Foram empossados nesta quarta-feira (10) os 30 Conselheiros Tutelares que vão atuar em Aracaju pelos próximos quatro anos. O coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), o Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro, representou o Ministério Público do Trabalho em Sergipe na solenidade, que aconteceu na Biblioteca Pública Epiphanio Dória, na capital. “O Conselho Tutelar é a porta de entrada. É a voz da sociedade nos reclames e denúncias dos diversos aspectos de violações aos direitos das crianças e adolescentes, porque foram eleitos e conhecem a realidade de cada área. A presença do MPT-SE é para prestigiar a posse e reconhecer a importância dos conselheiros nessa rede de proteção”, destacou o Procurador.
A secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, enfatizou a importância do apoio do MPT-SE. “Ao mesmo tempo que o Ministério Público do Trabalho nos faz cobranças, também dá as mãos e caminha conosco. O poder público, sozinho, não consegue fazer tudo na proteção das crianças e adolescentes. Por isso, as parcerias são muito importantes para atingir o objetivo maior, que é a garantia de direitos e o bem-estar social”, disse a secretária.
Entre os conselheiros, 18 assumem o cargo pela primeira vez e 12 foram reeleitos. É o caso de Rosa Nascimento, que retorna ao Conselho Tutelar para o terceiro mandado. “Agora, me sinto ainda mais preparada para trabalhar e de acordo com o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente. A cada quatro anos, é uma experiência nova e de apoio às famílias”, finalizou a conselheira.
Fonte, Ascom – PRT20