*Por Keizer Santos

 

Assim como os demais municípios, em Riachuelo, situado na Grande Aracaju, a sucessão do prefeito Peterson Dantas de Araújo, o Petinho de João Grande (MDB), começa a ser tema de discussão na cidade. Alguns nomes aparecem como possíveis pré-candidatos, entre eles o nome do ex-vereador, Helder de Pedão (PDT), que confirmou sua pré-candidatura, porém ainda não sabe por qual sigla disputará o cargo de prefeito de Riachuelo, pois afirma que está em diálogo com os apoiadores. Admirador da forma de governar do prefeito de Malhador, Assisinho (PL), Helder de Pedão é aliado do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), do deputado estadual Marcos Oliveira (PL), do deputado federal Ícaro de Valmir (PL), do ex-deputado estadual Talysson Costa (PL), do senador Rogério Carvalho  (PT) e do ex-governador Jackson Barreto (MDB). 

Helder de Pedão e Valmir de Francisquinho (Foto: Arquivo)

Em 2020, Helder de Pedão obteve 2.937 (45,37% dos votos válidos) em uma composição PDT e PT. O candidato eleito, Petinho de João Grande, conseguiu 3.537 votos (54,63%) com uma coligação formada pelos partidos MDB, PL, PSB e PSDB. Em 2016, foi o segundo vereador mais votado com 538 votos (8,16%) pelo então PMDB.

 

Helder Cícero de Oliveira Silva, 37 anos, casado, é neto do ex-prefeito Pedão, filho dos servidores públicos Genivaldo e Anai; professor de Física na rede pública estadual de Alagoas; graduado em Física e em Engenharia Civil. Nas horas vagas, além de ser músico, é apaixonado pelo esporte.

 

Helder afirma que sua principal bandeira é combater a fome em Riachuelo. “Quero dar oportunidade aos riachuelenses de ter a sua casa própria, além de transformar a infraestrutura do município trazendo de volta o progresso que foi perdido nos últimos anos. Quero ser prefeito para dar continuidade a um legado deixado por Pedão, legado esse que combateu a fome, ajudou aos mais carentes e desenvolveu a cidade com obras que duram até hoje. Tá no sangue!”, disse. 

 

Como vereador, durante a legislatura de 2017 a 2020, Helder afirma que investiu e incentivou a educação, promovendo cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), onde premiava aqueles estudantes que se destacaram na prova; Outro ponto destacado pelo pré-candidato é que durante o seu mandato no Poder Legislativo, potencializou ações culturais por meio de cursos, festivais de música e encontros regionais de bandas. Por fim, entre os destaques está o estímulo ao esporte amador com o incentivo e organização de competições com a distribuição de materiais esportivos. Helder destacou ainda que era o diretor de Futebol do Santa Cruz Futebol Clube, quando o clube foi campeão sergipano sub-20 da Série A2.

 

Questionado sobre como avalia a atual administração do prefeito Petinho de João Grande, Helder foi enfático: “Essa administração está entre as piores da história de Riachuelo! O Prefeito Petinho mentiu e enganou o povo. Estamos vendo a cidade acabada em buracos; faltando iluminação; faltando remédios na farmácia básica; uma fila enorme para exames e cirurgias de urgência; no Esporte, quadras e estádios deteriorados”, pontuou.

 

“Não gerou empregos como prometido, pelo contrário, houve um desemprego em massa no município. Não criou a guarda municipal, que foi outra promessa de campanha; temos uma praça na entrada da cidade que está cercada com a obra paralisada há mais de um ano e que virou o “cartão-postal” da cidade. Petinho administra para meia dúzia de pessoas, a maioria que é o povão está abandonado e é por esse povo que quero administrar. Petinho passou três anos sem fazer, literalmente, nada pelo povo, nem por Riachuelo. Vai tentar fazer algo a partir de agora, que só falta um ano para a eleição para tentar enganar o povo de novo”, completou Helder de Pedão.

(Foto: Arquivo)

Helder disse que a Prefeitura de Riachuelo precisa melhorar a infraestrutura, pois tem várias ruas intransitáveis na cidade e nos povoados. “Temos que melhorar os serviços de saúde que estão comprometidos por falta de planejamento; na assistência, precisa dar regularidade aos benefícios dos mais carentes, Petinho só entrega a feirinha uma vez por ano; na segurança, ele precisa cumprir o que prometeu no plano de governo (copiou e colou); falta também em nosso município um projeto de habitação e geração de emprego para libertar o povo e acabar com pressões políticas”, destacou.

 

Por fim, Helder de Pedão reafirmou a pré-candidatura a prefeito de Riachuelo e manteve a mensagem de esperança. “Aos riachuelenses, eu quero dizer que não percam a esperança. Em 2024, teremos a verdadeira mudança que nossa cidade precisa, sem enganação e sem falsas promessas. Precisamos estar de olhos abertos para não reeleger quem engana e mente para o povo”, finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

    A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 [...]

  • Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos

    A arrecadação federal total cresceu 9,77% em outubro na comparação [...]

  • MEC destina R$ 79,7 mi para promover equidade racial no País

    Há 21 anos, a Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o [...]

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]