A Agência Espacial Norte Americana (NASA) declarou que, após mais de mil tentativas para restabelecer o contato com o Opportunity, a missão de exploração do robô na superfície de Marte está encerada. Segundo a NASA, o robô Opportunity parou de se comunicar com a Terra quando uma tempestade de poeira em Marte cobriu sua localização em junho de 2018.
Segundo a Agência Espacial, o Opportunity superou amplamente todas as expectativas em termos de resistência, valor científico e longevidade. Além de exceder sua expectativa de vida em 60 vezes, o veículo percorreu mais de 45 km até o momento em que alcançou seu local de repouso final, no Vale da Perseverança.
“Por mais de uma década, o Opportunity tem sido um ícone no campo da exploração planetária, nos ensinando sobre o antigo passado de Marte como um planeta úmido e potencialmente habitável e revelando paisagens marcianas desconhecidas”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA.
O Opportunity desembarcou em Marte no dia 24 de janeiro de 2004, sete meses após o seu lançamento da base em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). Uma das maiores contribuições do robô foi encontrar alguns compostos químicos nas rochas que demonstram que o planeta já abrigou grandes massas de água.
“É por causa de missões pioneiras, como a Opportunity, que chegará o dia em que nossos corajosos astronautas caminharão na superfície de Marte”, afirmou o administrador da Nasa, Jim Bridenstine.
Com informações da NASA.