Paixão pela black music uniu os quatro músicos

O fascínio pela música negra norte-americana com influência no blues, gospel e R&B uniu quatro músicos que após dois anos de pesquisa e amadurecimento lançaram o grupo Soul Caravan com a proposta de resgatar o soul de raiz agregando o funk e hip hop valorizando ao universo do black music. A estreia do grupo ocorreu no fim de 2017 e aos poucos foi conquistando o seu espaço. No último fim de semana os músicos se apresentaram no Patrón, em Aracaju, e foram ovacionados pelo público sergipano.

Vanessa Góes é a vocalista do grupo e forma o quarteto com Rafael Júnior (bateria), Paulo Antônio (baixo) e James Bertisch (teclado). “O projeto Soul Caravan começou em 2015 quando conversei com o baterista Rafael Júnior sobre o meu desejo de trabalhar com o repertório da Motown Records que é uma gravadora muito importante na história do soul e que vendeu muitos artistas desse gênero. Fomos amadurecendo a ideia e iniciamos o grupo no ano passado. A paixão pela black music nos motivou a desenvolver este trabalho voltado para as diversas variedades desse universo”, recorda a cantora.

“Tocar soul music é uma vontade antiga minha e do baixista Paulo e encontramos a Vanessa que já cantava jazz e R&B na noite aracajuana com a mesma paixão musical. Em seguida convidamos o maestro James Bertisch, da Orquestra Sinfônica de Sergipe, e ele topou a empreitada, logo nos unimos em prol deste projeto lindo que está apenas começando”, vibra Rafael Júnior.

Antes de integrar a Soul Caravan, Vanessa Góes foi vocalista do Quarteto Gramophone1, Gramophone Jazz Group2 e do Quarteto Clube do Jazz3. “Tenho uma ligação forte com a música desde muito criança mas a minha carreira profissional começou em 2012 com essa minha admiração pela cultura negra que se formou nos Estados Unidos, como resultado das conjunturas histórico-sociais que serviram de motor para as manifestações artísticas empreendidas por negros. Amo a black music que engloba o próprio jazz, o soul, o funk, o R&B, o hip hop e o neo soul”, vibra.
Repertório
A cantora explica que o repertório do grupo foi montado levando-se em consideração a influência de cada um músico com a relevância dos artistas da black music.

“Compilamos temas de artistas tanto da black music norte-americana, quanto da britânica e da brasileira. Nosso repertório traz referências a personalidades como Stevie Wonder, The Temptations, Marvin Gaye, Al Green, Erykah Badu, Amy Winehouse e Gregory Porter. Estamos focados em trabalhar com a interpretação de canções que consideramos importantes e que desejamos levar ao público. Não se trata de trabalho autoral, pelo menos por enquanto”, explica Vanessa.

O show conta ainda com sucessos dos brasileiros Tim Maia, Ed Motta, João Donato e Tânia Maria. “Eles são muito importantes para a nossa música e seus clássicos estão em nosso repertório. Basicamente a gente faz releituras da Motown mas também acompanha o que está acontecendo atualmente nos Estados Unidos e aqui no Brasil”, completa Rafael Júnior.

Carreira
Os músicos comemoram o sucesso do grupo e garantem que não têm pressa para conquistar públicos de outros estados. “Tudo é muito recente e neste momento queremos oferecer um trabalho de boa qualidade e, por isso, faremos tudo muito aos poucos. Nossa preocupação maior nessa fase inicial consistiu em estudar bastante o repertório. Neste momento queremos criar uma familiaridade com o público da nossa cidade”, adianta Vanessa Góes.

“Estamos felizes com a aceitação do nosso trabalho que estamos fazendo com muita vontade, cuidado e pesquisa. Agora vamos percorrer todo o circuito de pubs de Aracaju e depois vamos investir em material autoral, gravação de disco, clip e depois vamos nos organizar para fazer shows fora de Sergipe”, finaliza Rafael.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Diversas Leis Estaduais garantem apoio às mulheres vítimas de violência

    Em Sergipe, 712 pessoas denunciaram casos de violência contra a [...]

  • Demanda por crédito deve ficar forte no quarto trimestre, diz pesquisa

    Instituições financeiras avaliam que a demanda de crédito deve permanecer [...]

  • Nova Via Litorânea formará cenário de lazer e estímulo ao turismo na capital

    A nova Via Litorânea, construída pela Prefeitura de Aracaju no [...]

  • R$ 4 bilhões: indústria naval vai gerar 10 mil empregos e contribuir para descarbonização

    Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, maior na história [...]

  • “Um Quê de Negritude”: Dança, cultura e resistência no palco do Teatro Tobias Barreto

    No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o [...]