O recuo do governo Lula (PT) sobre o monitoramento de transações eletrônicas (PIX e compras por cartões de crédito) por parte da Receita Federal foi o assunto mais comentado na última semana no Brasil. Havia muita expectativa por parte do povo brasileiro que temia qualquer rumor de taxação das movimentações no PIX e das compras em cartões que ultrapassam os R$ 5 mil. A preocupação dos pequenos trabalhadores era com a possível cobrança de Importo de Renda a partir de agora.

Em sua defesa, o governo tentava a todo custo construir uma narrativa dando a entender que se tratava de “fake News” daqueles que fazem oposição a Lula, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por exemplo. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG) virou o “pivô” da polêmica gravando um vídeo que viralizou nas redes sociais e bateu recordes de visualizações e curtidas, com mais de 300 milhões de visualizações, números que incomodam (e muito) seus adversários da Esquerda.

Mas o governo Lula parece ter subestimado a força das redes sociais. Os brasileiros, em geral, reduziram assustadoramente as movimentações financeiras via PIX e até limitaram o uso dos cartões de crédito, impactando o Mercado diretamente e a economia brasileira. Certo ou errado, o vídeo de Nikolas Ferreira caiu como uma “bomba” e deixou a Comunicação e os demais setores do Planalto sem ação, sem argumentos convincentes

Setores da “grande mídia” até buscaram “vender” a narrativa do governo, tentando descredibilizar os ataques e críticas da oposição, mas desta vez as redes sociais praticamente anularam esse “escudo” e a impressão a cada declaração governista era que não existia qualquer segurança jurídica para impedir qualquer tipo de taxação das movimentações financeiras. A solução do governo? Revogar a medida para conter a onda de desgastes que já “assombravam” o presidente Lula.

O recuo governista foi visto como um “alívio” por parte da maioria do povo brasileiro, mas deixou muitos aliados do governo federal no Congresso Nacional insatisfeitos com a “ascensão” da Direita brasileira e dos políticos mais conservadores. E, convenhamos: se realmente não tinha intenção em taxar os brasileiros, por que o governo Lula recuou da sua proposta inicial? A impressão é que o jovem Nikolas, após tantos recordes batidos nas redes sociais, sairá como uma espécie de “herói nacional”!

E isso incomoda, por demais, seus adversários no Congresso Nacional e nas redes sociais. Mas, convenhamos, tudo isso só viralizou nas redes sociais porque o governo Lula caminha para o “fundo poço” e parece ter perdido a credibilidade junto ao povo brasileiro. Não existe apelo popular em defesa do presidente e de sua gestão! A inflação e os juros altos, a perda do poder de compra e os preços caros puxam a popularidade para baixo! A oposição foi competente e exitosa. O povão gostou…

(*) Por Habacuque Villacorte, jornalista e editor do Cinform On Line

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Trump assume hoje pela segunda vez a presidência dos Estados Unidos

    Em meio a expectativas gerais no mundo, o presidente eleito [...]

  • Temporada 2025 do kartismo sergipano inicia no dia 22 de fevereiro. Confira as datas!

    Depois de quase três meses, os motores voltarão a roncar [...]

  • Trânsito na Avenida Beira Mar terá nova alteração a partir desta segunda-feira, 20

    A partir desta segunda-feira, 20, o processo de interdição em [...]

  • Emília tem que “arrumar a Casa” primeiro para “fazer festa” depois

    Passados 20 dias no comando da Prefeitura de Aracaju, Emília [...]

  • Governo Lula perdeu a credibilidade junto ao povo brasileiro

    O recuo do governo Lula (PT) sobre o monitoramento de [...]