Sergipanos e turistas compareceram à Orla da Atalaia nesta sexta-feira, 16, para apreciar uma programação dedicada ao forró tradicional, com muito pé de serra, xote, xaxado e baião. No Palco Rogério, se apresentaram Casaca de Couro, Thais Nogueira, Alcymar Monteiro e Targino Gondim, na 14ª noite do Arraiá do Povo, que ficou marcada pelo regionalismo e por importantes vozes da música sergipana e nordestina da contemporaneidade.
A primeira atração a subir ao palco foi a banda sergipana Casaca de Couro, grupo musical de referência em Sergipe, que tem em seu repertório a influência de Jackson do Pandeiro e de Luiz Gonzaga. O vocalista Joaquim falou sobre a importância da valorização do forró tradicional em grandes eventos como o Arraiá do Povo. “A programação está bem diversificada. Hoje, nós tivemos o prazer de abrir a noite em uma data que consagra em sua grade a música regional. A gente viaja o Brasil inteiro fazendo forró pé de serra, assim como Thais Nogueira, Alcymar Monteiro e Targino Gondim. Portanto, o Governo do Estado está de parabéns mais uma vez. O povo que veio aqui hoje vai conhecer um pouco da história do melhor do forró pé de serra brasileiro”, destacou.
Dando continuidade às atrações sergipanas da noite, a segunda a se apresentar no Palco Rogério foi a cantora sergipana Thais Nogueira, que levou muita animação aos admiradores do forró raiz. Filha de um dos principais nomes do forró sergipano, o sanfoneiro Erivaldo de Carira, e irmã de um dos expoentes da sanfona na atualidade, Mestrinho, Thais se destaca por evidenciar a regionalidade, algo que traz da herança familiar.
“É uma noite extremamente forrozeira. Pra mim, que levanto a bandeira do forró, é motivo de muito orgulho, porque tenho uma história no Arraiá do Povo junto com a minha família. Então, a gente fica muito feliz pelo reconhecimento da nossa família na nossa terra. Sei que a galera vai curtir muito essa energia nesse show, que vou trazer como uma homenagem a Rita de Cassia, uma das mais importantes compositoras do forró brasileiro, que é uma mulher que representa tantas outras. Portanto, não vai faltar muito xote e arrasta-pé”, comentou Thais Nogueira, antes de subir ao palco.
A terceira apresentação da noite foi a do cantor e compositor pernambucano Alcymar Monteiro. Conhecido como o ‘Rei do Forró’, e um dos principais nomes da música nordestina, Alcymar embalou os forrozeiros com músicas que marcaram gerações. Entre elas, estiveram os sucessos ‘Antônio, Pedro e João’ e ‘Nem olhou pra mim’.
“Voltar aqui é sempre um prazer renovado. Sergipe mora dentro do meu coração, há muitos anos eu amo esse povo que faz o melhor São João do Brasil, porque aqui é o ‘pais do forró'”, disse Alcymar Monteiro, destacando as homenagens a Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Reginaldo Rossi que fizeram parte do seu show.
Para fechar a noite de puro forró tradicional, o pernambucano Targino Gondim não deixou ninguém parado com seu forró pé de serra. Ganhador do Grammy Latino de Melhor Álbum de Raízes Brasileiras, Targino Gondim é conhecido por ter em suas composições letras marcadas pela poesia, irreverência e regionalismo nordestino, tornando-o uma das principais vozes da música nordestina da atualidade.
Pela terceira vez no Arraiá do Povo,Targino Gondim considera que o evento lhe torna mais próximo do público. “Sempre adorei cantar aqui. É um lugar em que eu tenho um contato mais próximo com as pessoas. Gosto muito desse carinho especial com o povo, e aqui retrata justamente isso. Então, estou muito feliz de cantar em uma data onde tem Thais Nogueira, que vem de uma família tão maravilhosa e tradicional aqui de Sergipe, com Erivaldo de Carira, Mestrinho e Erivaldinho”, comentou. O artista também destacou que seu repertório inclui canções como ‘Essa menina’, música que fez com a participação de Carlinhos Brown, além do sucesso ‘Esperando na Janela’. Também fizeram parte do show de Targino homenagens a Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Dominguinhos, Zé Ramalho e Alceu Valença, entre outros.
Vila do Forró – E a diversão não ficou só no Palco Rogério. Ainda na Vila do Forró, mais precisamente no Barracão da Sergipe, o forró correu solto com as atrações Bagdá O Oficial, Quadrilha Pioneiros da Roça e Meninos do Forró. Já no Coreto da Marluce, os visitantes foram recepcionados ao som de Fonseca Sintonia.
Fonte: Governo de Sergipe
Foto: Moema Costa