Os cem primeiros dias da gestão do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) foram marcados por importantes avanços no atendimento aos beneficiários. Um dos principais objetivos da gestão é reduzir as filas de espera e as reclamações por parte dos usuários dos serviços do Instituto, bem como promover cada vez mais a expansão dos atendimentos para o interior.
Na busca por fornecer aos beneficiários o melhor atendimento possível, uma série de iniciativas têm sido adotadas. Entre elas, está o início da reestruturação da Central de Atendimento do Ipesaúde, um dos grandes gargalos enfrentados pela gestão, mas que já está sendo trabalhado arduamente junto com a Diretoria para ser resolvido. Inclusive, a melhoria do atendimento aos beneficiários e dependentes do Ipesaúde é uma das grandes metas a serem alcançadas na gestão.
“Estamos aumentando a oferta de profissionais no Centro de Especialidades, ampliando a área física de atendimento ao beneficiário, reestruturando a perícia médica e dobrando o número de atendentes na nossa central de marcação de consultas, tudo isso para melhor atender os nossos beneficiários”, enfatiza Cláudio Mitidieri, presidente da autarquia.
Cláudio Mitidieri, presidente do Ipesaúde
De acordo com o gestor, que assumiu a pasta em janeiro deste ano, o balanço dos pouco mais de três meses de gestão à frente do Instituto é positivo. Segundo ele, o momento foi ímpar para fazer um diagnóstico situacional, identificar os principais desafios e instituir as mudanças necessárias. “Temos muito o que fazer em busca de um serviço de excelência”, adianta.
Cláudio Mitidieri revelou que ao chegar ao Ipesaúde em janeiro, o seu principal desafio a ser vencido foi o financeiro. “O meu principal desafio foi e continua sendo o financeiro. Os custos assistenciais têm subido muito ao longo do tempo e a arrecadação não tem acompanhado no mesmo ritmo. Estamos adotando medidas para buscar um equilíbrio econômico”, afirma.
O presidente do Ipesaúde destacou ainda, dentro da perspectiva do atendimento, às intervenções que estão sendo feitas nas enfermarias do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Instituto. “Estamos reformando a unidade do SPA em busca de um maior conforto para os nossos pacientes da urgência”, ressalta.
Serviços com mais qualidade é uma marca da atual gestão
A maior aproximação com o beneficiário, a busca por respostas às suas dúvidas e o acolhimento também tem sido uma preocupação contínua da gestão. Com o objetivo de possibilitar esse maior contato com o usuário dos serviços do Ipesaúde Cláudio explica que está havendo a reestruturação da Ouvidoria e de todos os canais de relacionamento com os beneficiários, e sendo estreitada a comunicação nas redes sociais do Instituto.
Conforme o presidente, o contato com o beneficiário é o objetivo principal do Ipesaúde. Segundo ele, a autarquia tem realizado uma série de eventos, objetivando não só uma maior aproximação com os beneficiários, como também favorecê-los com ações práticas voltadas para a promoção e cuidados com a saúde e bem-estar. “Fizemos um primeiro evento no Dia Internacional da Mulher, com palestras educativas na nossa sede e temos mais uma série de eventos, palestras e programas sendo e a serem realizados ao longo do ano”, ressalta.
Ainda segundo Cláudio, a busca pela interiorização é um objetivo desta gestão. “Até maio vamos colocar a unidade de Simão Dias em pleno funcionamento e estamos com a previsão de inauguração da nova sede de Estância neste primeiro semestre”.
Ao finalizar, o presidente do Instituto revelou a estatística de atendimentos das unidades do Ipesaúde no período de janeiro a março deste ano. “Realizamos 108.817 atendimentos em nossas unidades da capital e interior e autorizamos 148.677 exames e 2.433 cirurgias, o que mostra que o Ipesaúde está em pleno funcionamento e na busca diária pela qualidade em sua prestação e promoção à saúde”.