Candidato diz que Edvaldo Nogueira tem um conjunto histórico de obras e realizações

 Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

A reportagem do CINFORM ON LINE segue abrindo espaço para que os candidatos a prefeito de Aracaju possam apresentar suas propostas e colocar suas posições sobre temas adversos, em condições de igualdade, onde o eleitorado é quem vai avaliar o que está posto e fará suas escolhas. Nesta edição nosso entrevistado é Luiz Roberto (PDT), que defende a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e mantém o discurso de dar continuidade ao trabalho que vem sendo executado na PMA. Ele também fala em investimentos na Educação e Saúde e aposta no sucesso da licitação do transporte coletivo da Grande Aracaju. Luiz Roberto se diz pronto para disputar e comandar a prefeitura. Confira a seguir, e na íntegra, esta entrevista exclusiva:

CINFORM ON LINE: Iniciando a entrevista, vamos à pergunta que não quer calar: de onde surgiu o desejo de disputar a Prefeitura de Aracaju? O que lhe motivou?

LUIZ ROBERTO: A experiência acumulada no exercício de diversos cargos de gestão, em diversas frentes da administração municipal, onde pude conhecer cada um dos 48 bairros da cidade, e a participação na elaboração do planejamento estratégico, que resgatou a capacidade operacional da Prefeitura de Aracaju, me despertaram um amor ainda maior por essa cidade. Aliado a isso, a confiança e incentivo de líderes como o prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Fábio Mitidieri, consolidaram a expressão dessa vontade de conduzir os destinos da cidade onde nasci, cresci, constituí família e me realizei profissionalmente. Penso que o amor que sinto por essa cidade e o seu povo são minha maior motivação para concorrer nessa eleição.

CINFORM ON LINE: Aracaju é uma cidade que cresce de forma desordenada há anos por conta de um Plano Diretor desatualizado desde 2010. O senhor se compromete com a sua revisão já para 2025?

LUIZ ROBERTO: O Plano Diretor encontra-se sob análise do Poder Judiciário Federal. Até que seja emitida uma decisão judicial sobre a questão, seria precipitado apontar qualquer direcionamento.

CINFORM ON LINE: A licitação do transporte coletivo é a solução do sistema? O senhor tem alguma outra sugestão a respeito? Qual a sua posição?

LUIZ ROBERTO: Com a licitação em curso, será proposto um redesenho do sistema de transporte público de Aracaju e da Grande Aracaju. Através do Consórcio Metropolitano, as cidades da Grande Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros, além da capital, dividem as responsabilidades do serviço com as empresas que terão que cumprir metas. Dentre elas: o aumento da frota com ônibus novos, novas linhas para itinerários ainda descobertos, além do cumprimento dos horários. Tudo devidamente fiscalizado e com a garantia de uma tarifa acessível aos trabalhadores. Vamos ainda continuar com a modernização dos terminais, visando oferecer mais eficiência e comodidade ao usuário.

CINFORM ON LINE: Um dos principais problemas da cidade encontra-se na falta de mobilidade, com diversos pontos de congestionamentos. O que pode ser feito para melhorar este problema?

LUIZ ROBERTO: Dentro do propósito de adensamento tecnológico no gerenciamento do nosso trânsito, vamos implantar o CCO – Centro de Controle Operacional, integrando a SMTT e a Guarda Municipal no monitoramento das principais vias da cidade, bem como intensificar a utilização da sinalização semafórica inteligente, a partir do cinturão de fibra ótica que interliga as unidades municipais em toda a capital. Isso permitirá uma gestão mais eficaz no controle de tráfego, beneficiando a mobilidade e a segurança que atuarão baseadas num planejamento estratégico. Vamos aumentar o uso da tecnologia para assegurar a qualidade de vida dos aracajuanos.

CINFORM ON LINE: Como o senhor avalia a política educacional na rede pública municipal e o que propõe para inovar e melhorar?

LUIZ ROBERTO: Estamos numa progressiva evolução. Meu compromisso está firmado no plano de governo apresentado à sociedade aracajuana. Vamos valorizar o quadro de profissionais, incorporando, de início, 425 novos professores aprovados em recente concurso público. Paralelamente, vamos retomar o programa “Professor ON”, que visa oferecer condições para que os profissionais modernizem seus equipamentos de informática, além de investir na formação continuada, a partir do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe). Outra prioridade será a ampliação das vagas de creche, com a construção de oito novas unidades nos bairros Santa Maria, 17 de Março, Bugio, Olaria, Japãozinho, Siqueira Campos, Santos Dumont e Mosqueiro/Areia Branca. Também teremos foco na Educação Especial, a partir da implantação do Creia – Centro de Referência da Educação Especial e Atendimento Psicossocial, para atendimento aos alunos neurodivergentes e/ou com altas habilidades e superdotação.

CINFORM ON LINE: O que o povo pobre de Aracaju pode esperar da sua gestão quando o quesito é Saúde Pública?

LUIZ ROBERTO: Realizamos um criterioso levantamento das demandas em nossa rede. Vamos reestruturar as equipes do Programa Saúde da Família em diversas unidades, aumentando o número de equipes e a oferta global de serviços. Vamos ampliar os serviços oferecidos no Cemar – Centro de Especialidades Médicas de Aracaju, suprindo a demanda por consultas especializadas e, ainda, construir o Centro de Diagnóstico por imagem, atuando diretamente na redução do tempo de espera por exames especializados e mais complexos como ressonância magnética e ultrassom. Diante da crescente demanda apresentada, iremos implantar um Centro de Referência para Atendimento Especializado exclusivo para pacientes infantis neurodivergentes, com a lógica de abordagem integrada, multiprofissional e com espaços inovadores para permitir o desenvolvimento neuropsicomotor, lúdico e emocional das crianças.

CINFORM ON LINE: Há sempre quem reclame da falta de uma política social eficiente na nossa capital. O que o senhor pensa em desenvolver, sendo eleito prefeito?

LUIZ ROBERTO: Vamos buscar a evolução a partir da técnica, dinamizando a visão multidisciplinar e incorporando todas as profissões que integram a política do SUAS. Para isso, vamos realizar concurso público para todas as carreiras profissionais correlatas a partir de um planejamento estratégico que dimensione as estruturas, o aperfeiçoamento na captação de recursos e as efetivas necessidades da sociedade aracajuana. Também está no nosso radar a intensificação das parcerias com instituições filantrópicas e organizações não-governamentais que desempenhem um papel de relevância social nesse contexto, que são extremamente importantes na abordagem dessas demandas.

CINFORM ON LINE: Vencendo a eleição para a PMA, como o senhor pretende se relacionar com o governador Fábio Mitidieri e com o governo Lula? Existe algum tipo de aproximação política ou tudo ficará no campo institucional?

LUIZ ROBERTO: Nós integramos o mesmo grupo. Fui secretário de estado, do mesmo modo que ocupei a direção de órgãos municipais. Tenho um excelente relacionamento com o governador Fábio Mitidieri o que, certamente, vai alavancar um novo ciclo de avanços em Aracaju. De forma semelhante, pretendemos edificar uma relação cada vez mais produtiva e respeitosa com o Governo Federal, o que é fundamental para dinamizarmos a captação de recursos para os projetos estruturantes que pretendemos desenvolver em prol da qualidade de vida dos aracajuanos. Nosso histórico nos credencia a isso.

CINFORM ON LINE: O senhor tem sido muito criticado pelo discurso da continuidade. Dá para fazer mais e melhor do que a gestão atual? Por que tantas críticas contra Edvaldo?

LUIZ ROBERTO: O prefeito Edvaldo Nogueira tem um conjunto histórico de obras e realizações em Aracaju. Trabalhou na recuperação da saúde financeira da prefeitura, que foi encontrada em situação caótica em 2016. Enfrentou uma pandemia e mostrou uma capacidade de gestão excepcional, através de uma gestão técnica, responsável, com visão moderna, que virtualizou processos, ampliou o acesso da população aos serviços que podem ser solicitados via smartphone, assegurou direitos dos servidores e vai deixar mais de R$ 1,8 bilhões em obras numa gestão totalmente saneada. Nosso desafio é grande em avançar ainda mais nos resultados de uma gestão que é reconhecida nacional e internacionalmente. Talvez, muitas destas críticas se devam ao fato de o prefeito não ter investido em sua promoção pessoal e, sim, nos resultados que fizeram Aracaju voltar a ser referência em qualidade de vida.

CINFORM ON LINE: Como o senhor avalia o papel das Igrejas na Política? Entende que elas podem contribuir ou não devem se envolver?

LUIZ ROBERTO: Penso que as igrejas exercem o seu papel como organizações de cunho religioso presentes na sociedade organizada. Como buscam transformar os indivíduos, é inevitável que também busquem algumas transformações sociais. A beleza da democracia é permitir isso, admitindo a convivência harmônica de quem professa qualquer credo religioso.

CINFORM ON LINE: Qual a sua avaliação dos seus adversários considerando que todos já estão devidamente registrados? Depois de não ter sido eleito deputado federal, o que lhe incentiva a acreditar que pode vencer a eleição em Aracaju? Qual a expectativa de vereadores eleitos na Câmara Municipal?

LUIZ ROBERTO: Estão todos exercendo o seu papel cidadão, buscando defender ideias e projetos em que acreditam. Caberá à sociedade avaliar o que mais se adequa ao contexto que temos em Aracaju. Construímos um projeto dialogando com a sociedade, sincronizado com as reais necessidades do povo de Aracaju. Eu venho da área operacional, conheço a execução dos serviços públicos e minha disputa agora é para o executivo. Já provei que tenho competência como gestor por onde passei. Me preparei a vida toda para isso e conheço Aracaju como poucos. Temos as propostas mais viáveis e um candidato que já mostrou do que é capaz. É isso que estamos mostrando aos aracajuanos. Temos o maior grupo político com as maiores lideranças de Sergipe e, consequentemente, a maior probabilidade de formar uma consistente bancada de vereadores.

CINFORM ON LINE: Concluindo a entrevista, para quem não o conhece ainda, que mensagem o senhor deixa para o eleitorado aracajuano? Qual será o direcionamento da sua campanha este ano?

LUIZ ROBERTO: Conclamo os aracajuanos para lerem nosso programa de governo, interagirem conosco através das nossas redes sociais (@luizrobertopdt), avaliarem detidamente o conjunto de serviços e obras realizados que transformaram Aracaju. Avaliarem a qualidade da gestão, os indicadores, o histórico e as realizações de cada um dos candidatos. Colocamos, humildemente, toda essa nossa história para avaliação das cidadãs e cidadãos da nossa cidade. Diante de uma análise criteriosa, temos certeza de que os cidadãos não terão dúvidas sobre qual o candidato mais preparado para conduzir os destinos da nossa capital. Nosso objetivo nessa campanha é mais que comunicar, conectar as pessoas a esses resultados que são fruto de habilidades e competências já comprovadas.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Receita paga hoje lote da malha fina do Imposto de Renda

    Aproximadamente 144 mil contribuintes que caíram na malha fina e [...]

  • Prefeitura de Aracaju decreta ponto facultativo para esta terça-feira, dia 31

    O prefeito Edvaldo Nogueira assinou, nesta segunda-feira, 30, o decreto [...]

  • Calendário PIS/PASEP 2025: confira datas dos pagamentos

    O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) [...]

  • Prazo para pagar Darf, Simples e Previdência acaba hoje

    Pessoas físicas e empresas devem estar atentas ao pagamento das [...]

  • Semana da virada do ano terá diversas atrações na Vila do Natal Iluminado

    O ano de 2024 está acabando, mas a Vila do [...]