Por Keizer Santos

O último domingo de agosto, dia 29, às 19h, na Igreja Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto, marcará o lançamento do primeiro volume do livro intitulado ‘No Colo da Piedade’. De autoria dos escritores Alexandre Fontes, Claudefranklin Monteiro e Taysa Mércia Damaceno, a obra integra a coleção ‘Memória Histórica da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade’. A solenidade, que será transmitida no youtube da Paróquia, marcará também o início do novenário da festa de Nossa Senhora da Piedade.

Por meio de relatos, a coleção pretende evidenciar a história da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. No primeiro volume, a obra destaca a Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Cidade Nova, em Lagarto; a senhora Maria Teles Cerqueira e a sua devoção à Nossa Senhora Auxiliadora e os relatos sobre a imagem de Nossa Senhora da Piedade.

Segundo o historiador Alexandre Fontes, a obra evidencia os aspectos da fé, mas com rigor científico. “Trata-se de um projeto editorial de fé, mas também científico diante do compromisso de seus autores com as memórias, com os discursos e com a ciência histórica. A obra leva em consideração a importância de uma das mais tradicionais e antigas paróquias do estado de Sergipe. Uma obra para ler, aprender e se emocionar. Seu primeiro volume será dedicado a Rafael Batista, falecido este ano e que deixou um legado de serviço aos paroquianos e ao clero da Piedade. Ainda em janeiro deste ano, Rafael esteve presente nas origens deste projeto editorial”, destacou o autor.

 

 

Ainda segundo Alexandre Fontes, o homenageado Rafael Batista, era bacharel em Direito e administrava os cemitérios da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. “Dedicado, também formava coroinhas e dava assistência aos sacerdotes. Em dezembro de 2020, juntamente com outros autores, lançou o livro Sob o Manto da Virgem Morena, comemorativo aos 60 anos da Diocese. Jovem, faleceu em maio deste ano, vítima do novo coronavírus (Covid-19)”, relatou.

O primeiro volume da obra ‘No Colo da Piedade’ conta com apoio do bispo da Diocese de Estância, Dom Giovanni Crippa, dos padres Paulo Seza Bispo dos Santos e Rodrigo Fraga Sant’ Anna, do comércio local e da sociedade. Com pouco mais de 100 páginas, o livro sairá com uma tiragem de 500 exemplares, e será vendido na Secretaria Paroquial da Piedade e na Livraria Adhonai, em Lagarto, ao preço simbólico de R$ 20,00 (vinte reais). A previsão é que o segundo volume seja lançado em agosto de 2022.

 

 

Os autores

Alexandre Simões Fontes é sergipano de Lagarto, historiador e escritor. Possui MBA em Marketing, Comunicação Integrada e Assessoria e em Mídias Digitais pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese). Autor do livro “Nossa Senhora da Piedade, uma devoção tricentenária (1979), publicado em 2015, esta será sua segunda obra, desta vez, em parceria autoral. O autor também atua em assessoria de comunicação pública e privada, além de ser proprietário do Portal Lagarto Notícias.

 

Claudefranklin Monteiro Santos é professor, escritor e historiador lagartense. Atua no departamento e no programa de Pós-graduação do mestrado em História da Universidade Federal de Sergipe. Autor de cerca de dez livros, integra diversas academias literárias, inclusive a Academia Sergipana de Letras e a Academia Lagartense de Letras, esta última, sendo um de seus fundadores, em 2013. Suas obras mais recentes foram ‘EUTÍMIA: crônicas para não esquecer’ e ‘150 de Religiosidade e Fé da Paróquia de Senhora Sant’Ana do Boquim-SE (1870-2020)’, este em parceria com a escritora Ana Medina Fonseca.

 

Taysa Mércia dos Santos Souza Damaceno é Doutora em Linguística Aplicada e Mestra em Letras, professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe e professora do Mestrado Profissional em Letras/UFS. Paroquiana de Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto/SE, Taysa Damaceno também integra a Academia Lagartense de Letras. Autora dos livros didático-gramática, leitura e ensino da língua portuguesa: contribuições para a prática docente, em parceria com Raquel Meister Ko. Freitag, pela Editora UFS; e organizadora do Caderno de Criação Docente, pela Criação Editora. A professora

desenvolve pesquisas sobre linguagens, representações discursivas e práticas sociais.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasileiras: 1/5 já sofreu ameaça de morte dos ex e atuais parceiros

    No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram [...]

  • Programa Sementes do Futuro melhora produtividade e garante segurança alimentar aos agricultores sergipanos

    Na comunidade Lagoa do Roçado, em Monte Alegre, alto sertão [...]

  • Teo Santana esclarece desconforto no WE LOVE PAGODE, responsabiliza a casa de eventos e pede desculpas ao público

    A Teo Santana Produções & Eventos vem a público apresentar [...]

  • Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

    As expectativas do mercado financeiro relacionadas à inflação estão mais [...]

  • Fanese promove encontro inédito integrando cursos em debate sobre Direito à Cidade

    O direito à cidade é um tema central para repensarmos [...]