Uma obra de construção do prédio da creche municipal de Nossa Senhora de Socorro tem revoltado moradores do Parque dos Faróis. Localizada entre a Rua 23 e Rua Projetada, conforme Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC), a obra é resultado de um convênio entre o Município de Nossa Senhora do Socorro e o Governo Federal.
No SIMEC, a obra consta como paralisada e com um percentual executado de 34% a partir do convênio nº 4017/2013. A obra da creche pré-escola, Tipo 2, está orçada em R$ 1.181.161,45 com vigência até 20 de outubro de 2023. Mesmo com o convênio de 2013, somente em junho de 2020, o edital de licitação foi publicado com a homologação sendo concretizada em agosto do mesmo ano. A empresa vencedora na modalidade concorrência foi a Conorte Construtora Norte e Serviços Ltda. EPP, de Aracaju/SE.
De acordo com a dona de casa, Guaraciara Santos, a obra está paralisada e sua construção se arrasta deixando muitas mães sem auxílio. “A creche é importante, pois muitas mães precisam trabalhar e não têm onde deixar seus filhos. Pagar um hotelzinho tem um custo muito alto. Algumas mães chegam a deixar os filhos em casa sem o amparo de um responsável”, afirmou.
Morador de Nossa Senhora do Socorro, o empreendedor social, Uilliam Pinheiro, teve residência por 25 anos no Parque dos Faróis, lamentou a situação vivenciada por diversas mães no município mais populoso do interior sergipano. “As mães da comunidade esperam ansiosas por essa creche, mas passam anos e anos e a obra não avança. É inexplicável como uma obra tão importante segue paralisada. A falta de uma creche na comunidade prejudica bastante as mães que não tem opções para deixar seus filhos e poder trabalhar, além do prejuízo que afetam as crianças na primeira infância por falta de um aparelho público que possa transmitir conhecimento”, destacou.
A Redação do Cinform Online solicitou esclarecimentos à Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio de e-mail encaminhado à Secretaria Municipal de Comunicação Social, porém, nenhuma resposta foi enviada até o momento. Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, é administrada pelo prefeito Inaldo Luís da Silva, o Padre Inaldo (PP), que foi reeleito no pleito eleitoral de 2020.
_______________
Por Keizer Santos