Por Habacuque Villacorte

 

Jeferson Lima aposta em candidatura própria do PT ao governo sob a liderança de Rogério Carvalho

Desta vez a equipe do CINFORM ON LINE, conversou com o presidente do Diretório Municipal do PT em Aracaju, Jefferson Lima. Na oportunidade ele faz uma avaliação positiva do partido para as eleições de 2022, apostando em uma pré-candidatura do senador Rogério Carvalho (PT) para o governo do Estado. Jefferson faz também duras críticas ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), entendendo que a CPI da Covid no Senado já tem provas suficientes que podem responsabilizar o chefe do Executivo por equívocos cometidos durante a pandemia. Ele também crítica o deputado federal Laércio Oliveira (PP). Confira a seguir, e na íntegra, esta entrevista exclusiva:

 

CINFORM ON LINE: Algumas pessoas defendem que há dois nomes com estatura político-administrativa para governar Sergipe e conduzi-lo a um novo patamar de desenvolvimento: Laércio Oliveira e Rogério Carvalho. Por que os sergipanos deveriam apostar em Rogério, além de outros candidatos de forte densidade política, como Fábio Mitidieri e Edvaldo Nogueira?

JEFFERSON LIMA: O nosso senador Rogério Carvalho tem uma formação cidadã, política e administrativa que o credencia para conduzir Sergipe para um novo cenário de desenvolvimento. A coragem e determinação de Rogério fez de um jovem morador da zona rural, um médico admirado pela competência e por seus valores humanitários. No período de 2001 a 2006, foi convidado pelo então prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, para assumir a Secretaria de Saúde do município. Juntos, criaram o SAMU de Aracaju, programa que virou referência nacional e foi implantado com sucesso no governo Lula em todo o Brasil, além de diversas ações que mudaram a realidade da saúde de Aracaju.

Em 2006, se elegeu deputado estadual com um intenso apoio popular. E logo em seguida, assumiu a Secretaria de Saúde de Sergipe onde fez uma revolução. Rogério criou junto com Déda 102 clínicas de saúde da família, 8 hospitais regionais, além de 15 unidades intermediárias de saúde, Centros de Especialidades Odontológicas, CAPS, Farmácias Populares.

Em 2010, aos 42 anos, se elegeu deputado federal, o mais bem votado da história do Sergipe, com 116.417 votos. Em 2018, foi eleito Senador da República pelo estado de

Sergipe com 300.247 votos. Em dois anos de mandato, atuando como parlamentar comprometido e atento aos anseios do povo, novamente ocupa relevante posição no DIAP. Se destaca na posição de debatedor e está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, os chamados “cabeças do Congresso” e as suas ações como senador da república fortalece cada vez mais um projeto de novas políticas públicas para o nosso estado.

 

CINFORM ON LINE: O país atravessa uma das mais graves crises políticas de sua história. Como atravessar essa tempestade com o mínimo de danos para a sociedade e para Sergipe?

JEFFERSON LIMA: É importante resgatar que essa crise política começou com o golpe cometido contra a ex-presidenta Dilma. Um golpe que resultou em toda essa destruição política, econômica, social e que só piorou com a chegada de Bolsonaro na presidência da república. Hoje temos um presidente que levou o país a miséria, ao desemprego recorde e toda política de ódio e violência que estamos vivendo. Esse país só será transformado quando a gente mudar a pessoa que está governando.

Para vencer este momento, precisamos tirar Bolsonaro da presidência da república e colocar em pratica um Plano de Reconstrução do Brasil que defenda a soberania nacional e que se baseie em cinco pontos principais: desenvolvimento social, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento econômico, soberania nacional e radicalização da democracia. Estamos perdendo o direito de sonhar, porque estamos perdendo até o direito de comer.

 

CINFORM ON LINE: O pré-candidato Rogério Carvalho conquistou uma excelente performance, nacionalmente, na atuação dentro da CPI da Covid-19. Como está essa repercussão em Sergipe, considerando o impacto nas redes sociais e na mídia espontânea?

JEFFERSON LIMA: A repercussão é muito positiva e o senador vem honrando o voto que o povo depositou em Rogério nas eleições de 2018. Com a atuação de Rogério Carvalho e de outros senadores na CPI, já foram constatados elementos suficientes para comprovar crime do governo federal contra a saúde pública do povo brasileiro.

A CPI já identificou que a atuação de Bolsonaro na gestão da pandemia é dolosa. É dolosa porque Bolsonaro sabia que não tinha eficácia a cloroquina, ele sabia que não havia eficácia a ivermectina, ele sabia que era fundamental comprar vacina e ele agiu contra a vacina e o uso de mascaras. A CPI vem cumprindo um papel fundamental na defesa da vida do povo do Brasil.

 

CINFORM ON LINE: As eleições para governador e senador em Sergipe, além das proporcionais, têm despertado a imaginação de políticos, imprensa, especialistas e da população em geral. Rogério Carvalho é, realmente, pré-candidato a governador pelo Partido dos Trabalhadores?

JEFFERSON LIMA: Com todo esse trabalho e crescimento do senador Rogério Carvalho é natural que a população tenha o desejo da pré-candidatura de Rogério para o governo de Sergipe. Como bem disse o nosso grande líder Lula: “o Rogério construiu uma história política que lhe permite ser pré-candidato a governador de Sergipe” e hoje temos uma unidade muito importante no PT para construir uma nova história em Sergipe e no Brasil.

 

CINFORM ON LINE: Levando em conta a polarização da disputa presidencial entre Lula e Bolsonaro, bem como os resultados das últimas pesquisas, que apontam larga

vantagem em favor de Lula, o fechamento do apoio do ex-presidente ao nome de Rogério Carvalho é decisivo?

JEFFERSON LIMA: O apoio que Lula vem afirmando e demonstrando para Rogério é muito importante para construção de um projeto liderado por ele em Sergipe. O povo de Sergipe sempre apoiou o nosso presidente Lula nas suas eleições presidenciais e eu não tenho duvido que em 2022 teremos uma votação muito grande aqui no nosso estado, seja no nível local e nacional.

 

CINFORM ON LINE: Por que a população de Sergipe pode confiar um eventual governo do Estado a Rogério Carvalho?

JEFFERSON LIMA: Rogério é uma das figuras públicas mais importantes do estado de Sergipe, ele tem uma carreira profissional desde médico formado e atuando na sua profissão, a secretário municipal de saúde, a secretário estadual de saúde, a deputado federal e a senador da República. Ele tem a capacidade de dialogar e construir uma frente democrática que terá condições de fazer muito mais por Sergipe. Por onde ele passou, conseguiu construir diversas ações que mudaram a realidade do povo de Sergipe, seja na gestão pública, seja no parlamento.

 

CINFORM ON LINE: É reconhecido por técnicos de alto nível que Sergipe está como em um atoleiro, quando se fala em desenvolvimento. Rogério, sendo governador, conhece saídas para retomada do crescimento no Estado?

JEFFERSON LIMA: O Senador Rogério acredita que qualquer solução para crise econômica se encontra em seu povo e nos seus líderes. O PT, desde a época do Governador Marcelo Déda, tem como método escutar a sociedade para definir investimentos do governo e prioridades orçamentárias. O PT, voltando ao protagonismo no governo, vai propor um grande pacto pelo crescimento econômico, juntado os principais atores das cadeias produtivas de nosso estado, técnicos do governo, universidades e instituições de pesquisa e inovação, com o objetivo de definir prioridades e ações do governo, articulando com o futuro governo do presidente Lula, grandes investimentos no estado, como por exemplo na cadeia de petróleo e gás.

 

CINFORM ON LINE: Em quais setores um novo governo deve apostar para impulsionar atividades produtivas, com vistas a recuperar essa última década, que parece perdida?

JEFFERSON LIMA: O senador Rogerio, por acreditar na força dos trabalhadores e empresários de nosso estado, tem como prioridades identificar as principais lacunas das cadeias produtivas existentes e atuar sobre seus problemas, principalmente nas cadeias produtivas: Gás e petróleo, arroz, milho, fruticultura, leite e derivados, aquicultura e pesca, turismo, cana de açúcar etc. Sem esquecer de novas atividades econômicas, ligadas a tecnologia, como: Inteligência Artificial e 5G. É importante destacar também a possibilidade de introduzir novas atividades econômicas, como soja e trigo, já testadas pela EMBRAPA, em nosso estado.

 

CINFORM ON LINE: O Partido dos Trabalhadores é parceiro no governo estadual, considerando que faz parte do mesmo agrupamento político que o elegeu. Nas eleições de 2022, pode haver um realinhamento desse grupo em torno de um candidato para governador?

JEFFERSON LIMA: O nosso partido participou desde o início da criação deste grupo que já foi liderado por Déda e que em 2018 elegeu Belivaldo governador, a vice Eliane Aquino do PT e o senador Rogério Carvalho. Esse mesmo grupo conseguiu uma

votação muito forte para Haddad presidente e seguimos do mesmo lado desde o início dos anos 2000. Rogério tem uma participação altamente colaborativa que o credência para candidatura à sucessão estadual. Temos tranquilidade em dialogar e construir na hora certa os próximos passos para 2022.

 

CINFORM ON LINE: Uma eleição para governador, assim como para senador, sempre exigiu aglutinação de políticos renomados, de todos os municípios, potenciais carregadores de votos. Hoje, com a democracia das redes sociais, esse peso dos “caciques” pode não ser tão decisivo. Taí o exemplo recente do Delegado Alessandro. Em qual desses modelos Rogério Carvalho apostaria?

JEFFERSON LIMA: O senador Rogério acredita e constrói a boa política, pautada sempre na democracia, no diálogo através do conjunto de ideias para fortalecer o estado e na construção de um projeto em que o povo esteja no centro das decisões. E isso envolve as pessoas comuns, lideranças, movimentos sociais, partidos políticos nas ruas e nas redes.

 

CINFORM ON LINE: Foram grandes as conquistas para Sergipe quando o PT esteve no governo, tanto de Aracaju quanto do Estado, nos tempos de Marcelo Déda (Área da saúde, Prodetur, Proinvest). Essas conquistas, além da performance na CPI da Covid-19 formariam a base da campanha de Rogério? Por outro lado, Laércio Oliveira tem pontuado na mídia nacional e local com conquistas mais recentes, caso da plataforma produtiva de petróleo e gás, resolução da Fafen etc. O nome de Laércio assusta mais que o de outros pré-candidatos, como Edvaldo Nogueira ou Fábio Mitidieri?

JEFFERSON LIMA: O saudoso Marcelo Déda sempre será referência da boa política e teremos sempre as lembranças de um governo que transformou Sergipe. Esse é o modo petista de governar. O nosso foco hoje é vencer a pandemia e ajudar o nosso estado e o Brasil. O senador Rogério através da sua atuação no senado federal, vem trazendo investimentos e mudanças para minimizar os graves problemas que a população do Brasil e de Sergipe passam em virtude do governo genocida de Bolsonaro.

Esse mesmo governo tem como um dos líderes o deputado Laércio Oliveira. Algumas pessoas estão falando que Laércio pode ser candidato a governador, eu particularmente duvido que ele tenha coragem de ser candidato a governo junto com o líder dele Bolsonaro.

Eles dois e outros parlamentares são responsáveis pelos mais de 15 milhões de desempregados no Brasil, pela miséria que atinge mais de 40 milhões de brasileiros que estão fazendo fila para comer osso nos açougues, pelo gás de cozinha no valor de 100 reais, pelo combustível no valor de 6 reais, pelas vendas das empresas e do nosso patrimônio público. Não podemos esquecer que Laércio liderou a reforma trabalhista, o projeto das terceirizações para benefício próprio através das suas empresas, a trágica reforma da previdência, o PL da grilagem que vai destruir mais ainda as nossas florestas e demais projetos que tem o claro objetivo de acabar com o nosso Brasil. O povo de Sergipe já vem percebendo quem atua no parlamento federal em defesa dos interesses da população do nosso estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasileiras: 1/5 já sofreu ameaça de morte dos ex e atuais parceiros

    No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram [...]

  • Programa Sementes do Futuro melhora produtividade e garante segurança alimentar aos agricultores sergipanos

    Na comunidade Lagoa do Roçado, em Monte Alegre, alto sertão [...]

  • Teo Santana esclarece desconforto no WE LOVE PAGODE, responsabiliza a casa de eventos e pede desculpas ao público

    A Teo Santana Produções & Eventos vem a público apresentar [...]

  • Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

    As expectativas do mercado financeiro relacionadas à inflação estão mais [...]

  • Fanese promove encontro inédito integrando cursos em debate sobre Direito à Cidade

    O direito à cidade é um tema central para repensarmos [...]