A maternidade municipal Lourdes Nogueira, da Prefeitura de Aracaju, foi inaugurada nesta sexta-feira, 14, em solenidade que reuniu centenas de pessoas. Erguido no bairro 17 de Março, zona Sul, a partir de um investimento superior a R$ 18 milhões, o primeiro complexo materno-infantil público municipal da capital sergipana entrará em funcionamento na segunda-feira, 17, com capacidade para realizar 500 partos por mês,
Ao inaugurar a unidade, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou que “o sonho se transformou em realidade”. “Começamos a idealizá-la em 2012, a obra ficou quatro anos paralisada, voltei à Prefeitura em 2017, desatamos muitos nós e, em 2019 autorizamos a retomada. Hoje inauguramos, enfim, uma das maternidades mais modernas para receber as mulheres no momento mais importante para elas, que é trazer os seus filhos ao mundo”, destacou o prefeito.
O gestor também falou da emoção pela homenagem feita a sua mãe, Lourdes Nogueira, que dá nome à maternidade. “Minha mãe dedicou mais de 30 anos da sua vida para trazer crianças ao mundo. Foram mais de 3 mil bebês que nasceram pelas mãos de minha mãe. Ela era uma auxiliar de enfermagem, que saiu daqui na década de 1950 e foi para Pão de Açúcar após passar em um processo seletivo. Ela era uma desbravadora e lá, conseguiu, junto com outras parteiras, auxiliares e médicos, desenvolver um grande trabalho”, disse.
Humanização – Altamente equipada para realizar partos humanizados, a maternidade municipal Lourdes Nogueira atuará para promover atendimento integrado na rede municipal, assegurando, às gestantes assistidas pela Rede Primária, o acompanhamento gestacional, com as consultas de pré-natal, à realização de exames, parto e ao acolhimento pós-parto. “A gestante que fizer o pré-natal em nossas unidades básicas passará por todo o atendimento até chegar à maternidade Lourdes Nogueira, que poderá fazer até 500 partos, por mês, oferecendo cuidado em um dos momentos mais frágeis e importantes da vida da mulher”, detalhou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza. Atualmente, cerca de 12 mil gestantes estão sendo atendidas pela rede municipal.
Acompanharam a inauguração o vice-governador Zezinho Sobral, o senador Alessandro Vieira, as deputadas federais Katarina Feitoza e Yandra Moura, os deputados estaduais Garibalde Mendonça e Luciano Bispo, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos, os vereadores Nitinho Vitale, Antônio Bittencourt, Pastor Eduardo Lima, Pastor Diego, Fábio Meireles, Joaquim do Janelinha, Manoel Marcos, Cícero do Santa Maria, Vinicius Porto, Breno Garibalde e Soneca, além dos ex-governadores Belivaldo Chagas e Jackson Barreto.
Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Foto: Licia Menezes