Com o intuito de estimular a doação de sangue como um hábito entre a população, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza, durante todo o ano, o programa de Coleta Externa de sangue. Em 2023, o serviço registrou dezenove ações distribuídas na capital e em municípios sergipanos, totalizando, até este mês de dezembro, 2.437 cadastros e 1.924 doações efetivadas.
Esse trabalho, destinado a promover a fidelização da doação de sangue, conta com a parceria de agentes mobilizadores como instituições de ensino, secretarias de Saúde dos municípios e órgãos ligados ao poder Executivo e Judiciário.
De acordo com a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, a proposta do hemocentro é fazer a descentralização da doação de sangue. “A coleta externa cumpre critérios técnicos que são discutidos com os parceiros que atuam disponibilizando o espaço e mobilizando a comunidade para se somar ao serviço e colaborar com a ampliação dos estoques sanguíneos”, contou a assistente social.
Parceria
O município de Pedrinhas foi sede de uma ação do programa de coleta externa, reunindo a população para doação de sangue. “Essa parceria com o Hemose se repete anualmente e percebemos que, a cada ação, mais pessoas se somam à doação de sangue”, salientou o coordenador de Vigilância Epidemiológica do município, Gildeon Silva.
Coletas
Durante o ano, o Hemocentro realizou 19 coletas externas, sendo nove em Aracaju e as demais campanhas nos municípios de Estância, Lagarto, Poço Redondo, Ribeirópolis, Frei Paulo, Pedrinhas, Simão Dias e Nossa Senhora da Glória.
Serviço
Para solicitar a coleta externa é necessário dispor de um local para instalação dos serviços de cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta e lanche do doador. O parceiro deve reunir a partir de 60 pessoas dispostas a contribuir com a doação de sangue. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8039 e 3259-3174.
Fonte: Agência Estado – SE