No último domingo, durante a premiação do Oscar, o comediante e apresentador de um dos prêmios, Chris Rock, ironizou a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, esposa do ator Will Smith.
Chris Rock, um dos apresentadores da noite, comparou Jada com a personagem de Demi Moore no filme “Até o Limite da Honra”, que raspa a cabeça para entrar no corpo de fuzileiros navais, e assim esconder sua feminilidade. Após o comentário, o ator, que conquistou a sua primeira estatueta com o filme “King Richards: Criando Campeãs”, subiu ao palco do Oscar e deu um tapa no rosto de Chris Rock.
Jada Smith precisou raspar seu cabelo pois sofre de alopecia, uma doença autoimune provocada por fatores genéticos, estresses diversos e resultado de outras doenças (como hipotireoidismo) que deixa os fios capilares mais finos e impede o seu crescimento.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) estima que a doença acometa até 2% da população mundial, sendo que a alopecia androgenética atinge 5% das mulheres. A doença não é contagiosa e não apresenta riscos à saúde, além da perda capilar.
Por ser uma doença autoimune, não há um tratamento definitivo para o problema. Há medidas paliativas para evitar a queda dos fios de cabelo, como medicamentos orais e bloqueadores hormonais. Para os casos em que os fios já caíram, a solução é um transplante capilar nas áreas afetadas pela calvície.
Sintomas e tratamento
A alopecia areata, que é a condição de Jada, não possui nenhum outro sintoma além da perda brusca de cabelos, com áreas arredondadas, únicas ou múltiplas, sem demais alterações. A pele é lisa e brilhante e os pelos ao redor da placa saem facilmente se forem puxados.
Medicamentos tópicos como minoxidil, corticoides e antralina podem ser associados a tratamentos mais agressivos como sensibilizantes, tipo a difenciprona, ou metotrexate.
Corticoides injetáveis podem ser usados em áreas bem delimitadas do couro cabeludo ou do corpo. A opção deve ser realizada pelo dermatologista em conjunto com o paciente, pois cada caso é um caso. A automedicação não é recomendada.