A Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE) celebrou, nesta quarta-feira, 28, seus 189 anos de história. Durante a solenidade de comemoração, o governador Fábio Mitidieri destacou que a corporação tem feito um trabalho exemplar à frente da segurança pública. “Eu vim aqui hoje em reconhecimento e gratidão ao serviço prestado à nossa população sergipana, que é um patrimônio do nosso povo e tem tido resultados excepcionais nos últimos anos. Os números mostram que a sensação de segurança no estado é cada vez maior”, ressaltou.
De acordo com o governador, em um pouco mais de um ano de gestão, a PMSE evoluiu não só em relação a equipamentos e infraestrutura, mas também com conquistas históricas. “Recentemente, abrimos um grupo de trabalho para a retomada da carreira das forças de Segurança e das polícias. Acho que já tivemos vários avanços e, em contrapartida, estamos colhendo resultados positivos”, disse.
O chefe do Executivo estadual destacou que Sergipe tem tido redução no número de homicídios, em comparação a outros estados do país, além de registrar um dos maiores índices de redução de roubos e furtos de veículos nos últimos cinco anos. “Demonstramos também em números que a Segurança Pública está no caminho correto. O Estado tem feito a sua parte para que, nessa parceria entre governo e a Polícia Militar, possamos dar uma sensação de segurança à nossa população”, pontuou o governador.
Em seu discurso, o comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Alexsandro Ribeiro, reforçou os dados passados pelo governador. “A Polícia Militar de Sergipe, assim como as demais polícias militares do Brasil, é uma instituição imprescindível na garantia do Estado Democrático de Direito e na manutenção da ordem pública. Nós estamos presentes nos 75 municípios sergipanos, trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana, com profissionalismo, eficiência e compromisso incansável na proteção da nossa sociedade. Ao longo de seus 189 anos de existência, a nossa instituição sempre esteve ao lado da sociedade sergipana, reforçando os laços de confiança e renovando a cada ano nosso compromisso com os valores que norteiam o nosso trabalho”, afirmou.
Segundo o comandante, para o enfrentamento à criminalidade no estado, a PMSE investiu em novas tecnologias, armamentos e equipamentos sofisticados. “Mas o nosso maior investimento é no nosso policial militar, que está nas ruas, no fronte, na ponta da lança, combatendo a criminalidade. E nesse sentido, nós podemos dizer que nós temos uma polícia preparada, pronta para enfrentar a criminalidade, e temos resultados positivos no enfrentamento à violência”, acrescentou.
Recentemente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou dados sobre o enfrentamento à violência do ano de 2023. Em comparação ao ano de 2022, Sergipe obteve o primeiro lugar na redução dos crimes violentos letais e intencionais, com uma queda de 22,9%, cinco vezes a mais que a taxa de diminuição no país. “Nós também fomos os primeiros colocados na redução de roubos de veículos, que foi na ordem de 51%. Nos dois primeiros meses de 2024, os números estão positivos, e nós estamos conseguindo, juntamente com as demais forças de segurança, arrefecer os índices de criminalidade. Além disso, nós tivemos um dos carnavais mais tranquilos dos últimos anos, sem registro de ocorrências graves nos eventos carnavalescos de todo o território sergipano”, finalizou o comandante.
PMSE
A companhia sergipana foi criada em 28 de fevereiro de 1835, 15 anos após a emancipação política de Sergipe, estando entre as mais antigas instituições públicas do estado. Ao longo desse tempo, a PMSE tem atuado na defesa dos interesses do país ou no cumprimento da sua missão constitucional, que é a preservação da ordem pública e o policiamento ostensivo do menor estado da federação.
Homenagem
Durante o evento, o governador Fábio Mitidieri foi agraciado pela Polícia Militar com a ‘Espada Tiradentes’. Além disso, ele foi presenteado por representantes de programas sociais da corporação – Proerd, Equoterapia e grupo de judô – com uma obra de arte talhada.
Também foram homenageados 25 civis e 32 militares, que receberam a Medalha do Mérito Policial Militar. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à PMSE, gestores do Estado também foram homenageados, entre eles, o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro; o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles; secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco; o presidente do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), Claudio Mitidieri e a secretária-executiva da Secretaria Especial de Comunicação Social, Martha Mendonça.
Fonte: Agência Estado – SE