Por Habacuque Villacorte
Este colunista já “cantou essa pedra” semanas atrás, mas alguns setores ou não levaram em consideração ou tentam “camuflar” quase que uma “verdade absoluta”: entre 10 aliados do governador Belivaldo Chagas (PSD), e até entre seus adversários, há uma expectativa natural de 8 ou 9 consultados, pela confirmação do nome do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) como pré-candidato ao governo pela situação. Desde meados de 2021 que o parlamentar vem se preparando para enfrentar este desafio, e a liderança política que exerce no agrupamento lhe condiciona esta “preferência”.
Mitidieri intensificou suas visitas pelos quatro cantos de Sergipe; tem sido incentivado por lideranças políticas do interior e da capital; vem conseguindo transitar bem em Brasília (DF), pelos corredores do Congresso Nacional, sem restrições nos Ministérios e órgãos do governo federal; sem contar que conta com a defesa intransigente da Executiva Nacional de seu partido, que já manifestou o desejo de vê-lo disputando o governo de Sergipe. Seu principal “opositor” dentro da base, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), aparentemente “esfriou” sobre as intenções de deixar a PMA e disputar o governo.
Fábio não se envolve em polêmicas sobre a disputa presidencial; está separando bem uma eleição da outra e assim consegue agradar vários segmentos políticos, inclusive petistas que não se sentem confortáveis em apoiar a pré-candidatura do senador Rogério Carvalho (PT) ao governo do Estado. Mitidieri também não se envolve nas disputas dentro do seu agrupamento pela indicação vagas de vice-governador e de senador na chapa governista. Seu marketing trabalha bem seu nome para que seja o escolhido, como consenso, em meados do próximo mês de Março.
Além do PSD, já tem o apoio do União Brasil e do MDB para ser o pré-candidato a governador. Pode receber, em breve, a confirmação do PP, do PDT e, possivelmente, do Republicanos. O PL também não está descartado, e um entendimento estaria também muito próximo de ocorrer. E outro aspecto positivo para Fábio: sem máculas, não vem sendo contestado nem por seus possíveis adversários: os senadores Rogério Carvalho e Alessandro Vieira (Cidadania). Pelo menos, por enquanto, “navega sob mar tranquilo” para ser o “escolhido” e iniciar a campanha com certo “favoritismo”. Pode até não vencer a eleição, mas está sim pronto, para representar o governo na disputa eleitoral…