A indicação do vereador Thiaguinho Batalha para a redução da jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem foi deferida na Câmara Municipal de Aracaju. Agora a medida, que reduz a jornada de trabalho de 36 para 30 horas semanais dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, será discutida com a secretária de saúde Waneska Barbosa em uma audiência ainda nesta semana.
“É com imensa satisfação que recebi a notícia do deferimento dessa indicação. Agora vamos discutir com a secretaria de saúde como regulamentar isso, Vamos que vamos que o trabalho não pode parar”, destacou Thiaguinho.
No Brasil, a enfermagem é reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde e está regulamentada pela Lei nº 7498/1986, trata-se de trabalho essencial à vida humana e que está presente na quase totalidade das instituições que prestam assistência de saúde, sendo que, na rede hospitalar estão presentes 24 horas, todos os dias do ano.
A longa jornada de trabalho somadas às atividades diárias dos profissionais de saúde tem exigido muito mais do trabalhador, levando-os rapidamente à fadiga, desgaste físico e psicológico, comprometendo assim a sua produtividade, além das condições adversas relacionadas à infraestrutura do estabelecimento, que são vivenciados por esses profissionais. É necessário levar em conta também que, uma vez, doentes, eles podem colocar em sério risco a saúde dos usuários que dependem dos serviços hospitalares