A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantou três farmácias satélites na unidade hospitalar para beneficiar os pacientes com a assistência farmacêutica de qualidade e melhorar a otimização dos medicamentos. A farmácia central é responsável pela distribuição dos medicamentos e insumos médicos para essas novas unidades.

A farmácia satélite é um avanço do serviço de farmácia na maternidade. Antes existia apenas uma farmácia central que atendia todos os setores; já em 2024, duas farmácias satélites foram implantadas, sendo uma na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e outra no Centro Cirúrgico. A pioneira foi a da Admissão, criada em setembro de 2023.

“Isso foi um avanço no sentido de priorizar os pacientes internados com a assistência farmacêutica de qualidade, acesso a todos os medicamentos e orientações quanto ao uso, além do controle de estoque mais efetivo. Essas farmácias satélites trabalham 24 horas todos os dias porque os perfis dos pacientes são diferentes. Na Admissão, as pacientes são as gestantes em trabalho de parto. Na Utin, são os bebês, e no Centro Cirúrgico são mulheres e bebês. Cada um necessita de medicamentos e insumos diferenciados”, explicou Guilherme Pereira Luz, gerente de Logística e farmacêutico hospitalar.

Segundo o gerente, especificamente na Utin há a questão do fracionamento de doses, onde é essencial o conhecimento do farmacêutico com os demais colegas das equipes para racionalizar o uso do medicamento. “Existem situações em que conseguimos compartilhar uma ampola de medicamento para oito ou dez pacientes. É preciso racionalizar o uso do medicamento visando a segurança do paciente. Nossos focos principais são a assistência adequada e a redução de custos”, ressaltou Guilherme.

Farmácia Central da MNSL

Na farmácia central da maternidade são recebidos os medicamentos e insumos, sendo todos oriundos da Central de Abastecimento de Insumos e Medicamentos (Cadim) da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Lá também são dispensados os medicamentos e insumos para as farmácias satélites e setores de internamento. Ao todo são 17 farmacêuticos que trabalham nas três farmácias satélites e na central.

Melhoria

Para a gerente da Admissão, a enfermeira Angélica Aragão, a implantação trouxe segurança ao paciente e otimização do serviço da equipe assistencial. A dispensação de medicamentos ficou mais rápida, direcionada às necessidades do setor, com acondicionamento adequado e sem desperdícios de fármacos e insumos.. “Melhorou muito, tanto no controle quanto no armazenamento. Agora temos um farmacêutico à disposição para sanar quaisquer dúvidas. Implantamos kits de medicamentos e materiais contribuindo para o uso apropriado durante a atividade exercida”, frisou a profissional.

 

 

Fonte: SECOM – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Funcaju lança revista cultural Pipiri em formato impresso e digital

    A Fundação Cultural Cidade de Aracaju, órgão vinculado à Prefeitura [...]

  • Governo de Sergipe divulga programação da 50ª edição do Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras

    Reconhecido como berço da cultura sergipana, o município de Laranjeiras [...]

  • Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

    O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do [...]

  • Ipesaúde reforça vacinação infantil nas férias escolares e oferece Sala de Vacina

    Manter o cartão de vacinação atualizado é uma ação fundamental [...]

  • Registro de déficit nas contas públicas municipais tornará 2025 ano desafiador para prefeitos

    Dados mais recentes divulgados pelo Banco central revelam que, apesar [...]