Com o atraso, cerca de 400 testes de carga viral ainda não foram realizados

Para os portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV, cada dia é uma superação e para conviver melhor com a doença, o controle do vírus é fundamental. Porém, há cerca de dois meses, pacientes sergipanos vivem uma realidade enfrentada por muitos brasileiros que também estão em falta com o teste de carga viral.

O problema começou quando no final do mês de maio o Ministério da Saúde emitiu um comunicado recomendando que os testes de carga viral se restringissem a gestantes e crianças até 18 meses. O racionamento era reflexo da dificuldade do Ministério em adquirir novos kits através de licitações.

Em Sergipe em média, 400 testes ainda não foram feitos por conta da falta do material necessário. Atualmente no Estado, cerca de 5.800 pessoas convivem com o vírus, e com apenas um kit é possível realizar até 90 exames.

A situação do atraso na entrega do material é preocupante, visto que o teste é indispensável no diagnóstico da doença, bem como no acompanhamento da quantidade de vírus presente no organismo do paciente. Além disso, o teste auxilia na detecção de pacientes que desenvolveram resistência ao tratamento.

A situação de atraso foi registrada não apenas em Sergipe, mas também em diversos Estados como São Paulo, Pernambuco e Ceará.

 

 

 

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

    A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 [...]

  • Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos

    A arrecadação federal total cresceu 9,77% em outubro na comparação [...]

  • MEC destina R$ 79,7 mi para promover equidade racial no País

    Há 21 anos, a Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o [...]

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]