e educação, por exemplo, estão funcionando a contento?

MÁRIO DE MI FONTES: Não. Os números por si só conseguem transmitir a realidade desde o início da atual gestão até o presente momento, pois, em relação a Educação, cuja gestora é uma professora, de acordo com os dados publicados pelo Censo Demográfico de 2022 (cuja publicação fora este ano), mais precisamente no mês de maio, o município encontra-se numa delicada posição no tocante a alta taxa de analfabetismo. Em seguida, na Saúde, os dados recentes mostraram uma queda vertiginosa no índice oficial do Previne Brasil, posicionando o município no antepenúltimo lugar, dentre os 75 municípios sergipanos. Logo, tais índices deixaram que o município de Riachão do Dantas sem receber recursos.

O VOTO: Existem muitas obras em andamento no município? As realizações vêm de recursos próprios ou de dinheiro da União?

MÁRIO DE MI FONTES: Existem obras em andamento e muitas paralisadas. Em sua maioria, as obras são oriundas de recursos de emendas parlamentares, ou seja, da União.

O VOTO: Quem será o vice-prefeito na chapa majoritária? Já tem alguma definição neste sentido?

MÁRIO DE MI FONTES: O nosso agrupamento no momento certo irá escolher e assim, definir o nome que irá compor a chapa comigo no pleito de outubro. Estamos conversando com várias lideranças, partidos políticos e segmentos para escolher, de forma consensuada, a pessoa que irá junto comigo traçar novos caminhos para Riachão do Dantas.

O VOTO: O senhor conta com o apoio do governador Fábio Mitidieri em seu palanque? Com quem o senhor tem compromisso político para 2026?

MÁRIO DE MI FONTES: Nas eleições de 2022, por meio de uma articulação política do ex-deputado André Moura, uma vez que o nosso grupo apoiou a então candidata a deputada federal, Yandra Moura (União), por isso, o caminho natural naquele ano era votar em Fábio Mitidieri, até mesmo por acreditar no seu projeto de desenvolvimento do nosso Estado, iniciado pelo ex-governador e amigo Belivaldo Chagas. Sobre o apoio do governador ao nosso projeto, acreditamos estar descartado, uma vez o que PSD até o presente momento tem pré-candidato a prefeito. E antes de 2026, teremos o pleito de 2024, portanto, vamos aguardar os desdobramentos.

O VOTO: Como é a sua relação política com o ex-deputado André Moura?

MÁRIO DE MI FONTES: A nossa afinidade política com o ex-deputado federal e líder, André Moura, vem de longas datas. O nosso grupo político o tem apoiado desde a sua primeira eleição de deputado federal no ano de 2010 e, desde então, marchamos politicamente juntos. André vem contribuindo muito com Sergipe e também com Riachão do Dantas, inclusive, recentemente, foram inauguradas obras executadas com emendas parlamentares dele (Mercado Municipal e CRAS). Ser um liderado de André Moura é motivo de orgulho, pelos relevantes serviços que ele vem prestando ao Estado de Sergipe e também pelo seu impressionante poder de articulação.

O VOTO: Quais os políticos que já aderiram ao seu projeto?

MÁRIO DE MI FONTES: O ex-deputado André Moura, a deputada federal Yandra Moura, os deputados estaduais Ibrain de Valmir, Carminha Paiva e Kaká Santos, o ex-governador Belivaldo Chagas (o qual no último fim de semana estivemos juntos na Região da Serra), o ex-deputado e atual secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, além de outros deputados estaduais, federais e prefeitos que no momento oportuno declararam apoio ao nosso projeto.

O VOTO: Quais partidos estão apoiando o seu projeto e como ficaram as chapas para vereador? Qual a estimativa de eleitos dentro do seu agrupamento?

MÁRIO DE MI FONTES: Os dois partidos que desde o primeiro momento estão conosco são o União Brasil, o qual estou filiado e sou pré-candidato, e o Podemos. A nossa projeção é que o nosso grupo eleja até cinco vereadores e destaco que todos os pré-candidatos a vereador estão filiados ao União Brasil.

O VOTO: Concluindo a entrevista, qual o seu principal compromisso caso assuma o comando do município a partir do próximo ano?

MÁRIO DE MI FONTES: Como já disse, dá para fazer diferente e melhor. Estou com a nossa equipe de pré-campanha debatendo novos caminhos para que sejam traçados para os riachãoenses. Riachão é um município agrícola, portanto, Agricultura deve ter uma atenção especial. A Saúde e a Educação são pilares importantes numa sociedade, sem esquecer da Ação Social. No momento certo, evidenciarei todas as ideias que pretendo colocar em prática, caso Deus e o povo concretizem o nosso desejo, que não é pessoal, e sim, coletivo.

FRASES

“Estou pronto, preparado, querendo e minha pré-candidatura está confirmada”

“Estou com a nossa equipe de pré-campanha debatendo novos caminhos para que sejam traçados para os riachãoenses”

“André vem contribuindo muito com Sergipe e também com Riachão do Dantas”

“Na Saúde os dados recentes mostraram uma queda vertiginosa no índice oficial do Previne Brasil”

“Acredito que não podemos esperar muita coisa nestes últimos seis meses que restam do mandato da prefeita Simone Andrade”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Políticos “frios” e “impopulares” não serão eleitos e nem reeleitos em 2026

    A eleição de 2026 já se iniciou nos bastidores da [...]

  • ARACAJU – “Vocês terão portas abertas para tratar de todas as demandas”

    Emília Corrêa enviará para a CMA projetos para criar e [...]

  • Edital do concurso da Saúde é publicado no Diário Oficial

    Nesta segunda-feira, 3, o governador Fábio Mitidieri anunciou a publicação do [...]

  • Netinho vai puxar bloco ‘Por Amor Ao Iate’ mais uma vez e convida público para prévia carnavalesca em Aracaju

    O público pediu e mais uma vez o cantor Netinho [...]

  • Maurício Maravilha comemora início dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Aracaju

    Foi aberto oficialmente os trabalhos da nova legislatura da Câmara [...]