Faltando menos de um ano para as eleições municipais de 2024, o ex-prefeito de Maruim, Jeferson Santos de Santana, 62 anos, reafirmou à Redação do CINFORM ONLINE, que é pré-candidato a prefeito. O ex-gestor afirmou que seus adversários têm espalhados boatos sobre a sua situação jurídica, porém Jeferson reafirmou, que não possui pendências judiciais, que impeçam o registro de uma candidatura.
Casado, pai, Jeferson Santana, nasceu em Maruim, em 3 de janeiro de 1961, entrou na política a partir do incentivo do seu tio e também ex-prefeito de Maruim, João Vieira (in memorian). Primeiro prefeito reeleito da história de Maruim e o único a assumir o município por três mandatos, Jeferson Santana vai tentar quebrar outro recorde, caso seja eleito para um quarto mandato.
Confira a entrevista na íntegra:
1 – Quem é Jeferson Santana?
Jeferson Santana: Sou maruinense, nascido no Bairro São José. Sou servidor de uma instituição bancária e até hoje mantenho minha residência onde estão minha família e meus amigos, em Maruim. Fui secretário municipal, vice-prefeito e prefeito, mas sempre, perto do meu povo.
2 – Como surgiu o interesse pela política?
JS: Desde cedo eu acompanhei o meu saudoso tio, João Vieira, que administrou Maruim por dois mandatos (1983 a 1989; 1997 a 2000). Fui secretário municipal e através da sua liderança fui indicado para ser vice-prefeito na chapa do saudoso Murilo Mota de Oliveira, no período de 1989 a 1992. Após o falecimento do meu tio, o agrupamento político me escolheu para ser o candidato de oposição em 2004, quando obtivemos êxitos. Como prefeito, administrei o município de Maruim no quadriênio de 2005 a 2008 com a vice-prefeita, Tânia Maria Lima Maynart. De 2013 a 2016, com o vice-prefeito Murilo Mota de Oliveira e no quadriênio de 2017 a 2020, em conjunto com o vice-prefeito, o empresário Simião Ferreira Lemos Filho (Simizinho).
3 – O que lhe credencia a voltar para governar Maruim pela quarta vez?
JS: Modéstia à parte, fui um dos prefeitos que mais realizações fez no município. Prova disso, assumi o mandato por três vezes, sendo uma vez reeleito. Consegui pavimentar diversas ruas na sede e nos povoados; conseguimos construir casas a partir de convênios; reformamos a Praça da Matriz e o calçadão, que há anos não passava por melhorias; realizamos diversas mudanças na praça da bandeira com a instalação de brinquedos e uma área de vivência, que hoje encontra-se abandonada; construímos a praça em frente à Caixa Econômica; construímos o balneário do Parque Otto Schramm, no bairro São José, que infelizmente esta atual gestão não conseguiu colocar para funcionar; construímos o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); em uma ação revolucionária, construímos quatro unidades básicas de saúde nos bairros Lachez e Boa Hora e nos povoados Oiteiros e Pau Ferro. Duplicamos a Avenida Lourival Batista, na entrada da cidade, e instalamos um pórtico. Na nossa gestão tínhamos à disposição ambulâncias nas unidades dos povoados. Adquirimos caminhões compactadores de lixo, construímos três quadras esportivas nos povoados Caititu e no Pau Ferro, além de uma quadra coberta no Bairro São José. Na nossa época os comerciantes conseguiam vender bem, principalmente pelo pagamento em dia e pela realização de festas, que impulsionava a economia local. Resgatamos o grupo folclórico Chegança São José e apoiamos com subvenções a Sociedade Musical Euterpe Maruinense e a Quadrilha Junina Rala Rala. Além disso, vale destacar o apoio aos estudantes, que precisavam se deslocar para Aracaju, São Cristóvão e Laranjeiras. No social, sempre realizamos a distribuição de cestas básicas, fornecimento do benefício do aluguel social, além de uma série de projetos que contemplavam crianças, adolescentes, gestantes e idosos.
4 – Qual o seu sonho caso volte ao cargo de prefeito de Maruim?
JS: Mantenho minha pré-candidatura desde cedo, pois sei das dificuldades que o povo de Maruim está enfrentando. Quero resgatar o orgulho de ser maruinense, de realizar grandes festas, campeonatos de diversas modalidades esportivas e outros eventos de diversas natureza. Hoje, Maruim precisa de uma grande indústria para potencializar o crescimento do município. Quando prefeito, consegui junto ao governador Belivaldo Chagas atrair a fábrica de cimento da CSN para Maruim, inclusive com a realização de audiência pública e a emissão da licença ambiental. Porém, quando terminou o nosso mandato, o processo foi paralisado por falta de interesse de quem assumiu a gestão. Outro ponto que cabe destacar é o déficit habitacional, onde a partir de parcerias com o governador Fábio Mitidieri e o presidente Lula, devemos encaminhar um projeto para a construção de muitas casas em nosso município.
5 – Falando em Mitidieri, como está sua relação política com o governador?
JS: Na última eleição, mantivemos o nosso apoio ao governador Fábio Mitidieri, e conseguimos as primeiras colocações em Maruim para os candidatos apoiados pelo nosso agrupamento, a deputada federal Yandra Moura e o deputado estadual Cristiano Cavalcante, ambos do União Brasil. Acredito que nossa lealdade ao governador será retribuída.
6 – O senhor vai se filiar em qual partido?
JS: Ainda estou no MDB, irei para uma nova sigla em breve para seguir com a pré-candidatura a prefeito de Maruim. Recebemos convites de diversos partidos, mas vamos conversar com os nossos correligionários para escolher a melhor opção para a disputa. Em breve, anunciaremos, mas isso não impede que nossa pré-candidatura possa avançar com o apoio do governador Fábio Mitidieri, do ex-deputado André Moura, da nossa deputada federal Yandra Moura e do nosso deputado estadual e líder do governo estadual, Cristiano Cavalcante.
7 – Em alguns grupos de redes sociais, seus adversários políticos dizem que o senhor está inelegível. Procede?
JS: Absolutamente, nada! Inclusive nos últimos pleitos o meu nome não apareceu em nenhuma das listas dos candidatos inelegíveis. Infelizmente, quando se aproxima o período eleitoral, os nossos adversários políticos tentam jogar para a população, que eu não posso ser candidato. Mas, reafirmo novamente que sou pré-candidato a prefeito de Maruim. Assim como consegui registrar candidaturas em outros pleitos e obtive vitórias, assumindo os mandatos concedidos pelo povo, que é soberano.
8 – Por fim, qual mensagem o senhor deixa para o povo de Maruim?
JS: O pleito eleitoral de 2024 se aproxima e com ele também retornam ao nosso município, aqueles que estavam afastados durante quatro anos. Outros começam a anunciar obras sem previsão de início. O povo é soberano, como falei anteriormente, e tem discernimento para julgar os projetos que devem ser colocados para a avaliação. Uma coisa é certa, moro e sempre vou morar em Maruim. Sou pré-candidato a prefeito para continuar olhando por todos assim como demonstrei em anos anteriores. Que seja feita a vontade do povo e de Deus!