Os professores da rede pública estadual de Sergipe deram início na manhã de hoje, dia 2, a uma manifestação para protestar contra o anúncio de um reajuste salarial linear de 2,5% para a categoria. Dezenas deles se dirigiram à sede da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), onde o projeto de lei do Executivo contendo essa proposta de reajuste está em tramitação.
Mesmo com a paralisação iniciada e as aulas suspensas, também na manhã de hoje a desembargadora Elvira Maria, do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) concedeu liminar ao governo de Sergipe proibindo o Sintese (Sindicato dos Trabalhadores na Educação) de fazer paralisação, sob pena de multa de R$ 3 mil/dia.
O movimento dos professores estava previsto para acontecer durante toda essa semana, até o próximo dia 5. Diante da decisão judicial, provavelmente o sindicato da categoria irá convocar nova assembleia para deliberar sobre o fato. A determinação é continuar pressionando os deputados estaduais para que não votem favorável à proposta de reajuste de 2,5%, mas a bancada do governo tem maioria ampla na Alese e dificilmente o projeto será barrado.
Foto: G1 Sergipe