Milhares de familiares, amigos e autoridades do Estado participaram ontem à noite da cerimônia de formatura dos 653 policiais da Polícia Militar de Sergipe promovidos a postos e graduações superiores em suas carreiras. Concedida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a promoção evidencia a importância dos serviços prestados à corporação, por meio dos critérios de reconhecimento, antiguidade e tempo de serviço. Foram graduados 554 praças e 99 oficiais. Destes, sete alcançaram o título de coronel, último posto da carreira de Oficiais da PM/SE.
A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, e também foi alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, o patrono das Polícias Militares do Brasil. Herói da Inconfidência Mineira, Tiradentes foi escolhido como padrinho da instituição em referência ao seu espírito de coragem, garra e liderança, virtudes observadas nas atuações dos policiais militares em prol da paz social.
Para o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, a promoção dos profissionais da categoria é um ato não apenas do governo, mas de todos os sergipanos que se sentem cada vez mais seguros e tranquilos ao andarem pelas ruas do estado. “Foi uma noite linda e muito especial para nós do Governo de Sergipe, em especial para os formandos, familiares e toda a sociedade sergipana que ganha com a melhoria da segurança pública, um dos compromissos firmados pela nossa gestão e que já vem sendo cumprido diariamente. É muito bom perceber a satisfação da nossa população com a segurança. Parabéns aos formandos e a toda família militar de Sergipe”, comemorou Mitidieri, informando que, nesta quinta, 27, será anunciado o reajuste dos servidores e o Projeto de Lei voltado ao adicional de periculosidade para categoria.
Comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, o coronel Alexsandro Ribeiro de Souza afirmou que, ao proporcionar este momento, a atual administração estadual demonstra estar comprometida com a segurança pública do estado e com a valorização da categoria que atua em defesa da população dos 75 municípios sergipanos. “Podemos assegurar que o estado está mais seguro e a população comprova isso. Trabalhamos incansavelmente pelo aperfeiçoamento de uma segurança que trabalha pela ordem pública e pela paz social. Nesses três primeiros meses, tivemos a maior redução de homicídios dolosos dos últimos 15 anos em Sergipe. Isso é fruto da atuação do Governo do Estado e da integração das forças policiais que atuam diuturnamente contra o crime organizado e pela preservação de vidas. Agradeço ao governador Fábio e ao secretário da Segurança Pública, João Eloy, pela oportunidade de comandar uma instituição tão importante e que luta pela defesa da sociedade”, destacou o comandante da PM/SE.
Medalha Alferes Tiradentes – Na ocasião, autoridades, personalidades e policiais militares foram homenageados com a medalha Alferes Tiradentes, condecoração que reconhece os relevantes serviços prestados à instituição. Entre os homenageados, estiveram a primeira-dama e secretária da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Érica Mitidieri; a secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), Sarah Andreozzi; o secretário de Estado da Casa Civil (SECC), Jorginho Araujo; o secretário de Estado de Governo (Segov), Cristiano Barreto; e o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Jefferson Andrade.
Fonte: Governo de Sergipe
Foto: André Moreira