Com autoria do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Garibalde Mendonça (PDT), os parlamentares concederam em sessão especial ocorrida nesta sexta-feira (11), o Título de Cidadania Sergipana ao fundador Cooperativa de Transporte de Sergipe (Coopertase) Valdenes Ferreira. A sessão solene ocorreu no plenário Pedro Barreto de Andrade.

A entrega da honraria foi acompanhada por amigos e familiares. Valdenes Ferreira nasceu em Coronel João Sá (Bahia), mas foi criado no município de Carira. Ele iniciou  as atividades fazendo consertos e reparos em bicicletas. Ele começou a trabalhar como taxista e a vontade de seguir empreendendo no setor foi aumentando a cada ano. Com o passar dos anos, ele comprou um carro maior, conhecido como “Topic”, onde ele começou a realizar o transporte intermunicipal.

A vontade dele de empreender no setor estimulou a abertura primeira cooperativa de transporte alternativo no Brasil a ser regulamentada, a Cooperativa de Transporte de Sergipe (Coopertalse), em 1996, ele contribuiu para a profissionalização do transporte alternativo em Sergipe e que serviu de modelo para outros estados.

“Foi a Alese quem deu a oportunidade de regulamentar uma cooperativa de transporte alternativo, com isso mudamos o sistema no estado. Mudança foram feitas nas leis para garantir a mobilidade dos passageiros também. Por isso, eu estou muito feliz e grato pelo reconhecimento e homenagem”, destacou o homenageado Valdenes Ferreira.

Com a contribuição de Valdenes Ferreira, a Coopertalse cresceu e chegou a contar com uma frota de 250 micro-ônibus e geração de mais de 1000 empregos diretos e indiretos.

Para o deputado Garibalde Mendonça, através do seu trabalho Valdenes Ferreira conseguiu unir famílias e contribuiu na formação e educação de sergipanos. “Durante os 18 anos em que presidiu a Coopertalse, Valdenes Ferreira construiu um legado que transformou o setor de transporte em Sergipe. Em 2008, em reconhecimento ao seu trabalho, a cooperativa inaugurou a “Sede Administrativa Valdenes Ferreira”, uma justa homenagem ao homem que dedicou sua vida ao desenvolvimento da cooperativa e à melhoria das condições de transporte no estado”, ressaltou.

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Angélica Guimarães, falou sobre a importância do fundador da Coopertase para o estado. “Quando fui deputada e presidente da Alese, puder acompanhar a luta das pessoas que faziam o transporte público alternativo. Aqui aprovamos leis, que garantem a mobilidade e transporte dos sergipanos”, afirmou.

O vereador por Aracaju Breno Garibalde (REDE) destacou que. “Valdenes Ferreira tem um grande trabalho e que contribui para o desenvolvimento do estado de Sergipe”, disse.

De acordo com o cooperado Marcos Abreu. “Foi através do trabalho de Valdenes Ferreira eu consegui garanti o sustento da minha família”, declarou.

Presenças

O deputado Netinho Guimarães (PL), o prefeito de Carira Diogo Machado (PSD), e o prefeito de Nossa Senhora das Dores Luiz Mário (Cidadania)  também prestigiaram a concessão do Título de Cidadania Sergipana ao ex-presidente Cooperativa de Transporte de Sergipe Valdenes Ferreira.

A solenidade também foi acompanhada por representantes das cooperativas de transporte de Sergipe.

Fonte, Ascom – Alese.

Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Com telemedicina, Prefeitura amplia acesso a atendimento médico especializado em Aracaju

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Governo de Sergipe fortalece o serviço público com 19 concursos públicos em vigência e 530 convocações realizadas

    Assim como a geração de empregos, a valorização do serviço [...]

  • Embrapa na COP 29: Brasil é líder mundial em uso de biofertilizantes e biodefensivos

    Agrotóxicos e fertilizantes químicos são motivo de preocupação e críticas [...]

  • Brasileiras: 1/5 já sofreu ameaça de morte dos ex e atuais parceiros

    No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram [...]

  • Programa Sementes do Futuro melhora produtividade e garante segurança alimentar aos agricultores sergipanos

    Na comunidade Lagoa do Roçado, em Monte Alegre, alto sertão [...]