O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou da cerimônia de posse do promotor de Justiça Etélio de Carvalho Prado Junior como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). A solenidade, ocorrida nesta quarta-feira, 29, no plenário do tribunal, marcou a oficialização da nomeação feita pelo governador no último dia 20 de novembro. A escolha de Etélio Prado aconteceu a partir da lista tríplice enviada pelo TJ, sucedendo Edson Ulisses, que deixou a vaga por aposentadoria.
“O desembargador Etélio assume uma significativa responsabilidade de revitalizar o Tribunal de Justiça, deixando um notável legado de excelência e serviços dedicados à sociedade em cada etapa por onde passou. Desejo a ele discernimento nas decisões, sucesso contínuo e boa fortuna, sempre em conformidade com nossas leis. Que prossiga em sua missão destacada de defender e servir à comunidade sergipana”, enfatizou o governador Fábio.
Em seu discurso, o recém-empossado desembargador Etélio de Carvalho destacou que assume essa posição com o compromisso primordial de servir adequadamente à comunidade sergipana. “Darei o melhor de mim, aplicando todo o conhecimento e vivência adquirida ao longo dessas três décadas dedicadas integralmente à vida pública, focadas na carreira jurídica”, afirmou.
Ele também ressaltou a importância de assumir a desafiadora missão de suceder o desembargador Edson Ulisses de Melo. “Terei um olhar especial e voltarei minha atenção às causas da sociedade, lutando pela promoção dos direitos humanos fundamentais aos cidadãos e à propriedade do patrimônio público, sempre com zelo e integridade para contribuir com o Tribunal de Justiça de Sergipe”, reforçou.
Etélio ainda expressou sua gratidão ao governador Fábio. “Estarei sempre à disposição para o diálogo com o Poder Executivo, honrando a confiança depositada e preservando os interesses da sociedade sergipana”, concluiu.
O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Ricardo Múcio, destacou as qualidades do recém-nomeado desembargador, enfatizando que tais atributos foram essenciais para o desempenho das atividades no Tribunal. “Sua colaboração, sem dúvida, impulsionará ainda mais a eficiência na prestação dos nossos serviços”, pontuou.
Escolha
Após o Conselho Superior do Ministério Público de Sergipe definir lista sêxtupla em sessão extraordinária realizada em setembro, o Tribunal de Justiça de Sergipe escolheu a lista tríplice, cujo documento foi entregue dia 30 de outubro ao governador Fábio Mitidieri. A lista tríplice foi composta pelos promotores de Justiça Etélio de Carvalho Prado Junior, Flaviano Almeida Santos e Alexandre Albagli Oliveira.
O preenchimento da Corte coube ao Ministério Público do Estado, em conformidade com Quinto Constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição Federal, o qual determina “um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros do Ministério Público com mais de dez anos de carreira e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional”.
Trajetória
Nascido em Aracaju-Sergipe, Etélio de Carvalho Prado Júnior é formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e possui pós-graduação em Ciências Criminais pelo Instituto Luiz Flávio Gomes. Iniciou sua trajetória no Ministério Público de Sergipe em 2003 e atuou nas Promotorias de Justiça de Lagarto, São Cristóvão, Nossa Senhora da Glória, Canindé do São Francisco, Ribeirópolis, Boquim, Japaratuba e Tobias Barreto.
Ao longo de sua carreira, Etélio foi diretor do Centro de Apoio Operacional da Educação, promotor de Justiça dos Direitos da Educação da Capital, coordenador recursal da Procuradoria-Geral de Justiça e assessor da Coordenadoria-Geral do Ministério Público de Sergipe (MPSE). Atualmente, ocupa o cargo de titular da 1ª Promotoria do Júri de Aracaju e é o secretário-geral do MPSE.
Antes de integrar o MPSE, iniciou sua carreira jurídica no TJSE, exercendo funções como escrivão em Itabaianinha e São Miguel do Aleixo, na 18ª Vara Cível de Aracaju e na 1ª Vara Privativa de Aracaju. Etélio também atuou como assessor dos desembargadores Arthur Oscar de Oliveira Deda, Epaminondas Silva de Andrade Lima e Clara Leite de Rezende.
Fonte, Secom – Estado.